2 de maio de 2011

O Nobel da Paz

Não vou falar mais da morte do Obama, quer dizer, Osama.
Mas espero que agora o Obama faça jus ao Nobel da Paz que recebeu de presente da Academia Sueca.
A morte do Osama é uma ótima oportunidade para retirada de tropas do Afeganistão, Paquistão e Iraque.
Mais do que nunca é necessário enviar sinais de paz ao mundo muçulmano e árabe de forma geral.
Aguardemos os desdobramentos.
Boa noite. Boa terça-feira.

3 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo Viana:

Nos EUA, o público delira, vai às ruas, comemora de forma constrangedora a ação fora da lei do governo de Obama. Sim, fora da lei: afinal, lembremos, comandos dos EUA entraram em ação num país estrangeiro. Por que não podem fazer o mesmo na Venezuela? Na Bolívia? Há muito tempo, os Estados Unidos agem em desacordo com as leis internacionais. A ação no Paquistão – se é que ocorreu como se noticia – foi apenas mais um exemplo.

Bin Laden era um fora da lei, um assassino. Mas e o governo dos Estados Unidos?

Dalai Lama disse...

Cadê o corpo?
Na iternet já rola teoria conspiratória: Osama já morreu há muito tempo e a operação de ontem foi estratégia política com diversos objetivos, entre eles colocar os EUA no centro da política e do poderio internacional, garantir a auto-estima dos americanos (tô com pena) e viabilizar a continuidade do governo Obama. Eu acredito nisso.

J.C. disse...

Historiadora Maria Teresa Aquino:

A pesquisadora também questiona os precendentes abertos pela ação americana. "Isso não significa defender o que aconteceu em 11 de setembro de 2001, que foi um ato terrível e ofendeu a humanidade. Não significa negar o direito da população americana de buscar os culpados. Mas defender a forma como isso foi feito será dar aos Estados Unidos a possibilidade de amanhã entrar em qualquer uma de nossas casas e dizer: ‘olha, imaginei que aqui houvesse um terrorista e andei metralhando’. É muito grave o que aconteceu".

Se a gente admitir que existe razão para comemorações neste momento, então estaríamos admitindo que existe razão para comemorar um assassinato. Uma coisa que normalmente não se comenta é que os Estados Unidos gostam de jogar na cara de todos os outros países que eles são os guardiões da democracia do mundo, e sempre interferem nos outros países para assegurar a democracia. Entretanto, o que eles fizeram nesse caso é simplesmente um assassinato. Se houve um crime e você está atrás de uma pessoa que é teoricamente uma das responsáveis por esse crime, você tem o direito de pegar essa pessoa e submetê-la a um julgamento. Mas o que aconteceu foi simplesmente um assassinato.