3 de agosto de 2011

Yanni: Nightingale


Belíssima música do Yanni que busca representar o fascínio da natureza através de um pássaro: o rouxinol.


O rouxinol-comum (Luscinia megarhynchos) é um pequeno pássaro pertencente à família dos Muscicapideos, restrito ao Velho Mundo.

Descrição

É uma ave bastante difícil de se ver, canta normalmente escondida. Tem uma plumagem discreta, de cor geral acastanhada e mortiça. Os adultos são castanho avermelhados na parte superior, cor que se funde com tons creme na parte inferior. Os juvenis são mais claros na parte superior e apresentam um escamado na parte inferior. Têm olhos grandes, pretos, realçados por um fino anel branco. A cauda é castanha avermelhada, alongada e arredondada e as patas são longas e robustas. Mede 16–17 cm e pesa de 18-27 gramas.

[Habitat e distribuição

Frequenta charnecas, matas e bosques, podendo ser também encontrado em parques e jardins. É visitante estival de toda a Europa (salvo o seu extremo norte), de onde migra para a zona tropical de África até a latitude do norte de Angola de Julho/Agosto a Março/Abril. Encontra-se também em toda a Ásia, migrando no inverno para sul.

]Comportamento

É uma ave solitária, exceptuando na época de reprodução, em que a família se mantém junta até as crias se tornarem autónomas.

O rouxinol é um excelente cantor. Tem um extenso repertório, com trinados fluidos terminando em crescendo. É normalmente ouvido depois do escurecer, sendo um dos poucos pássaros a cantar à noite (em inglês é por isso chamado de nightingale, que significa cantor noturno), mas também se ouve com frequência durante o dia. Fica quase sempre oculto pela vegetação, embora por vezes o macho se empoleire a descoberto para cantar.

Passa muito tempo no solo em busca de alimento.

Reprodução

Põe de quatro a cinco ovos azuis claros com manchas avermelhadas numa só postura entre Maio e Junho. Os ovos são incubados pelafêmea durante treze ou catorze dias. O ninho em forma de taça é feito num arbusto baixo ou mesmo no solo, quase nunca acima de trinta centímetros. As crias têm a penugem completa ao fim de onze dias mas só se tornam independentes ao fim de mais três semanas.

[

É um migrador de longa distância cuja população inverna na África tropical. Ocorre em Portugal de Abril a Agosto.

2 comentários:

O Inestimável Marquês de Sade disse...

Ei, Marquinho e Luiz Felipe Muniz, o blog está cada vez melhor, mas cadê as musas semanais? Como fã n.1 das musas este marquês exige o retorno delas!

Marcos Oliveira disse...

Olá Inestimável Marquês. Amanhã colocaremos alguma coisa interessante, ok?
Abraço.