31 de agosto de 2011

Londres, Paris, Nova York

Nos anos 1970 tinha um comercial de cosméticos que se encerrava com o seguinte aviso: "...presente em Londres, Paris e Nova York".
Era uma forma de declarar qualidade, sofisticação, beleza, etc.
30 anos depois essas cidades continuam ainda no inconsciente de muita gente como sinônimo dessas qualidades.
É claro que elas tem seus problemas como toda grande cidade. E é fato que muitas outras aos poucos vão se juntando a essas, cada qual com seu charme peculiar.
Mas Londres, Paris e Nova York continuam com seus atrativos especiais.
O "Jornal das 10" do canal Globonews fez uma série chamada "Um olhar de...", abordando em cada programa uma cidade diferente, vista pelos jornalistas correspondentes.
Selecionei os episódios dessas três.
Em tempo: não conheço (pessoalmente) nenhuma dessas beldades. :(


"A capital francesa chama a atenção pela elegância de sua cultura e de seu povo. Na cidade é possível notar a mistura da tradição e da modernidade em vitrines, monumentos e artistas."


"Brasileiros se incomodam com a forma que o Brasil é apresentado no exterior. Os londrinos passam pela mesma situação. Dizem que em Londres a comida é ruim, a cerveja é quente e as pessoas são frias."


"A correspondente Sandra Coutinho encontrou um ritmo diferente para desvendar Nova York: sobre duas rodas. De bicicleta, é bem melhor para conhecer um dos lugares mais famosos do mundo."

Nenhum comentário: