6 de outubro de 2010

Google Street View

Como foi amplamente noticiado no mês passado, entrou no ar a versão Brasil (ainda restrito a poucas cidades e mesmo nessas, ainda incompleto) do "Google Street View".
É uma ampliação do Google Earth e Google Maps.
Um carro percorre toda cidade com um equipamento especial (espécie de tripé e máquina fotográfica) tirando milhões de fotos das ruas. Assim, além de ver a localidade por foto de satélite (Google Earth) e ver a localização via mapa (Google Maps), o navegante pode ver também fotos das ruas, prédios, pessoas, sob o mesmo ângulo de quem está passando de carro ou ônibus pelo local.
Até aí tudo bem, tudo legal.

O problema é que o Google não se preocupou em selecionar as milhões de fotos antes delas irem ao ar.
O resultado é que algumas (ou muitas) das fotos mostradas são curiosas, sacanas, vexatórias, comprometedoras, etc.
Mesmo assim, como a quantidade de fotos publicadas é muito grande, isso passaria despercebido, certo? Errado. Não no Brasil...

Aquela mesma galera de sempre que vive 'fuçando' a Internet em busca dessas coisas, digamos "fora dos padrões", já criou blogs e sites só com essas fotos que não deveriam estar ali.

Tem gente vomitando, dormindo na sarjeta, garotas de programa, travestis, carros parados em frente a motéis, etc. Sei que vocês não ficaram curiosos e nem querem saber disso e por isso não vão entrar nesse blog cujo endereço dou a seguir.
É que lá tem muitas dessas fotos indiscretas que eu citei e todas com comentários (imaginem os comentários...):
http://porragooglestreetviewbr.tumblr.com/
O recado do blog é "Encontrou algo legal que não tá aqui?? Manda logo pra gente porra!"
Uma quantidade de fotos (selecionadas) ainda maior pode ser vista em http://www.googlestreetview.com.br/ . Mas vocês também não vão olhar, né?


Na verdade o Google Street View já vem enfrentando problemas mundo afora. Vejam a reportagem a seguir.

"Lançado nesta última quinta-feira (30) no Brasil, o Google Street View já gerou alguns flagras constrangedores logo no primeiro dia. O serviço chega aqui depois de causar polêmicas e enfrentar processos por causa do vazamento de dados e da invasão de privacidade em alguns países.

Na Europa, a empresa admitiu que o carro capturou informações de redes sem fio desprotegidas e já corrigiu a falha. França, Itália, Espanha e Portugal abriram investigações. A República Tcheca proibiu o serviço. E, na Alemanha, mais de 100 mil pessoas preocupadas com segurança solicitaram à empresa que apagasse suas casas antes mesmo de o Street View entrar no ar naquele país. Mesmo que o Google desfoque o rosto das pessoas e as placas dos veículos antes de as imagens serem publicadas, a empresa já foi acusada de fotografar muitos moradores em situações constrangedoras. Por isso, quem for flagrado pela câmera de 360º da empresa e se sentir prejudicado por alguma imagem embaraçosa não precisa se desesperar.

Segundo Raphael Loschiavo Cerdeira, especialista em direito digital e sócio do escritório Patricia Peck Pinheiro Advogados, caso alguém se sinta invadido, primeiro deve seguir os procedimentos do Google. Só se a empresa não retirar a imagem do ar é que a pessoa deve contratar um advogado para apelar à justiça.

"Se for publicada uma imagem que, comprovadamente, gerou dano emocional ao emprego ou ao relacionamento de alguém, ela merece reparação por danos. Mas acho pouco provável porque aqui não temos essa indústria de reparação. Como o brasileiro mostra tudo nas redes sociais, tende a contar para os amigos que saiu no Street View, em vez de reclamar"."

Leia mais aqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

Hehehehehehehe...
O nome do primeiro blog é ótimo.
É claro que eu não olhei.
Afinal, nós frequentadores desse blog não somos curiosos.
òtimo post.
Abraço.

cid disse...

É o Grande Irmão?
George Orwel errou de data. Não foi 1984, mas vai ser antes de 2084.
Vai acabar a privacidade. Só vai ter privada cidade.