29 de abril de 2012

Estradas & Acidentes

Esta semana fizemos post especial sobre trágica ocorrência: a perda de um amigo e da filha dele em um acidente de trânsito.
Difícil encontrar alguém que não tenha alguma história triste para contar de um parente ou conhecido que tenha perdido a vida em acidente automobilístico.
Se podemos dizer que parte do problema é por conta de maus motoristas (e não foi esse o caso), por outro lado não podemos negar que faltam investimentos em obras de infra-estrutura que garantam mais segurança nas estradas.
Nessa linha de pensamento reproduzimos mensagem que o blog recebeu de um leitor acerca desse problema que nos afeta a todos.


"O índice de acidentes está aumentando significativamente e a única providência dos Governos Municipais, Estaduais e Federal é "se beber não dirija", ou seja, lei seca.

Investimentos em infraestrutura de transportes não são feitos, sendo que a Prefeitura do Rio de Janeiro é uma exceção, talvez em função das Olimpíadas.

Vamos aos fatos e dados.

No século passado (década de 60) para vir do Rio de Janeiro para Rio das Ostras(a ponte não tinha sido construída)  utilizávamos o percurso Avenida Brasil,Rio-Petrópolis, Rio-Teresópolis, Magé-Manilha, Manilha-Tribobó e, finalmente,Rodovia Amaral Peixoto.

Porém, desde percurso, permanecem com pistas simples a Rodovia Amaral Peixoto e a Magé-Manilha.

A Amaral Peixoto, no trecho entre S.Pedro de Aldeia e Macaé, foi asfaltada em 1958 e durante a Ditadura Militar, por volta de 1970, foram construídos acostamentos entre Bacaxá e Macaé, com mudança de traçado em alguns trechos. Depois disto nenhum investimento foi feito, mesmo com o Pólo de Produção Offshore da Bacia de Campos, com o aumento da população de R.Ostras, com a instalação da ZEN e com o absurdo crescimento da população dos distritos de Cabo Frio, localizados na reta de Unamar. 
A Magé-Manilha está "intacta" ou seja nenhuma melhoria ou duplicação foi feita nos últimos 50 anos. Aliás, piorou muito com o aumento do tráfego de caminhões, em função da proibição da CCR-Ponte, e com os radares, quebra-molas e sonorizadores."


Tem razão o amigo que reclama tendo como base fatos e dados.

2 comentários:

JONAS disse...

Dilma está destinando bilhões para investimento em mobilidade urbana e rodoviária. Nos próximos anos veremos melhorias!

Anônimo disse...

Acostamento cheio de buracos, sinalização deficiente e várias imprudências cometidas pelos motoristas. Na última semana de abril, o Fantástico percorreu um dos trechos mais perigosos da BR-101: entre o Norte do Espírito Santo e o Sul da Bahia. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em quatro dias, 12 pessoas morreram em três acidentes. Todos os envolvidos tinham entre 19 e 28 anos. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) disse que estudos são realizados para revitalização da BR-101.