27 de maio de 2011

Declarações da Semana

Fizemos uma pequena seleção de algumas declarações e opiniões feitas esta semana e que merecem registro aqui no blog.


Sobre a necessidade de sucesso:
“O mundo está preso em um sistema de valores que coloca o êxito acima de todas as virtudes. Ele é uma fonte de virtudes. Em troca, condena o fracasso. Perder é o único pecado para o qual, no mundo de hoje, não há redenção. Estamos condenados a ganhar ou ganhar. Os dois homens mais justos da história da humanidade, Sócrates e Jesus, morreram condenados pela Justiça. Os mais justos foram condenados pela Justiça. E nos deixaram coisas muito importantes como amor e coragem”.
(Eduardo Galeano)

Sobre o pedido de impeachment de Gilmar Mendes do STF:
"Quem 'acertou' foi a mídia corporativa, todos os jornalões – Globo, Folha, Estadão – e mais a Veja, o “jornalismo independente” de Ali Kamel na Globo, que não deram uma linha sequer sobre o pedido de impeachment. Durante 13 dias mantiveram seus leitores e telespectadores sem saber de nada. Todos eles sabem que para que certas coisas aconteçam é preciso que haja silêncio. Fizeram a parte deles. Sarney a sua. Nós temos que fazer a nossa exigindo que Gilmar Mendes seja chamado às falas e se explique, como já fez com o presidente da República por causa de uma gravação, que tal como Conceição, ninguém sabe, ninguém viu."
(Antonio Mello sobre o arquivamento pelo Senado do pedido de impeachment de Gilmar Mendes do STF)

Sobre Internet e Política:
"A mídia digital (Internet) está tomando conta. As pessoas estão impondo outro modo de governança. Há uma politização dos indivíduos na rede nunca vista no mundo e que está acima dos partidos e dos governos. E, se os partidos ou governos não se antenarem serão levados de roldão. Quando eles menos esperarem terá uma multidão na porta pedindo mudanças e eles, se não acompanham os debates na internet, não saberão nem que mudanças que as pessoas querem."
(José de Abreu)

Sobre justificativas de aprovação do Novo Código Florestal:
"Ontem, logo após a votação do Código Florestal, a deputada Manuela D`Ávila (PCdoB-RS), pelo twitter, tentou justificar para mim o texto aprovado, dizendo que as reivindicações do PV tinham sido incluídas. Isso posterior à sua exclamação, direcionada a mim: “Quanta desinformação!” Pois bem, fui conferir e o PV inteiro votou “NÃO”. Ainda segundo a deputada Manuela D’Ávila bastaria ler o texto na íntegra para entender a expressiva votação a favor. Eis que tive outra idéia, bem mais célere: fui ao twitter do deputado Ronaldo Caiado; constatei um clima que era pura comemoração. Coisas do tipo: @vgvictoria kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk arrasou @deputadocaiado. Se o deputado Ronaldo Caiado (ruralista) explodiu em alegria tornou-se desnecessária a leitura integral do texto sugerida pela Manuela para saber qual texto foi aprovado."
(Gerson Carneiro sobre a tentativa de explicação da deputada para aprovação do Novo Código Florestal)

Sobre a prisão de Pimenta Neves e a justiça brasileira:
"O caso Pimenta serve para agigantar o que todos nós já sabíamos - e muitas vezes porque fomos lesados quando, na verdade, deveríamos ter sido protegidos: a ineficiência da justiça brasileira não se limita à falta de preparo dos funcionários, à falta de magistrados, à falta de revisão nas leis e no judiciário ou à falta de recursos para agilizar a máquina. A ineficiência está na alma do povo brasileiro, que se acostumou a aceitar e não se indignar diante de casos como esse."
(Fernanda Dannemann sobre a tardia prisão de Pimenta Neves)

Sobre o "Kit anti-homofobia":
“O governo defende a educação e também a luta contra práticas homofóbicas. No entanto, não vai ser permitido a nenhum órgão do governo fazer propaganda de opções sexuais. Nós não podemos interferir na vida privada das pessoas. Agora, o governo pode sim fazer uma educação de que é necessário respeitar a diferença, que você não pode exercer práticas violentas contra aqueles que são diferentes de você."
(Presidenta Dilma Roussef sobre sua desaprovação do"kit anti-homofobia" que estava em elaboração pelo Ministério da Educação para ser distribuído como material didático às escolas e que deverá ser refeito)

Sobre a hegemonia americana e inglesa:
“Países como a China, o Brasil e a Índia estão crescendo, criando mercados e oportunidades para nossos povos. Tais nações crescem porque estão baseadas nos valores que os EUA e o Reino Unido defendem. Há quem acredite que tal crescimento virá junto com a decadência inevitável da influência de nossos países no mundo. Há quem diga que essas nações são o futuro e nós o passado, mas isso está errado. O tempo para nossa liderança é agora.”
(Barack Obama Bin Landen em discurso na Inglaterra)

Nenhum comentário: