25 de abril de 2012

O Brasil também quer Trens de Alta Velocidade!

A Europa continua em crise e tudo indica que continuarão apertando o cerco na classe média e nos trabalhadores. Mas uma coisa é certa, eles não abandonarão as conquistas da modernidade e nem do conforto da mobilidade urbana fantástica quem possuem com os serviços sobre trilhos em alta velocidade.

Aqui no Brasil não podemos nos acomodar com o nosso atraso histórico, nós precisamos é apressar o nosso projeto e dar cada vez mais ritmo aos investimentos de transporte urbano e interurbano com trens de alta velocidade e metrôs. Tudo tem indicado que a nossa Presidenta Dilma está bem afinada com esta lógica: ontem mesmo foi o lançamento do PAC da Mobilidade Urbana com R$ 32 bilhões em 18 Estados - SAIBA MAIS

Enquanto isso, na Europa:


"Ferrari lança trem de alta velocidade na Itália

DA REUTERS


A Ferrari, em parceria com o banco italiano Intesa San Paolo, a companhia estatal francesa SNCF e outros investidores privados, irá inaugurar no dia 28 de abril o primeiro serviço privado de trens de alta velocidade da Itália.
"Nós colocamos um fim em um dos mais longos monopólios na história de nosso país. Finalmente os viajantes italianos e os turistas poderão escolher", disse o presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, fazendo referência ao domínio da companhia estatal Trenitalia no transporte ferroviário do país.
Batizada de Nuovo Trasporto Viaggiatori (NTV), a nova empresa começará oferecendo transporte entre Roma e outras oito cidades italianas e terá cerca de 25 trens - um novo tipo de veículo que tem um motor sob cada vagão para aumentar sua capacidade.
O objetivo da NTV é deter 25% do mercado italiano de trens de alta velocidade até 2014, atraindo entre 8 e 9 milhões de passageiros por ano.


"Esse é o trem mais rápido da atualidade. Não há outro trem como esse. Ele pode alcançar 360 km/h mas somos obrigados a andar no máximo a 300 km/h", disse Montezemolo, em referência aos limites do sistema ferroviário italiano.
Com capacidade para 450 passageiros, os trens serão pintados em vermelho (cor símbolo da Ferrari), dourado e cinza. O percurso entre Roma e Milão será feito em aproximadamente três horas, mesma duração do trem mais rápido da Trenitalia, mas a NTV espera roubar passageiros da estatal italiana oferecendo melhores serviços a bordo, como conexão Wi-Fi, programas de televisão ao vivo e um cardápio de filmes.
Assim como companhias aéreas, o trem será dividido em três classes - Club, Prima e Smart - e terá preços promocionais para passagens compradas com antecedência e em datas menos concorridas.
Em vez dos vagões-restaurante, as refeições serão servidas nos próprios assentos e preparadas pelo empório Eataly, que possui lojas na Itália, Estados Unidos e Japão.
Além de Roma e Milão, as cidades incluídas nas primeiras rotas são Salerno, Nápoles, Florença, Bolonha, Turim, Pádua e Veneza."

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