24 de maio de 2011

O Facebook e o ilustre aniversariante do dia: Bob Dylan

Até que procuro fugir do assunto 'música', buscando dar um espaçamento nesse tema entre as postagens.
Mesmo porque nosso blog é multidisciplinar. Mas nem sempre consigo.
Ainda bem que o Luiz Felipe Muniz faz suas intervenções com assuntos como o do 'urso, as flores e o sumiço do gelo' (abaixo).

Bem, o título do post se refere ao ilustre aniversariante do dia.
Não foi o Facebook que me avisou.
Como sabem essas redes sociais nos avisam sobre os aniversários dos amigos.
Infelizmente nem todos os meus amigos fazem parte do Facebook.
Não que eu seja um usuário muito animado. Pouco atualizo "meus pensamentos", links, fotos. Nem participo dos joguinhos e desafios. Nada contra. É que não tenho tempo mesmo.
Mas que é uma boa agenda para lembrar aniversários, isso é.

Bob Dylan não é meu amigo no Facebook, mas não precisa.
Ele não precisa de mais nada.
Só ser reverenciado, sobretudo hoje, 24 de maio, dia em que está completando 70 anos.
"Septuagenário", é isso?

Sobre a obra de Dylan, o cantor Zé Ramalho (um dos intérpretes do compositor, cantor e poeta no Brasil) disse: "Ele é diferente por causa da sua visão como artista da sua época e contemporâneo até hoje. Ele consegue ter a originalidade dos gênios e, ao mesmo tempo, os sentimentos dos que sentem os desesperos e angústias do mundo. E ele transporta isso para sua música e poesia. É um artista diferenciado por causa da extensão e profundidade da sua obra. Até hoje, ele permanece como artista único na sua veia de compositor e no seu estilo de cantar/falar suas letras longas e delirantes".
Zé Ramalho era chamado de "Bob Dylan do sertão", por causa do seu estilo de profeta, profundamente influenciado pelo americano.

No início de sua carreia (a quase 50 anos) Bob Dylan se inspirou no menestreis de linhagem folk, com suas canções de protesto político e crítica social. Depois eletrificou seu som e se tornou um cantor de rock diferenciado. Teve fases românticas, religiosas, existenciais e de puro ativismo político.

É uma exceção no mundo musical. Todos que conhecem sua obra o consideram gênio. Mesmo nos meio intelectuais, literatos respeitam suas criações como sendo algo que vai muito além da música.

Mas tem um problema nessa história. Não estou gostando nada de ver meus ídolos da juventude se aproximando do que antigamente chamávamos de "velhice". É que é um sinal de que eu também estou indo prá lá! Bem se chegar aos 70 e ir além com qualidade de vida já tá muito bom. Sinal que não seguimos aquela "máxima" dos anos 70: "viva intensamente, morra jovem". Bob Dylan, Mick Jagger, Paul McCartney e tantos outros estão indo muito bem e eu pretendo seguir a mesma linha... Todos nós, né?

Feliz aniversário, Bob!

Atenção jovens: essa não é música do Guns N' Roses que o Bob Dylan está cantando. É o contrário: a canção do Dylan é que foi gravada décadas depois pela banda de Axl Rose.

Bob Dylan performing "Knockin' On Heaven's Door"


Guns N' Roses - Knocking on heaven's door

Um comentário:

Ryan disse...

Muito boa Marquinho!
O Bob Dylan merece todo o destaque.
E pensar que hoje em dia o que manda na cabeça dos jovens é Justin Bieber e Lady Gaga. Argh!