15 de maio de 2011

Crônicas Urbanas e Rurais (ou: Nova York, Buenos Aires, Miami e a Roça)

Nesta semana, que se encerra daqui a pouco (melhor dizendo, a semana já começou hoje né?!) vi na TV e jornal reportagens sobre três cidades: Buenos Aires, Miami e Nova York.
Nas duas primeiras o ênfase era nas compras. Com o Real forte os turistas tem turbinado os passeios fazendo muitas compras.
Dependendo do que se deseja comprar a diferença de preço paga a passagem, hospedagem e ainda sobra troco.
Sem falar naqueles que estão fazendo lucrativos negócios revendendo mercadorias trazidas na bagagem... Uma versão (muuuuito) melhorada daquele esquema do Paraguai.
A matéria sobre Nova York era referente à filmagem do terceiro filme M.I.B. (Homens de Preto) com Will Smith. Eu gostei dos dois primeiros.
Mostrava o set das filmagens e na verdade fazia parte de uma série que passa no Jornal Hoje da Globo aos sábados chamada "Crônicas de Nova York". Como achei interessante resolvi pesquisar outras reportagens sobre a cidade que é o paraíso do que poderíamos chamar de "vida urbana".

Pensando sobre isso, nessa manhã de domingo de sol (que está se pondo no exato momento em que escrevo essas linhas) temperatura agradável de maio, senti vontade não de ir a Nova York, Miami, Buenos Aires, Rio, São Paulo, Toquio... Me deu vontade de ir em direção à calma de alguma roça. De um verde não contaminado pelo ar e pelo barulho da metrópole. De aproveitar aquele sol embaixo do silêncio e da sombra de uma árvore.

O que me fez lembrar de um poema de alguém (Drummond?). Falava de dúvidas e saudades. Não me lembro de detalhes mas era sobre sentir falta do que não temos no momento.
Talvez seja isso: Quando chove sinto falta do sol. Épocas longas de sol, saudade da chuva. Na metrópole, o desejo de um pouco de paz. No interior, tranquilidade demais. Na serra, falta de praia. No litoral, lembrança do verde das altitudes.

Aqui ou lá? Isso ou aquilo?

No interior ou na cidade, boa semana a todos!


Um comentário:

Maria Inês disse...

Marcos, como sempre um texto legal para encerrar o domingo.
Acho q vc quis comparar os predios de New York com a beleza da nossa residência maior, a terra.
Muito bom.
O segundo video é muito lindo. Recomendo a todos que vejam em tela aumentada!
Boa semana!