19 de abril de 2012

Afinal, quem tem medo da CPI do Cachoeira?

Muita gente.
Mas os principais, segundo a revista Carta Capital, aparecem na capa da revista que está nas bancas.
Talvez a maior surpresa seja a Revista Veja. Surpresa? Não sei não...
Matéria desta semana da Veja diz que essa CPI é uma "cortina de fumaça" do PT para desviar a atenção do julgamento do mensalão.
Estranho. A Veja não apoiar uma CPI? Além do mais o julgamento do mensalão vai acontecer no STF, independente de qualquer "cortina".
O tema já se popularizou e ontem o hashtag #vejabandida esteve entre os trending topics mundiais do Twitter!
Além da Veja (confiram motivos abaixo) aparecem o governador de Brasília, de Goiás, o Demóstenes, o procurador geral da república e o ex-presidente do STF (aquele que soltou o Dantas em 24 h).


"Com a CPI sacramentada e instalada nesta manhã pelo Congresso Nacional, começam a circular os lobbies políticos, empresariais e midiáticos. Ontem, quem foi visto circulando em Brasília foi o executivo Fábio Barbosa, ex-presidente do Santander e atualmente presidente do grupo Abril, que publica Veja. Bem relacionado em todos os partidos, por ter sido também presidente da poderosa Febraban, Fábio Barbosa foi a Brasília com uma missão delicada: convencer lideranças do Congresso Nacional a evitar a convocação, pela CPI, do empresário Roberto Civita, presidente do grupo Abril.
A tarefa é muito difícil. Primeiro, porque são fortes as ligações entre a revista Veja e o esquema do contraventor Carlos Cachoeira. Além das 200 ligações entre o bicheiro e o jornalista Policarpo Júnior, várias reportagens publicadas pela revista apontam um nexo entre os grampos ilegais do bicheiro e os furos de reportagem da publicação. Segundo, porque Civita acumulou inimigos poderosos nos últimos anos. Além do ex-presidente Lula, que fará de tudo para que o magnata da mídia seja convocado, o senador Renan Calheiros, que terá papel importante na comissão, foi personagem de várias capas seguidas da publicação em 2007 e 2008. Veja trabalhou por sua cassação.
Na Abril, teme-se que Roberto Civita sofra humilhação semelhante à do australiano Rupert Murdoch, que, no ano passado, teve de prestar informações diante do parlamento inglês, em razão dos grampos publicados pelo jornal News of the World, que acabou sendo fechado. Na semana passada, uma ala do comando da Abril defendia o afastamento do jornalista Policarpo Júnior, como forma de estancar os danos e evitar a convocação de Civita. No entanto, Veja decidiu partir para o ataque e, em sua última edição, denunciou uma suposta tentativa do governo de amordaçar e calar a imprensa livre no Brasil."
Leia mais em Brasil 247

2 comentários:

Anônimo disse...

A hora e a vez da Veja. Finalmente!

Anônimo disse...

O CIVITA FALOU UMA VEZ NA ARGENTINA QUE IA DAR UM JEITO DE DERRUBAR A DILMA. AGORA VAMOS VER.