15 de maio de 2011

Entrevista - Dr. Viktor Frankl: A descoberta de um sentido nos problemas da vida

Na Líbia, na Síria (incluindo fronteira com Israel), no Iemen, no Paquistão, no Egito, na África, etc. as coisas não andam muito boas.
Na Europa a economia não vai bem e os EUA continuam em um caminho de política externa equivocado.
A urgente questão ambiental ainda tem um peso pequeno nas ações políticas.
Enfim, o mundo precisa de análise. As coisas tem que melhorar, senão...
Pelo menos podemos tentar, individualmente, melhorar a nós mesmos e nos fortalecermos para tantos desafios diários.

Atendendo a pedidos reponho os videos com a entrevista com o médico austríaco Viktor Frankl, que o Google conseguiu fazer desaparecer daqui por conta de uma manutenção mal feita no Blogger.
De qualquer forma o Google tem ainda muitos créditos e pode até errar de vez em quando...
Antes de verem a entrevista (para quem não viu ainda) é bom dar uma lida nas informações sobre esse Psiquiatra que retirei daqui.
Ele é o fundador de uma escola de psicanálise que se propõe a ajudar mais diretamente o paciente, ao invés de ficar dando "voltas", como é o caso de Freud.

"Viktor Emil Frankl (1905-1997), psiquiatra e psicólogo austríaco, criou um método de tratamento psicológico que denominou logoterapia, uma das dissidências da psicanálise freudiana surgidas em Viena e uma das muitas teorias sobre motivação básica do comportamento humano.

O pensamento de Frankl era que a motivação básica do comportamento do indivíduo é uma busca pelo sentido para sua vida e que a finalidade da terapia psicológica deve ser ajuda-lo a encontrar esse significado particular. Escreveu mais de 32 livros sobre análise existencial e logoterapia, traduzidos, como o primeiro em inúmeras línguas.

A liberdade do homem escolher seu próprio destino e o caminho a seguir, em qualquer circunstância deve ser respeitada. De acordo com a logoterapia (Logos definido como "significado"), o desejo de encontrar um significado para sua vida é a motivação fundamental no ser humano, uma fundamentação diferente do princípio do prazer proposto por Freud na psicanálise. Para Frankl, a principal preocupação do homem é estabelecer e perseguir um objetivo, e é esta busca que é capaz de dar sentido à sua vida, fazendo para ele valer a pena viver, e não a satisfação de seus instintos e o alívio de tensões como sustenta a psicanálise ortodoxa. Não se trata, portanto, de um sentido para a vida em termos gerais, mas um sentido pessoal para a vida de cada indivíduo, que este escolhe, mas também pode criar.

Frankl teorizou que o indivíduo pode encontrar um sentido para sua vida por três vias: (1) criando um trabalho ou realizando um feito notável, ou ao sentir-se responsável por terminar um trabalho que depende fundamentalmente de seus conhecimentos ou de sua ação, (2) experimentando um valor, algo novo, ou estabelecendo um novo relacionamento pessoal. Este é também o caso de uma pessoa que está consciente da responsabilidade que tem em relação a alguém que a ama e espera por ela"; e (3) pelo sofrimento, adotando uma atitude em relação a um sofrimento inevitável, se tem consciência de que a vida ainda espera muito de sua contribuição para com os demais. Nestes três casos, a resposta do indivíduo então deixa de ser a perda de tempo em conversas e meditação, e se torna a ação correta e a conduta moral objetiva."

Escrito por Rubem Queiroz Cobra


Um comentário:

L. disse...

Muito obrigada, Marcos!