5 de maio de 2011

Musa da Semana: As "Pin-ups" de Lorenzo

Pessoal, caprichamos nesta edição especial de nossa série "Musa da Semana" (já tem gente reclamando que não estamos dando o devido ênfase a essa tradicional seção do blog). Vamos lá...
Na minha infância e adolescência, ler e colecionar gibis (histórias em quadrinhos) era um dos principais passatempos, além de ter servido como uma introdução ao mundo da literatura.
Atualmente os adolescentes se ligam mais na Internet e nos jogos eletrônicos do que nas HQs, que tiveram uma queda de vendas muito grande (um pouco parecido com o que aconteceu com os CDs musicais).
Curioso é que esses mesmos jovens acabam tendo um contato indireto com aquele velho mundo através dos filmes que tem sido lançados e que são adaptações das histórias e heróis dos meus velhos gibis: Batman, Homem-Aranha, Homem de Ferro, Hulk, Thor, X-Men, etc. (nenhuma mulher, né?).
Para retomar o mercado uma das saídas foi apostar no público adulto, os mesmos adolescentes que liam os gibis de outrora.
Essas publicações tem uma qualidade gráfica superior e artistas de renome, como é o caso do italiano Lorenzo Sperlonga que nasceu na Itália em 1969 (tem 42 anos).
É claro que os temas não são nada infantis...
Lorenzo se especializou em pintar pin-ups guerreiras em aventuras 'picantes'. Já ganhou diversos prêmios na Europa e Estados Unidos.
Um artista respeitadíssimo, de formação acadêmica e obras em galeria de arte.
E não é por acaso. Confiram algumas de suas criações, muitas vezes baseadas em mulheres bem reais (eventualmente modelos posam para suas pinturas).
Altíssimo nível artístico com generosas doses de sensualidade.

















Cultura: "Pin-ups são belas mulheres que se enquadram em desenhos, em pinturas, em fotografias, ou em qualquer tipo de arte, fazendo uma adorável mistura de inocência e de sensualidade

Essa expressão surgiu durante a Primeira Guerra Mundial e permanece em voga até os dias de hoje. Artistas de cinema como Betty Grable, Marilyn Monroe, Brigitte Bardot, Jane Fonda, Betty Boop e Lara Croft são sinônimos de pin-ups imortais.

Consideradas como eternas divas da beleza feminina e da sensualidade inocente, fazem parte do imaginário dos homens e servem como padrões de beleza para as mulheres."

3 comentários:

O Sádico Marquês de Sade disse...

Aí sim Marcos.
Embora eu prefira mais fotos do que pinturas reconheço que esse sujeito é muito fera e cria mulheres muito sexys. Dá vontade de colecionar mesmo essas gatas incríveis.
O blog se redimiu!
E ri muito com a outra matéria, a da compulsão. Probleminha interessante.
Hehehehehehe...
Tô na fila pra ajudar.

Ryan disse...

UAU!
ÓTIMO PARA FAZER POSTERS.
GATÍSSIMAS.
PARECEM FOTOS TRABALHADAS EM COMPUTADOR, MAS O LORENZO É ESPECIALISTA EM AIR BRUSH, EU FUI PESQUISAR DEPOIS QUE VI ESSE POST.
VALEU!

Anônimo disse...

Fantástico trabalho!