2 de abril de 2012

Rio das Ostras Jazz & Blues Festival 2012 (2): Billy Cobham

Já começamos a nossa série de postagens sobre o maior festival de Jazz & Blues da América Latina.
O primeiro pode ser conferido no link a seguir: David Sanborn.
Hoje comentaremos sobre a "lenda viva" deste ano: Billy Cobham.
Descoberto mundialmente em meados dos anos 1960, o baterista Billy Cobham consta em qualquer lista dos maiores de todos os tempos.
O mais interessante é que essa lista não seria necessariamente feita apenas por amantes de Jazz. Também qualquer adepto de Rock ou de Blues o colocaria em sua seleção dos mais importantes bateristas da história.
Coloco a seguir um texto da Wikipedia que faz um breve resumo de sua carreira e, para complementar, um video de 10 minutos com trechos de uma apresentação em Milão e as palavras do próprio Cobham.
Lembrando que o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival acontece em junho, no feriado de Corpus Christi e que essa é a décima edição do evento na aprazivel cidade.
Só mais uma coisa: todos os shows são com entrada gratuita!
Ao longo dos próximos meses continuaremos dando mais detalhes.


"Billy Cobham (16 de maio de 1944) é considerado um dos grandes bateristas da história da música norte-americana. Foi mundialmente reconhecido após gravar o álbum Bitches Brew de Miles Davis, considerado o primeiro álbum de jazz-rock da história da música norte-americana. Participou com Jonh Maclaughin, Rick Laird e Jan Hammer num dos maiores grupos de jazz-rock da história: Mahavishnu Orchestra. Acompanhou grandes nomes do funk como, por exemplo, James Brown. Seu álbum solo mais famoso é o Spectrum, de 1973.
Muito crédito é dado a Cobham por sua incrível técnica e habilidade ao instrumento, tendo influenciado gerações de bateristas das décadas de 1970, 1980 e 1990 tais como Dennis Chambers e Rick Lawton."
 
O Festival
Apontado pelos críticos como um dos melhores festivais do gênero no país, o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival chega à sua décima edição. De 06 a 10 de junho de 2012, uma seleção dos melhores instrumentistas e intérpretes da atualidade se apresentará em quatro palcos montados ao ar livre.

O festival, realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, com produção da Azul Produções, entrou para o calendário oficial de eventos da Secretaria de Estado de Turismo, devido a sua importância.O Festival é patrocinado pela Lei de Incentivo da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro (somando forças) e da V&M do Brasil.

Este ano o quarto palco na Praça São Pedro se consolida como o espaço dos novos talentos do jazz e do blues nacional. Serão cinco dias de Festival, 29 shows gratuitos, e mais de 60 horas de boa música, com apresentações às 11h15 (Praça de São Pedro), 14h15 (Lagoa do Iriry), 17h15 (Tartaruga) e 20h (Costazul).

Os melhores músicos do mundo estarão no melhor Festival do Brasil.

Um comentário:

Jefferson disse...

Imperdível, Marcos.
Estarei este ano outra vez neste grande festival que é também o que é realizado em um dos locais mais bonitos.
Valeu!