15 de agosto de 2011

O Planeta dos Macacos: A Origem (da origem)

Todo mundo lembra da série de TV "O Planeta dos Macacos". Todo mundo que já não é tão jovem, digamos assim.

Bem, falei da série de TV mas tem os longa-metragens (tem hífen aqui?) cinematográficos. Nem sei mais quantos filmes foram e também não sei se a série de TV veio antes ou depois dos primeiros filmes do cinema. Teve até um outro seriado em desenho animado.

Rebobinando: No cinema (dei uma olhada agora na Wikipedia para o post não ficar tão sem informações) foram os seguintes filmes (vi todos, assim como vi os episódios da TV):
"O Planeta dos Macacos" (1968), "De Volta ao Planeta dos Macacos" (1970), "Fuga do Planeta dos Macacos" (1971), "A Conquista do Planeta dos Macacos" (1972), "Batalha pelo Planeta dos Macacos" (1973) e "Planeta dos Macacos" (2001).

Por essas datas já concluo que a série de TV veio depois dos primeiro filmes. Todos são baseados na mesma ideia desenvolvida pelo francês Pierre Boulle em seu romance "La planète des singes" ("O Planeta dos Macacos") publicado em 1963.

Originalmente era uma ferrenha crítica social ao antropocentrismo e ao totalitarismo.

Neste mês sai uma nova versão ou um novo episódio, dez anos depois da última leitura. O título faz referência à ascenção dos macacos e no Brasil vai se chamar "O Planeta dos Macacos: A Origem". Talvez fosse correto chamar de "A origem da origem", uma vez que essa história já foi contada.

Mas agora a tecnologia é outra (tanto da produção do filme como dos conhecimentos científicos em relação à 1963) e eles criaram uma nova vertente do DNA da série.

Estreia no Brasil no dia 26 deste mês e tem tudo para ser um bom filme. De minha parte vou matar a saudade da infância, quando assisti essa "franquia".

Já para as novíssimas gerações tem um atrativo a mais: a participação (como coadjuvante) do ator Tom Felton, o (não tão) vilão Draco Malfoy de Harry Potter.

Segue o trailer oficial e um outro video que eu recebi. Esse segundo eu não sei se é uma sacanagem ou é uma peça publicitária disfarçada. Seria o que eu falei, algo como "a origem da origem...". Uma tropa africana brincando com um macaco. Sobrou pra eles. Impagável.

Um comentário:

Claudio Rennes disse...

Olá Marcos e Luiz Feipe. Muito bom o blog de vocês.
Conhoeci agora, navegando a esmo.
Sobre essa série, você abordou muito bem. O livro e os primeiros filmes tinham uma forte conotação política e social. Abordavam o comportamento humano egoísta que acabou pondo fim à civilização como a conhecemos.
Vamos assistir essa nova versão. Infelizmente os humanos deverão triunfar no final...
Parabéns pelos textos.