27 de abril de 2012

Hiperrealismo: Arte, Técnica e “Retrato” Singular de Nosso Tempo

Eric Chistensen
"Hiperrealismo é um gênero de pintura e escultura que tem um efeito semelhante ao da fotografia de alta resolução. O hiperrealismo é uma evolução do fotorrealismo, e o termo foi usado para designar um movimento artístico que nasceu nos Estados Unidos e na Europa em torno de 2000".
Mas eu corrijo essa informação da Wikipedia: o conceito já existe desde os anos 1930.
Em resumo o que se vê a seguir são pinturas que tomaram como base fotografias. Tentam ser "mais realistas" que fotografias e demonstram a alta capacidade técnica desses pintores.
Além da base fotográfica, em sua maioria utilizam a técnica de airbrush (aerógrafo) que não toca na superfície, deixando um acabamento liso, também mais próxima de uma foto HD.
No entanto é bom frisar que cada pintor costuma desenvolver sua técnica e temos aqui obras feita com lápis sobre papel, caneta Bic sobre cartolina, óleo sobre tela, acrílico sobre tela, tinta especial sobre vidro, óleo sobre madeira, etc.
Com relação à questão filosófica Richard Estes disse em 1932: "Não acredito que a fotografia dê a última palavra sobre a realidade".
Representa o hiperrealismo um retorno ao figurativo que dominou a cena da arte até meados do século XIX, mas em uma dimensão diferente. A meu ver o desafio é passar (ou captar) a emoção presente nessas obras.
Reforçando: não são fotografias nem trabalhos em computador. Não é arte digital. São pinturas e desenhos feitos à mão!
Em cada obra coloquei o nome do artista para pesquisem mais, se desejarem.
Oportunamente abordaremos esculturas Hiperrealistas.
Enjoy...
Tom Martim
Jason de Graaf
Ana Teresa Fernandez
Cath Riley
Sung Jin Kim
Dru Blair
Glennray Tutor
Diego Gravinese
Robert Bechtle
Richard Estes
Juan Francisco Casas
Rob Referan
Mark Goings
Terry Rodgers
Terry Rodgers
Dennis Peterson

2 comentários:

Marquês de Sade disse...

Difícil acreditar que isso não é foto mas se vc tá dizendo.
Gostei muito de algumas aí. As que tem mulher na jogada.

Anônimo disse...

Cara... tem umas aí que eu tô achando que é foto mesmo... acho que tem mutreta nisso aí (principalmente nas primeira e última fotos)...mas, se eu estiver mesmo enganado, tenho que tirar o chapéu... é um trabalho fantástico.... mas que eu tô com uma pulga atrás da orelha, eu tô...