5 de abril de 2012

Café Filosófico: Quem Cuida de Quem?

Sol de outono.

Agradável céu, sob o qual é bom passear à beira-mar ou entre as árvores de um aprazível lugar cheio de verde.

Feriado da Semana Santa. Bom também para descansar em casa.

Se cuidar. 

Selecionei essa palestra do historiador inglês Peter Burke, ótima para ver em uma Sexta-Feira da Paixão (antes de começar a beber chopp no sábado, se bem que tem gente que começa daqui a pouco, né não?!).

A pergunta a ser respondida: no mundo de hoje, quem cuida de quem? A tentativa de resposta passa por uma análise da história do cuidar a partir da Idade Média.

Boa Páscoa a todos!



"O café filosófico cpfl traz o historiador Peter Burke falando sobre a preocupação com o outro. Cada vez mais ouvimos, especialmente em filmes de Woody Allen, “I care about you” (eu me preocupo com você), quando o sentido mais próprio seria “gosto de você” ou mesmo “eu te amo”. Quando e por que o gostar do outro incorporou essa ideia de cuidado, de preocupação com o que o outro faça ou sofra?"

Peter Burke é historiador e foi professor de História das Ideias na School of European Studies, da Universidade de Essex, e deu aulas por dezesseis anos na própria Universidade de Sussex.

2 comentários:

M.I.A. disse...

Marcos, assisti essa palestra há um tempo e achei muito interessante.
Recomendo que todos vejam, pois todos estamos envelhecendo e é necessário uma preocupação com esse aspecto.
Cuidamos de quem hoje? Como podemos cuidar dos nossos com tantas demandas exigidas de nós? Quem cuidará de nós?
Como o historiador diz ao final, depois de brilhante explanação, o futuro parece nã trazer boas noticias.
Mas acho que no Brasil poderemos estar melhor no futuro do que outras nações desenvolvidas.
Parabéns a você e ao Luiz Felipe pelo blog.
Boa páscoa. Bjs.

Anônimo disse...

AÍ MARQUINHO E LUIZ FELIPE, NÃO É SOBRE A ÓTIMA PALESTRA DO INGLES MAS NÃO VOU PERDER A OPORTUNIDADE DE COLOCAR COISAS QUE LI AGORA. SEGUE.

Fernando Ferro (PT-PE) é o deputado que, em parceria com PH Amorim, cunhou a expressão PIG (Partido da Imprensa Golpista). É dos poucos que se atreve a enfrentar o oligopólio midiático. Dessa vez, foi à tribuna e disse o óbvio ululante (mas que poucos ousam dizer publicamente): a “Veja” precisa ser investigada, por seu envolvimento com Carlinhos Cachoeira!


O PoderOnLine, do IG, blog comandado pelo jornalista Tales Faria, publicou uma nota curiosa. Vejam:

“O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) prevê que surgirão novas revelações, caso a defesa de Demóstenes Torres insista em anular, no Supremo Tribunal Federal, as provas do envolvimento do senador com o bicheiro Carlinhos Cachoeira já obtidas pela Polícia Federal :

– O que Demóstenes precisa é revelar, antes que uma CPI o faça, os nomes de todos os que se aproveitaram da malha de poder e dinheiro do Cachoeira. Inclusive contar detalhes daquela viagem que ele e Cachoeira fizeram à Alemanha, na qual esteve presente um juiz muito importante do Brasil.

===

Hum…

Parece que o Judiciário também se banhou na Cachoeira.

Mas, digam, quem é o “juiz muito importante” que costumava falar com Demóstenes?

Não consigo lembrar…

DO BLOG ESCREVINHADOR.