21 de abril de 2012

Noite Solitária: Voando Sobre a Terra




"Fantástico vídeo mostra como é voar por cima da Terra à noite.
A Estação Espacial Internacional (EEI), que é soma de projetos das principais agências espaciais do mundo, é um laboratório espacial em movimento que dá 15 órbitas no planeta por dia. Atualmente, ela circula em uma altura pouco elevada (340 quilômetros da Terra), o que permitiu capturar imagens fantásticas, compiladas em um vídeo com pouco mais de dois minutos.
A câmera da EEI, que mostra um voo panorâmico feito sobre o planeta à noite, captou imagens com detalhamento impressionante. É possível observar claramente as luzes das cidades, além de fenômenos naturais como milhares de raios estourando em meio às nuvens, como flashes, ou as auroras boreal e austral causadas pelo vento solar e retratadas em magníficos tons de verde próximas aos pólos.
De vez em quando, as imagens recebem cortes porque o satélite se aproxima da metade da Terra iluminada pelo sol naquele momento, o que gera um clarão. No canto do vídeo, é possível observar também os painéis solares da EEI."

2 comentários:

Anônimo disse...

Xará,
Só você, nessa sua imensa sensibilidade, para me fazer me expor em algum comentário. Especialmente em redes sociais.
Bem, como ando ultimamente refletindo muito sobre aspectos que impactam bem ou mal, nossas vidas já tão fargmentadas e cinemáticas, seu post me trouxe muitas outras reflexões (é claro que não vou externá-las aqui)acerca a nossa relação predatória, consumista e desintegradora com a nossa mão Terra. Que belas imagens. Por que nossa espécie acha que é tão superior a tudo? Por que ela não percebeu ainda sua infinita pequenez diante de tanta magnitude da criação divina? Temas que envolvem cultura, arquitetura, inovação, design e sustentabilidade estão presentes, sempre, em minha vida. Gosto de pensar qual é o nosso verdadeiro papel em tudo que realizamos e nos relacionamos. É ... talvez tenhamos que nos encontrar para juntos, numa taça ou outra de vinho, refletirmos sobre tais questões... quem sabe com os nossos outros amigos, quem sabe. Vou ver se será possívem nos encontrarmos algum dia desses em minha humilde residência.
Abraçãozão.
ME

Marcos Oliveira disse...

É um prazer influenciá-lo desta forma, caro xará M.E.!
Suas oportunas colocações e sensibilidade abrilhantam nosso espaço (no blog mas também o sideral). Questionamentos cujas repostas estamos a buscar ao mesmo tempo que vamos nos envolvendo - conforme você mencionou - com cultura, arquitetura, inovação, design, sustentabilidade, etc.

Por coincidência encontrei hoje com nosso amigo Rick (que não é o Wakeman)em pleno Hortifruti e ele já mandou uns links Progressivos.

Já estou para marcar faz tempo um daqueles encontros do grupo Metamúsica.

Na verdade planejo uma retomada, incluindo o Gustavo, Ecil, Osmane, Ricardo, etc.

Vamos ver...

Abraço!