24 de maio de 2011

Novo Código Florestal: Dilma recebe ex-ministros

Muito legal a iniciativa da Presidente(a?) Dilma Rousseff de receber os ex-Ministros do Meio Ambiente, conversando com eles a respeito do novo Código Florestal.
A principal informação é a seguinte: Dilma pode vetar na íntegra o projeto!
Vejam os detalhes.
Fontes: Blog do Planalto e G1.

"A presidenta Dilma Rousseff recebeu, na manhã esta terça-feira (24/5), no Palácio do Planalto, oito ex-ministros do Meio Ambiente para uma reunião sobre a proposta do Novo Código Florestal, em tramitação na Câmara dos Deputados. No encontro, o grupo entregou à presidenta carta aberta sobre o Novo Código Florestal, mesmo documento apresentado ontem (23/5) ao Congresso Nacional.

A audiência durou cera de uma hora. Neste encontro, a presidenta Dilma estava acompanhada pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Estiveram no Palácio do Planalto os ex-ministros Carlos Minc, Marina Silva, José Carlos Carvalho, Sarney Filho, Henrique Brandão Cavalcanti, Rubens Ricupero, Fernando Coutinho Jorge e Paulo Nogueira Neto."

____________________________________________________

"A presidenta Dilma manifestou apreensão em relação a alguns pontos que ela considera inaceitáveis. A anistia a desmatadores, por exemplo, ela considera inaceitável. A ideia da ocupação pecuária de APPs é inaceitável. E manifestou mais uma coisa: que, se houvesse algum tipo de formulação que impedisse um veto parcial, poderia chegar até a um veto total”, afirmou o ex-ministro Carlos Minc.

A ex-ministra Marina Silva também afirmou que Dilma se comprometeu a vetar o projeto se o texto do novo código representar um retrocesso em relação à proteção do meio-ambiente. “Ela disse que qualquer coisa que significar a desconstrução do acordo assumido na campanha, ela vai vetar”, afirmou.

Segundo Marina Silva, Dilma disse que o aumento de mais 400% no desmatamento em março e abril deste ano é decorrência da expectativa de aprovação de pontos da proposta de reforma da legislação ambiental que permitem anistia a desmatadores e ocupação de áreas de preservação permanente.

"A presidente Dilma manifestou sua preocupação com o aumento do desmatamento em 450% só com a expectativa de aprovação da lei", afirmou a ex-ministra.

"Dilma manifestou que tem a sensação que esse aumento do desmatamento no Mato Grosso e em outras áreas tem, realmente, a ver com a expectativa que se criou de que se pode fazer qualquer coisa nas APPs e que os desmatamentos poderão ficar impunes", complementou Carlos Minc."

Nenhum comentário: