13 de abril de 2012

"Casablanca" e "As Time Goes By"

Para encerrar a sexta e a semana 'útil', me lembrei que havia feito post há muito tempo sobre esse filme e essa música. É que ouvi ela agora e aí resolvi postar outra vez.

Uma música noturna. Etílica. Idílica.

Um standard da canção americana.


Um filme inesquecível.


Clássicos de todos os tempos (o filme e a música), quando o assunto é história de amor.


Um triângulo...


Com Humphrey Bogart e Ingrid Bergman.


De 1942 (ganhou o Oscar de melhor filme).

Intérprete: Frank Sinatra!

E ainda por cima descobri agora que hoje é o "dia do beijo" (confesso que não sabia que existia; ou não me lembrava). Bem, o filme e a música tem tudo a ver com isso.

Bom fim de semana.


Wikipedia: Casablanca é um clássico filme estado-unidense de 1942, do gênero drama romântico, dirigido por Michael Curtiz. O roteiro é baseado em peça teatral de Murray Burnett e Joan Alison. É considerado por muitos como um dos melhores filmes de todos os tempos.
Conta a saga daqueles que tentavam fugir da Europa, ocupada pelos nazistas, para os Estados Unidos.
  • Provavelmente é o filme com os melhores e mais memoráveis diálogos da história do cinema, muitos deles com um leve toque de cinismo. Um de seus diálogos mais famosos é entre Ilsa (Bergman) e Sam:
Ilsa: Toque uma vez, Sam. Pelos bons velhos tempos.
Sam: Eu não sei o que você quer dizer, Senhorita Ilsa.
Ilsa: Toque, Sam. Toque "As Time Goes By".
A cidade de Casablanca, então localizada no Marrocos governado pela França de Vichy, era o penúltimo ponto na rota à América. Os refugiados que ali residiam necessitavam de um visto (Letter of transit) para Portugal, e apenas em Lisboa embarcariam em um navio para o Novo Mundo. E um dos locais de encontro era o bar Rick´s. Seu dono, Rick Blaine, é um homem que tenta não se envolver com a política, pois seu estabelecimento é frequentado por todos os tipos de clientes, como nazistas, aliados e ladrões, entre outros. Rick também é amigo do corrupto Capitão Renault.
Um dia um major alemão vai a Casablanca em busca de um ladrão que havia roubado duas letter of transit. O casal que necessitava destes documentos para sua fuga à América era Ilsa Lund e Victor Lazlo, importante líder da resistência tcheca.
Rick e Ilsa se encontram e relembram o passado que tiveram juntos. Na tela, a música imortal deste relacionamento (As time goes by) é interpretada por Sam.

2 comentários:

Maria Inês disse...

Marcos e Luiz Felipe,
Linda, linda canção e o filme é um clássico maravilhoso, do nível da música.
Quem bom para começar um sábado.
Bom fim de semana para vocês.

Junior disse...

Concordo, Maria Inês!