31 de maio de 2011

Finalmente: Metrô na Barra da Tijuca!

Bem, pelo menos nessa excelente animação gráfica.
Resta saber se desta vez sai mesmo.
E a tempo das Olimpíadas.
De qualquer forma vale a pena ver...

TED: Duas Palestras que Merecem Bis

Fui agora dar uma olhada rápida lá na página do TED. Sempre postam novas palestras legais lá.
Algumas vezes postamos aqui algumas dessas palestras.
Queria fazer isso agora mas fiquei em dúvida se não estaria repetindo algo já postado. Desejava evitar isso.
Fui pesquisar e acabei mudando de idéia: achei uma coisa legal e resolvi repetir não só duas palestras mas o próprio texto que escrevemos na época.
Faz quase 1 ano que fizemos o post abaixo e acredito que muitos não tenham visto. Ou, se viram, vale a pena ver e ouvir de novo. Pelo menos eu acho.

Postado em 16/06/2010:
"Estava pensando em um assunto para postar aqui e que promovesse claramente um momento de evolução do Blog. Uma espécie de
upgrade em direção a um patamar mais alto, intelectualmente e emocionalmente falando.
Não que já não tenhamos isso. Não que iremos caminhar em outra direção. Não que deixaremos de abordar temas, digamos, mais "mundanos". Apenas um instante de altíssimo nível. Mas o que haveria de inédito aqui no Blog que eu pudesse citar? Aí me lembrei do TED.
TED é uma sigla que significa Tecnologia, Entretenimento, Design. Trata-se de uma fundação americana sem fins lucrativos que promove conferências com os maiores especialistas em diversos assuntos e cujas idéias de vanguarda mereçam ser difundidas.
Cada palestra deve ter no máximo 18 minutos. Todas são gravadas e colocadas na Internet. Escritores, cientistas, artistas, médicos, engenheiros, biólogos, enfim todas as especialidades são abordadas e, independente do interesse pelo assunto, o resultados são sempre muito legais.
Selecionei duas palestras para vocês assistirem, mas recomendo que olhem no site oficial e escolham algumas das centenas disponíveis.
A maioria dispõe de opção de legendas em 21 idiomas, incluindo português, cliquem em view subtitles e escolham.
Na primeira selecionada, o Psicólogo e Escritor Daniel Goleman, autor do clássico "Inteligência Emocional", fala da compaixão.
Na segunda, o francês Yann Arthus-Bertrand mostra seus três mais recentes projetos sobre a humanidade e nosso habitat: estonteantes fotografias aéreas de sua série "A Terra Vista de Cima", entrevistas pessoais feitas ao redor do mundo apresentadas em seu projeto na internet "Outros Seis Bilhões" e seu filme a ser lançado brevemente "Lar", no qual documenta impactos humanos ao meio ambiente através de vídeos de tirar o fôlego."





Visitem o site clicando aqui: TED

De novo! Hackers voltam a defender o criador do WikiLeaks ou: Tupac Shakur vive!

Desta vez a "vítima" do grupo de Hackers ("do bem: defensores dos fracos e oprimidos") que atende pelo pseudônimo de "Lulz Boat" foi a página da rede de TV americana PBS que exibiu um programa de 1 hora sobre o vazamento das informações secretas americanas, relacionando com um soldado americano preso.
Julian Assange já havia considerado o programa como "hostil". Foi a senha...
Relembrando: WikiLeaks vazou informações de estado que comprovaram tudo de mal que se falava da política externa americana.

Hackers invadem site e postam que rapper morto em 1996 ainda está vivo

Grupo publicou notícia no site do canal norte-americano PBS.

Rede de televisão transmitiu documentário sobre o WikiLeaks.


"Um grupo de hackers postou uma notícia falsa no site do canal PBS afirmando que o falecido rapper Tupac Shakur está vivo e bem de saúde. O ataque foi uma retaliação a um documentário sobre o WikiLeaks transmitido pela rede de televisão norte-americana.

O grupo hacker Lulz Boat atacou os servidores da PBS no domingo (29) e postou senhas roubadas e outras informações confidenciais da PBS, assim como uma notícia com o título: "Tupac ainda vive na Nova Zelândia". Shakur foi assassinado em 1996. A PBS tirou a notícia do ar, mas a página do Twitter do Lulz Boat disponibilizava um link para uma cópia da página adulterada.

"Acabamos de assistir ao WikiSecrets e não ficamos nada impressionados", afirmou o Lulz Boat, referindo-se a um documentário de uma hora que foi ao ar no programa da PBS "Frontline", na terça-feira. O documentário trata do soldado dos Estados Unidos Bradley Manning, que está detido e é suspeito de ter entregue ao WikiLeaks uma coleção de material confidencial militar e diplomático.

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, a quem os EUA querem levar a julgamento por ter revelado os documentos, denunciou o programa como "hostil" antes de sua exibição. Assange está em liberdade sob fiança na Grã-Bretanha, lutando contra uma extradição para a Suécia por supostos crimes sexuais.

A identidade das pessoas por trás da Lulz Boat é desconhecida."

Fonte: G1

30 de maio de 2011

Video do Dia (quer dizer, da noite)

Esse é um video produzido pela empresa de RH Veralana.
Só não vamos generalizar...
É mais uma brincadeira(?) com a função "estagiário" nas empresas.
O entrevistado é o Murilo Gun, humorista stand-up em ascensão.
Muito boa!

29 de maio de 2011

Uma surpresa de maio: a emocionante reunião do Pink Floyd

Amizade e união é um fator da vida que resulta em bem estar. Pode ser o que de mais importante existe: a felicidade de dar um sentido maior à existência na convivência com o outro.

Ontem aconteceu uma coincidência. Depois de anos consegui reunir parte de um grupo de amigos que eram habituais frequentadores aqui de casa em encontros para falar de música e outros assuntos. Com o tempo isso se perdeu, cada um com suas preocupações, afazeres, falta de tempo... Tento agora resgatar.

A coincidência é que, pouco antes de retomarmos essa convivência tão positiva para nossas vidas, meu filho (grande guitarrista) me mostrou um video no You Tube.
Para minha supresa era um registro de um show realizado em Londres, no dia 02 deste mês. Roger Waters baixista e um dos vocalistas originais do grande grupo inglês Pink Floyd fazia a apresentação de uma das músicas do disco "The Wall" chamada "Confortably Numb".

A cenografia era uma que o Roger costuma repetir (com diversas variações) desde a queda do muro de Berlim (já faz tempo...), baseada nesta mesma obra "The Wall" - que trata da barreira que as pessoas criam entre si e os outros, utilizando muitas metáforas - além de um personagem central.
É o muro que muitas vezes construímos à nossa volta, restringindo aos poucos o acesso aos sentimentos, à convivência, à troca.

O Pink Floyd foi uma das bandas mais importantes da história da música popular. Mas em determinado momento os amigos Roger Waters e David Gilmour (guitarrista e vocalista) brigaram. E se separaram. O Floyd ainda sobreviveu sem Waters durante bom tempo, mas faltava alguma coisa muito importante. Waters era um dos compositores e víamos a banda como um grupo de amigos que agora estava incompleta.

Depois o Floyd acabou de vez e só restou uma mágoa entre eles.
Em 2005, depois de 21 anos, o Pink Floyd completo- e após tantas brigas judiciais - se reuniu para tocar no show beneficente Live 8: "O maior destaque do evento foi a apresentação dos Pink Floyd, pois a banda tocou no Hyde Park, em Londres, com a formação clássica pela primeira vez desde 1981. Os integrantes do grupo haviam brigado, e o baixista e vocalista Roger Waters chegou a dizer que nunca mais, sob nenhuma condição, tocariam juntos de novo. Entretanto, ao receber o convide de Bob Geldof, que havia interpretado o personagem "Pink" do filme/ópera-rock The Wall, foi o primeiro a dizer "sim" se David Gilmour aceitasse também.
Foi um show emocionante e era possível perceber que os músicos também estavam emocionados."

Depois disso vieram as especulações que a banda finalmente retornaria, o que acabou não acontecendo. No início do ano passado um fato trágico: morreu o tecladista original da banda, o ótimo Richard Wright (nós comentamos aqui). Acabou o sonho de ver a formação completa junta de novo.
Na época a tristeza pela morte daquele lendário componente me acendeu uma espécie de alerta: Gilmour e Waters se reaproximariam, cientes que o tempo de cada um aqui na terra é finito e que aquelas brigas não poderiam levar para o túmulo a amizade que resultou em obras tão belas.

Pois voltamos ao início: no 02 dia deste mês de maio, no meio da apresentação de "Confortably Numb", Rogers Water com um imenso muro atrás dele pára de cantar e surge lá em cima do muro o amigo tanto tempo distante: David Gilmour! Ele continua cantando e faz os seus emocionantes solos de guitarra. Lá embaixo Waters se emociona.

Em determinado momento Waters dá um soco no muro escuro e ele se clareia, dá lugar a um nascer do sol, como o renascimento da vida (a cada dia) e da amizade.

Um dia David Gilmour, Roger Waters e Nick Mason (o baterista) não estarão mais aqui, da mesma forma que Rick Wright não mais está. E da mema forma que não mais estaremos. Mas a música e os sentimentos que construíram (contruímos) juntos continuará aqui, para sempre.

É bom que em vida ainda eles retomem essa amizade pois seus filhos (as lindas músicas e os fãs que elas geraram e ainda vão gerar) querem lembrar deles da forma como aparecem no histórico registro abaixo: juntos, sem muros entre eles.

Um simbolismo para o mundo: sem muros, sem guerras. União, amizade, amor, convivência. O tempo passa muito rápido... E não temos muito tempo.

Vejam o video e se emocionem (ouçam preferencialmente com fones de ouvido).


O video a seguir, já sem o muro, foi feito por alguém da plateia. Foi ao final do show e Waters e Gilmour estão juntos. Se junta a eles o baterista original Nick Mason. Os fãs se emocionam e muitos devem ter pensado como seria bom se Rick Wright estivesse ali.
Os outros músicos são chamados e eles finalizam juntos com a bela "Outside The Wal", quase um hino religioso.


Bom domingo! Boa semana!

Do lado de fora do muro Pink Floyd
Sozinhos, ou de dois a dois
Aqueles que realmente te amam
Andam para cima e para baixo do lado de fora do muro
Alguns de mãos dadas
Outros abraçados em grupo
Os sensiveis e os artistas
Estão a tua espera

E quando tiverem dado tudo o que tem
Alguns cambalearam e caem, porque afinal, não é facil
Lançar o teu coração contra um muro feito por um louco

"A criança cresceu
O sonho se foi
E eu me tornei
Confortavelmente entorpecido"

Atualização às 15:00 h: O amigo Alfredo Manhães que - entre outras milhares de coisas - tem o blog legal "Meus Brinquedos Antigos" (que está concorrendo ao prêmio Topblog 2011) - me mandou a informação que está rolando na internet: em setembro sai uma super Box-Set do Pink Floyd contendo 3 CDs e 3 DVDs denominado "The Dark Side of The Moon - Immersion Box Set", com históricos shows e muita raridade. Vejam o trailer a seguir.

27 de maio de 2011

Para além do pacto com o capeta e do envenenamento por um marido ciumento: a genialidade de Robert Johnson

Já postei aqui sobre o Jazz & Blues do mês de Junho no Brasil (Festivais BMW e Rio das Ostras).
E já falei sobre o Jazz espiritual de John Coltrane.
Que tal agora conhecer um pouco das raízes que deram o direciomento do que seria o Rock décadas depois?
Uma das maiores influências de grupos como Rolling Stones, Led Zeppelin e de músicos como Eric Clapton, foram os músicos e cantores de Blues das décadas de 1930 e 1940, época em que o estilo estava se transformando de rural para urbano - antes do início da eletrificação - sobretudo no sul dos Estados Unidos.

O programa que inseri logo abaixo é uma edição do "Poeira Cast" (versão "radiofônica" - na verdade um Podcast - da revista Poeira Zine) e trata de uma pessoa crucial no desenvolvimento do Blues, da guitarra, na forma de cantar e que daria base para muito da evolução musical do Rock. O nome da figuraça (no bom sentido) é Robert Johnson.

Se eventualmente usamos o termo "figura lendária" aqui no blog para designar muita gente, justiça seja feita: talvez Robert Johnson seja o sujeito que verdadeiramente merece esse título em toda sua plenitude.
Não só por sua importância musical, como também por sua breve vida cheia de mistérios, mitos, lendas e histórias que nunca saberemos se são verdade ou não.
Por tudo isso vale a pena ouvir o programa. Mesmo para quem não se interessa muito por esse tema musical.

Logo após coloquei uma música de sua autoria, cantada por ele mesmo em uma de suas poucas gravações registradas. Sugiro primeiro ouvir o programa. É que trata-se de gravação de 1937, Blues ainda puxando para o rural. Para os desavisados pode parecer tosco, sem sentido. Assim, se vocês ouvirem antes o programa poderão entender um pouco mais do que estarão ouvindo e aí a estranheza pode não ser tão grande.
Ao final, uma pequena biografia que eu copiei e colei a partir de tópico de Wikipedia.

Aliás, tem um parágrafo ali que explica melhor o que eu acabei de dizer: "Johnson é frequentemente citado como "o maior cantor de blues de todos os tempos", ou mesmo como o mais importante músico do Século XX, mas muitos ouvintes se desapontam ao conhecer o seu trabalho, pois o estilo peculiar do Delta Blues e o padrão técnico das gravações de sua época estão muito distantes dos padrões estéticos e técnicos atuais. "



Robert Leroy Johnson (8 de maio, 191116 de agosto, 1938) foi um cantor e guitarrista norte-americano de blues. Johnson é um dos músicos mais influentes do Mississippi Delta Blues e é uma importante referência para a padronização do consagrado formato de 12 compassos para o blues. Influenciou grandes artistas durante anos como Muddy Waters, Led Zeppelin, Bob Dylan, The Rolling Stones, Johnny Winter, Jeff Beck, e Eric Clapton, que considerava Johnson "o mais importante cantor de blues que já viveu". Por suas inovações, músicas e habilidade com a guitarra ficou em quinto lugar no ranking dos 100 melhores guitarristas de todos os tempos da revista Rolling Stone.

Vida
Johnson nasceu em Hazlehurst, Mississippi. Sua data de nascimento oficialmente aceita (1911) provavelmente está errada. Registros existentes (documentos escolares, certidões de casamento e certidão de óbito) sugerem diferentes datas entre 1909 e 1912, embora nenhum contenha a data de 1911.
Robert Johnson gravou apenas 29 músicas em um total de 41 faixas, em duas sessões de gravação em San Antonio, Texas, em Novembro de 1936 e em Dallas, Texas, em Junho de 1937. Treze músicas foram gravadas duas vezes. Suas músicas continuam sendo interpretadas e adaptadas por diversos artistas, como Eric Clapton, The Rolling Stones, The Blues Brothers, Red Hot Chili Peppers e The White Stripes.

Morte
Em 1938 durante uma apresentação no bar "Tree Forks" Johnson bebeu whisky envenenado com estricnina, supostamente preparado pelo dono do bar, o qual estava enciumado por Jonhson ter flertado com sua mulher. Sonny Boy Williamson, que estava tocando junto com Jonhson, havia alertado-o sobre o whisky, porém este não lhe deu atenção. Johnson se recuperou do envenenamento, mas contraiu pneumonia e morreu 3 dias depois, em 16 de Agosto de 1938, em Greenwood, Mississippi. Há várias versões populares para sua morte: que haveria morrido envenenado pelo whisky, que haveria morrido de sífilis e que havia sido assassinado com arma de fogo. Seu certificado de óbito cita apenas "No Doctor" (Sem Médico) como causa da morte.
Outro mito popular recorrente sugere que Johnson vendeu sua alma ao diabo na encruzilhada das rodovias 61 e 49 em Clarksdale, Mississippi com seu violão e uma garrafa de whisky adulterado, quando um bend escandaloso de uma gaita cromada, era o diabo. Tomou seu violão e afinou um tom abaixo, devolveu para Johnson e tocou como toca nas gravações... fez isso em troca da proeza para tocar guitarra. Este mito foi difundido principalmente por Son House, e ganhou força devido às letras de algumas de suas músicas, como "Crossroads Blues", "Me And The Devil Blues" e "Hellhound On My Trail". O mito também é descrito no filme de 1986 Crossroads e no episódio 8, da segunda temporada da série Supernatural.

Influência
Johnson é freqüentemente citado como "o maior cantor de blues de todos os tempos", ou mesmo como o mais importante músico do Século XX, mas muitos ouvintes se desapontam ao conhecer o seu trabalho, pois o estilo peculiar do Delta Blues e o padrão técnico das gravações de sua época estão muito distantes dos padrões estéticos e técnicos atuais.
Embora Johnson certamente não tenha inventado o blues (há rumores de que foi Charley Patton a primeira estrela do delta blues), que já vinha sendo gravado 15 anos antes de suas gravações, seu trabalho modificou o estilo de execução, empregando mais técnica, riffs mais elaborados e maior ênfase no uso das cordas graves para criar um ritmo regular. Suas principais influências foram Son House, Leroy Carr, Kokomo Arnold, Charley Patton, e Peetie Wheatstraw. Johnson tocou com o jovem Howlin' Wolf e Sonny Boy Williamson (que afirma ter estado presente no dia do envenenamento de Johnson e ter alertado Johnson sobre a garrafa de whisky). Johnson influenciou Elmore James e Muddy Waters, e o blues elétrico de Chicago na década de 1950 foi criado em torno do estilo de Johnson. Há uma linha direta de influência entre a obra de Johnson e o Rock and roll que se tornaria popular no pós-guerra.
Anos após sua morte, o grupo de admiradores de Johnson cresceu e inclui astros do rock como Keith Richards e Eric Clapton.
Em 1999 os The White Stripes lançaram no seu álbum de estréia homônimo uma canção de Johnson; Stop Breaking Down.

Adaptações aos Novos Tempos Politicamente Corretos

Não sei quem escreveu a historinha a seguir (recebi por mail) que na verdade é uma grande piada. Mas que tem um fundo de verdade.
É que os tempos mudam. Usos e costumes também. Imaginamos que essas mudanças são sempre para melhor. Ou deveriam ser.
Mas nós, das velhas gerações, conseguimos nos entender daquela mesma forma de sempre.
Embora as noções de certo e errado sempre estivessem claras, tínhamos - digamos - algumas "licenças poéticas" no trato com alguns colegas de juventude. Aí fica difícil (para alguns - não todos, é claro - mais "antigos") se adaptar de uma forma rápida aos novos tempos.

"Outro dia estava no mercado quando vi no final do corredor um amigo da época da escola, que não encontrava há séculos. Feliz com o reencontro me aproximei já falando alto:
- Oswaldo, sua bichona! Quanto tempo!!!!
E fui com a mão estendida para cumprimentá-lo. Percebi que o Oswaldo me reconheceu, mas antes mesmo que pudesse chegar perto dele só vi o meu braço sendo algemado.
- Você vai pra delegacia! – Disse o policial que costuma frequentar o mercado.
Eu sem entender nada perguntei:
- Mas o que que eu fiz?
- Homofobia! Bichona é pejorativo, o correto seria chamá-lo de "grande homossexual".
Nessa hora antes mesmo de eu me defender o Oswaldo interferiu tentando argumentar:
- Que isso doutor, o quatro-olhos aí é meu amigo antigo de escola, a gente se chama assim na camaradagem mesmo!!
- Ah, então você estudou vários anos com ele e sempre se trataram assim?
- Isso doutor, é coisa de criança!
E nessa hora o policial já emendou a outra ponta da algema no Oswaldo:
- Então você tá detido também.
Aí foi minha vez de intervir:
- Mas meu Deus, o que foi que ele fez?
- Bullying! Te chamando de quatro-olhos por vários anos durante a escola.
Oswaldo então se desesperou:
- Que isso seu policial! A gente é amigo de infância! Tem amigo que eu não perdi o contato até hoje. Vim aqui comprar umas carnes prum churrasco com outro camarada que pode confirmar tudo!
E nessa hora eu vi o Jairzinho Pé-de-pato chegando perto da gente com 2 quilos de alcatra na mão. Eu já vendo o circo armado nem mencionei o Pé-de-pato pra não piorar as coisas, mas ele sem entender nada ao ver o Oswaldo algemado já chegou falando:
- Que porra é essa negão, que que tu aprontou aí?
E aí não teve jeito, foram os três parar na delegacia e hoje estamos respondendo processo por homofobia, bullying e racismo.
* Moral da história: Nos dias de hoje é um perigo encontrar velhos amigos!"

Declarações da Semana

Fizemos uma pequena seleção de algumas declarações e opiniões feitas esta semana e que merecem registro aqui no blog.


Sobre a necessidade de sucesso:
“O mundo está preso em um sistema de valores que coloca o êxito acima de todas as virtudes. Ele é uma fonte de virtudes. Em troca, condena o fracasso. Perder é o único pecado para o qual, no mundo de hoje, não há redenção. Estamos condenados a ganhar ou ganhar. Os dois homens mais justos da história da humanidade, Sócrates e Jesus, morreram condenados pela Justiça. Os mais justos foram condenados pela Justiça. E nos deixaram coisas muito importantes como amor e coragem”.
(Eduardo Galeano)

Sobre o pedido de impeachment de Gilmar Mendes do STF:
"Quem 'acertou' foi a mídia corporativa, todos os jornalões – Globo, Folha, Estadão – e mais a Veja, o “jornalismo independente” de Ali Kamel na Globo, que não deram uma linha sequer sobre o pedido de impeachment. Durante 13 dias mantiveram seus leitores e telespectadores sem saber de nada. Todos eles sabem que para que certas coisas aconteçam é preciso que haja silêncio. Fizeram a parte deles. Sarney a sua. Nós temos que fazer a nossa exigindo que Gilmar Mendes seja chamado às falas e se explique, como já fez com o presidente da República por causa de uma gravação, que tal como Conceição, ninguém sabe, ninguém viu."
(Antonio Mello sobre o arquivamento pelo Senado do pedido de impeachment de Gilmar Mendes do STF)

Sobre Internet e Política:
"A mídia digital (Internet) está tomando conta. As pessoas estão impondo outro modo de governança. Há uma politização dos indivíduos na rede nunca vista no mundo e que está acima dos partidos e dos governos. E, se os partidos ou governos não se antenarem serão levados de roldão. Quando eles menos esperarem terá uma multidão na porta pedindo mudanças e eles, se não acompanham os debates na internet, não saberão nem que mudanças que as pessoas querem."
(José de Abreu)

Sobre justificativas de aprovação do Novo Código Florestal:
"Ontem, logo após a votação do Código Florestal, a deputada Manuela D`Ávila (PCdoB-RS), pelo twitter, tentou justificar para mim o texto aprovado, dizendo que as reivindicações do PV tinham sido incluídas. Isso posterior à sua exclamação, direcionada a mim: “Quanta desinformação!” Pois bem, fui conferir e o PV inteiro votou “NÃO”. Ainda segundo a deputada Manuela D’Ávila bastaria ler o texto na íntegra para entender a expressiva votação a favor. Eis que tive outra idéia, bem mais célere: fui ao twitter do deputado Ronaldo Caiado; constatei um clima que era pura comemoração. Coisas do tipo: @vgvictoria kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk arrasou @deputadocaiado. Se o deputado Ronaldo Caiado (ruralista) explodiu em alegria tornou-se desnecessária a leitura integral do texto sugerida pela Manuela para saber qual texto foi aprovado."
(Gerson Carneiro sobre a tentativa de explicação da deputada para aprovação do Novo Código Florestal)

Sobre a prisão de Pimenta Neves e a justiça brasileira:
"O caso Pimenta serve para agigantar o que todos nós já sabíamos - e muitas vezes porque fomos lesados quando, na verdade, deveríamos ter sido protegidos: a ineficiência da justiça brasileira não se limita à falta de preparo dos funcionários, à falta de magistrados, à falta de revisão nas leis e no judiciário ou à falta de recursos para agilizar a máquina. A ineficiência está na alma do povo brasileiro, que se acostumou a aceitar e não se indignar diante de casos como esse."
(Fernanda Dannemann sobre a tardia prisão de Pimenta Neves)

Sobre o "Kit anti-homofobia":
“O governo defende a educação e também a luta contra práticas homofóbicas. No entanto, não vai ser permitido a nenhum órgão do governo fazer propaganda de opções sexuais. Nós não podemos interferir na vida privada das pessoas. Agora, o governo pode sim fazer uma educação de que é necessário respeitar a diferença, que você não pode exercer práticas violentas contra aqueles que são diferentes de você."
(Presidenta Dilma Roussef sobre sua desaprovação do"kit anti-homofobia" que estava em elaboração pelo Ministério da Educação para ser distribuído como material didático às escolas e que deverá ser refeito)

Sobre a hegemonia americana e inglesa:
“Países como a China, o Brasil e a Índia estão crescendo, criando mercados e oportunidades para nossos povos. Tais nações crescem porque estão baseadas nos valores que os EUA e o Reino Unido defendem. Há quem acredite que tal crescimento virá junto com a decadência inevitável da influência de nossos países no mundo. Há quem diga que essas nações são o futuro e nós o passado, mas isso está errado. O tempo para nossa liderança é agora.”
(Barack Obama Bin Landen em discurso na Inglaterra)

26 de maio de 2011

Profissionais odiados?

Interessante essa matéria publicada no G1. É de uma série denominada "Concursos & Empregos".
Para quem está na dúvida...

“Ele pegou a ordem judicial da minha mão, rasgou, pegou o revólver, pôs na minha cabeça e disse ‘eu vou contar até dez, se você ainda estiver [aqui], eu vou descarregar o revólver todinho na sua cabeça’”, relata a oficial de Justiça Monica Reis Valverde. Há 30 anos, ela tem uma rotina de ameaças e agressões, que, em menor ou maior grau, também é a de outros profissionais que lidam com o público em situações delicadas, como atendentes de call center e guardas de trânsito.
Para a oficial Monica, de São Bernardo do Campo (SP), poucos entendem sua função, para a qual, segundo ela, não há treinamento. “A profissão é conhecida para o público em geral como entregador de cartas, um carteiro. Na realidade, [o oficial] é uma autoridade para cumprir ordens do juiz, como apreender uma criança, apreender um veículo, fazer um despejo, decretar uma falência, etc”. No dia em foi ameaçada, ela saiu do lugar onde estava o homem armado, mas avisou a polícia e ele foi preso logo em flagrante depois. “Ser oficial é pra quem realmente não tenha receio, não tenha medo e esteja disposto a enfrentar, porque a barra é pesada”, diz.

Vejam o restante aqui: G1.

Um Festival Inusitado em São Paulo: PopPorn

Aproveitando o clima 'sexy', suscitado pelo post "Musa da Semana" (abaixo), informamos que está acontecendo em São Paulo (provavelmente única cidade do país capaz de produzir e encarar um evento desses) a primeira edição do "PopPorn Festival", iniciativa baseada em algo semelhante que acontece anualmente em Berlim.
Começa hoje e vai até domingo. O ênfase é na exibição de filmes, tanto antigos como novos, mas haverá também palestras, debates, exposições, festas, etc.


Os organizadores explicam do que se trata:
(...) "É um evento multidisciplinar idealizado por diversos profissionais de distintas áreas das artes, cultura e comunicação. O evento – que ocupará várias partes da cidade de São Paulo – surge em um momento crucial para trazer à tona o debate sobre temas tão comuns, que afetam a todos, mas que são tão manipulados, demonizados e mitificados diariamente que aprendemos a escondê-los debaixo do tapete: sexo, sexualidade, pornografia.


Nosso objetivo principal não é fornecer argumentos fáceis ou definir gêneros, fetiches, ideologias sexuais. Queremos saber por que a pornografia tem uma fama tão ruim. Será que a pornografia pode ser evitada em um mundo cada vez mais sexual? O que é pornografia, para começar a discussão? Como entender o tema? Ainda que as perguntas possam parecer simples e diretas, elas suscitam respostas diversas, opiniões ecléticas, sendo quase impossível chegar a um consenso."(...)

Leiam a explicação toda aqui.


Embora extremamente polêmico, tem tudo para ter casa cheia em todas as exibições. Detalhe: busca atender a todos os direcionamentos sexuais.
Embora possa parecer estranho e, para muitas pessoas, extremamente desconfortável, é bom refletir porque o sexo anda tão presente, por exemplo, nas milionárias novelas das 9 e em outros seriados e filmes das TVs abertas e por assinatura. Com certeza nos debates desse festival isso será citado.


A programação dos filmes é bem eclética e vai das comédias maliciosas (e quase inocentes, se compararmos com outras produções) que eram as pornochanchadas brasileiras dos anos 1970 como "As histórias que nossas babás não contavam" (1979) até clássicos do cinema mundial como "O último tango em Paris" (1972) com Marlon Brando.
Na parte hardcore (se é que podemos chamar assim) clássicos como "The Devil in Miss Jones" (1973) e novidades como "Dirty Diaries" (2009) - uma coletânea com treze filmes curtos, todos dirigidos por mulheres cineastas da Suécia - e "Malice in Lalaland" (Bélgica, 2010).


Mais informações em
Folha.com

Musa da Semana: Fernanda Vasconcelos

E o nosso bom gosto continua marcando presença aqui. : )

Fernanda Vasconcelos é uma das melhores revelações da dramartugia entre as que surgiram na TV nos últimos cinco anos.

Ela participou de um filme chamado "Por Trás do Céu", mas confesso que não vi nem tenho maiores informações sobre essa produção que teria sido realizada em 2009.

Além de excelente atriz tem uma beleza que é unanimidade. E parece ser super simpática.
Muitas qualidades, né não?

É por isso que ela é a nossa homenageada desta vez na série "Musa da Semana".

É paulista e tem 26 anos.

Vale a pena ser fã incondicional...













25 de maio de 2011

The Book Is On The Table: "Um Dia"

Não é nosso hábito comentar aqui livros que não lemos ainda.
Mas... como este acaba de ser lançado aqui no Brasil e devido à expectativa tanto do livro como do filme (que estreia mês que vem) resolvi fazer esse post apenas como uma indicação para quem está procurando um bom livro de ficção romântica.

Pelos meus cálculos só deverei ler mesmo em junho e aí me atenho a alguns comentários feitos por outras pessoas e pelo sucesso do mesmo na Inglaterra para fazer a indicação.
Artur Xexeo, por exemplo, diz que essa obra do britânico David Nicholls é o "Love Story" dos 2000. Para quem não sabe, "Love Story" foi a referência romântica dos anos 70. Também um livro que virou filme.

A sinopse da Editora Intrínseca dá uma noção do desenvolvimento temático, que se assemelha a um filme (ou melhor, já veio pronto para virar filme):

"Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas — vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida. "Um dia" é um fenômeno editorial no Reino Unido, sucesso absoluto de crítica e público, e teve o roteiro adaptado para o cinema pelo próprio autor, David Nicholls. O filme, dirigido pela cineasta dinamarquesa Lone Scherfig, que também dirigiu Educação, traz a atriz Anne Hathaway no papel de Emma Morley."

Em seu comentário, o mesmo Artur Xexeo termina com uma referência a Charles Dickens, citado no final do livro:

"'Um dia' é assim, fala um pouco de todos nós. E como, muitas vezes, a gente não percebe que a felicidade está logo ali, ao alcance de nossas mãos. Vinte anos é tempo demais para a gente esperar que as coisas dêem certo. Às vezes, um dia, só um dia, tem todas as dicas de que a felicidade é possível. É só prestar atenção.
Um trecho extraído do “Grandes esperanças”, de Charles Dickens, funciona como epígrafe do livro e resume o que o autor quer dizer:
'Foi um dia memorável, pois operou grandes mudanças em mim. Mas isso se dá com qualquer vida. Imagine um dia especial na sua vida e pense como teria sido seu percurso sem ele. Faça uma pausa, você que está lendo, e pense na grande corrente de ferro, de ouro, de espinhos ou flores que jamais o teria prendido não fosse o encadeamento do primeiro elo em um dia memorável'.”

Leia mais aqui: Blog do Xexeo.

24 de maio de 2011

Câmara dos Deputados cumpre o seu papel

A Câmara acaba de aprovar o novo Código Florestal, votando contra a vontade de Dilma.
Ok eles podem.
Estão votando emendas agora.
Depois vai para o Senado.
Enquanto isso mais dois assassinatos anunciados de lideranças ambientais (ativistas contra o desmatamento) se efetivaram hoje no Pará e o desmatamento no Mato Grosso e Amazônia dispara.
Em homenagem aos ilustres deputados, pela aprovação de hoje, segue uma adaptação musical.


Novo Código Florestal: Dilma recebe ex-ministros

Muito legal a iniciativa da Presidente(a?) Dilma Rousseff de receber os ex-Ministros do Meio Ambiente, conversando com eles a respeito do novo Código Florestal.
A principal informação é a seguinte: Dilma pode vetar na íntegra o projeto!
Vejam os detalhes.
Fontes: Blog do Planalto e G1.

"A presidenta Dilma Rousseff recebeu, na manhã esta terça-feira (24/5), no Palácio do Planalto, oito ex-ministros do Meio Ambiente para uma reunião sobre a proposta do Novo Código Florestal, em tramitação na Câmara dos Deputados. No encontro, o grupo entregou à presidenta carta aberta sobre o Novo Código Florestal, mesmo documento apresentado ontem (23/5) ao Congresso Nacional.

A audiência durou cera de uma hora. Neste encontro, a presidenta Dilma estava acompanhada pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Estiveram no Palácio do Planalto os ex-ministros Carlos Minc, Marina Silva, José Carlos Carvalho, Sarney Filho, Henrique Brandão Cavalcanti, Rubens Ricupero, Fernando Coutinho Jorge e Paulo Nogueira Neto."

____________________________________________________

"A presidenta Dilma manifestou apreensão em relação a alguns pontos que ela considera inaceitáveis. A anistia a desmatadores, por exemplo, ela considera inaceitável. A ideia da ocupação pecuária de APPs é inaceitável. E manifestou mais uma coisa: que, se houvesse algum tipo de formulação que impedisse um veto parcial, poderia chegar até a um veto total”, afirmou o ex-ministro Carlos Minc.

A ex-ministra Marina Silva também afirmou que Dilma se comprometeu a vetar o projeto se o texto do novo código representar um retrocesso em relação à proteção do meio-ambiente. “Ela disse que qualquer coisa que significar a desconstrução do acordo assumido na campanha, ela vai vetar”, afirmou.

Segundo Marina Silva, Dilma disse que o aumento de mais 400% no desmatamento em março e abril deste ano é decorrência da expectativa de aprovação de pontos da proposta de reforma da legislação ambiental que permitem anistia a desmatadores e ocupação de áreas de preservação permanente.

"A presidente Dilma manifestou sua preocupação com o aumento do desmatamento em 450% só com a expectativa de aprovação da lei", afirmou a ex-ministra.

"Dilma manifestou que tem a sensação que esse aumento do desmatamento no Mato Grosso e em outras áreas tem, realmente, a ver com a expectativa que se criou de que se pode fazer qualquer coisa nas APPs e que os desmatamentos poderão ficar impunes", complementou Carlos Minc."

Será que é verdade? Suíça, FIFA e CBF (segundo a BBC)

É bom nos preocuparmos com a Copa de 2014 no Brasil.
Seu sucesso vai ser essencial para a imagem do país e para o sucesso do que vem a seguir: as Olimpíadas do Rio em 2016.

Entre tantas coisas que merecem atenção está a notícia abaixo.

Não vi isso divulgado em lugar nenhum aqui no Brasil, a não ser no Blog do Juca Kfouri, que reproduzimos a seguir (foi numa intervenção hoje na radio CBN, mas eu tinha ouvido ele falar nisso ontem a noite na ESPN Brasil).
Preocupante...

A BBC acusa a Fifa, Ricardo Teixeira e João Havelange

"O programa de TV “Panorama”, da BBC de Londres, afirmou ontem à noite que a Fifa está impedindo a divulgação de um documento que revela a identidade de dois dirigentes da Fifa que foram forçados a devolver dinheiro de propinas em um acordo para encerrar uma investigação criminal na Suíça no ano passado.

Um desses dirigentes é Ricardo Teixeira, do Comitê Executivo da Fifa, presidente da CBF e do Comitê Organizador da Copa do Mundo no Brasil.

O acordo encerrou uma investigação sobre propinas na casa dos 100 milhões de dólares pagas a altos dirigentes da Fifa na década de 1990 por uma empresa de marketing esportivo, a falida ISL.

Além de Ricardo Teixeira, a investigação do Panorama cita o ex-presidente da Fifa João Havelange.

Só Teixeira, segundo o programa da BBC, recebeu 9 milhões e meio de dólares.

Tanto ele quanto Havelange se recusaram a responder as perguntas do programa.

Como Teixeira viaja hoje para Suíça é possível que lá ele se manifeste depois de conversar com Joseph Blatter, que tenta evitar a divulgação dos detalhes do caso, como já determinou um juiz da cidade suíça de Zug, para não ver atrapalhado o seu plano de reeleição na presidência da Fifa na semana que vem."

Juca Kfouri para o Jornal da CBN desta terça-feira, 24 de maio de 2011.

Atualização 13:30h: Ouçam aqui na Radio Estadão ESPN maiores detalhes.

O Facebook e o ilustre aniversariante do dia: Bob Dylan

Até que procuro fugir do assunto 'música', buscando dar um espaçamento nesse tema entre as postagens.
Mesmo porque nosso blog é multidisciplinar. Mas nem sempre consigo.
Ainda bem que o Luiz Felipe Muniz faz suas intervenções com assuntos como o do 'urso, as flores e o sumiço do gelo' (abaixo).

Bem, o título do post se refere ao ilustre aniversariante do dia.
Não foi o Facebook que me avisou.
Como sabem essas redes sociais nos avisam sobre os aniversários dos amigos.
Infelizmente nem todos os meus amigos fazem parte do Facebook.
Não que eu seja um usuário muito animado. Pouco atualizo "meus pensamentos", links, fotos. Nem participo dos joguinhos e desafios. Nada contra. É que não tenho tempo mesmo.
Mas que é uma boa agenda para lembrar aniversários, isso é.

Bob Dylan não é meu amigo no Facebook, mas não precisa.
Ele não precisa de mais nada.
Só ser reverenciado, sobretudo hoje, 24 de maio, dia em que está completando 70 anos.
"Septuagenário", é isso?

Sobre a obra de Dylan, o cantor Zé Ramalho (um dos intérpretes do compositor, cantor e poeta no Brasil) disse: "Ele é diferente por causa da sua visão como artista da sua época e contemporâneo até hoje. Ele consegue ter a originalidade dos gênios e, ao mesmo tempo, os sentimentos dos que sentem os desesperos e angústias do mundo. E ele transporta isso para sua música e poesia. É um artista diferenciado por causa da extensão e profundidade da sua obra. Até hoje, ele permanece como artista único na sua veia de compositor e no seu estilo de cantar/falar suas letras longas e delirantes".
Zé Ramalho era chamado de "Bob Dylan do sertão", por causa do seu estilo de profeta, profundamente influenciado pelo americano.

No início de sua carreia (a quase 50 anos) Bob Dylan se inspirou no menestreis de linhagem folk, com suas canções de protesto político e crítica social. Depois eletrificou seu som e se tornou um cantor de rock diferenciado. Teve fases românticas, religiosas, existenciais e de puro ativismo político.

É uma exceção no mundo musical. Todos que conhecem sua obra o consideram gênio. Mesmo nos meio intelectuais, literatos respeitam suas criações como sendo algo que vai muito além da música.

Mas tem um problema nessa história. Não estou gostando nada de ver meus ídolos da juventude se aproximando do que antigamente chamávamos de "velhice". É que é um sinal de que eu também estou indo prá lá! Bem se chegar aos 70 e ir além com qualidade de vida já tá muito bom. Sinal que não seguimos aquela "máxima" dos anos 70: "viva intensamente, morra jovem". Bob Dylan, Mick Jagger, Paul McCartney e tantos outros estão indo muito bem e eu pretendo seguir a mesma linha... Todos nós, né?

Feliz aniversário, Bob!

Atenção jovens: essa não é música do Guns N' Roses que o Bob Dylan está cantando. É o contrário: a canção do Dylan é que foi gravada décadas depois pela banda de Axl Rose.

Bob Dylan performing "Knockin' On Heaven's Door"


Guns N' Roses - Knocking on heaven's door

23 de maio de 2011

No improvavel ate Urso Polar se encontra perdido!

Pois daqui em diante teremos muito mais a pensar sobre o futuro das coisas que nos cercam.

Nao serao somente tornados mortais que nos desafiarao, mas muito mais do que os sentidos e as formas adaptativas inovadoras...em nosso tempo ate urso polar anda perdendo o rumo...as mudancas climaticas estao impondo velozmente muitas frentes de adaptacao, e penso que ainda veremos muito mais...

"A expressão boquiaberta do urso-polar na foto acima não é à toa. No local que poderia estar repleto de gelo - como é comum na região -, um campo cheio de flores roxas domina a paisagem do Ártico.
A foto foi produzida pelo fotógrafo Michael Poliza, que disse que apesar dos ursos serem animais solitários, este que surgiu vagando no meio das flores parecia ter um olhar triste, como se não soubesse para onde a neve tinha ido. As imagens mostram a região da Baía de Hudson, no Canadá."

SAIBA MAIS

Uma lenda viva no Rio de Janeiro

Beatles 4ever!
Mais de 20 anos depois Paul McCartney retorna ao Rio e comprova que Beatles serão mesmo para sempre!

Das notícias ruins até Paris

O noticiário desta segunda-feira está "movimentado": tornado no Missouri (EUA), vulcão na Islândia, naufrágio em Brasília (no lago), etc. No "segundo caderno", o resultado do Festival de Cannes, o show do Paul McCartney no Rio, a publicação da isenção de impostos para fabricação de tablets no Brasil ("O governo publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira (23) a medida provisória número 534, que incluiu os tablets na chamada Lei do Bem") etc.
Fico com o segundo-caderno...
Opção feita, vi um pouco do torneio de Roland Garros nessa manhã. Entre os sets a TV mostrava em HD algumas imagens de Paris.
Em que pese a difícil situação econômica européia (sobretudo Grécia, Portugal e Irlanda) e o comprometimento das negociações com o FMI devido à bizarra situação do francês Dominique Strauss-Kahn, a França continua sendo uma referência de beleza, sobretudo Paris.
No video abaixo, uma pequena amostra da vida na "cidade luz".
Quanto às notícias ruins, só nos resta seguir em frente...

22 de maio de 2011

John Coltrane: Um Amor Supremo

Quando vou fazer alguma tarefa caseira no fim de semana costumo colocar alguma musiquinha como "trilha-sonora".
Na verdade acho que é o contrário: faço a tarefa enquanto fico atento ao principal - a música!
Hoje ouvi Miles Davis ("Kind of Blue") e John Coltrane ("A Love Supreme").
Não é uma música que - a meu ver - funciona bem durante o dia.
Jazz é música noturna. A não ser que seja um dia chuvoso ou pelo menos nublado e frio. Para mim Jazz não combina com o sol forte de verão. Bem, tem aquele estilo fusion que foi chamado nos anos 80 de Jazz Brasil. Esse sim, mas é outra história.
Na hora em que ouvi, neste domingo, um vento frio soprava e as nuvens cobriam a luz do sol. Sinais outonais de um provável inverno mais rigoroso que se anuncia.
O video abaixo traz uma música do Jonh Coltrane. Faz parte do disco "A Love Supreme", de 1964.
Coltrane foi um gênio do mesmo calibre de Miles, só que produziu menos.
Ele foi o primeiro (talvez o único) que buscou, dentro do Jazz, oferecer ao ouvinte uma experiência espiritual, fruto de sua próprias sensações a respeito da presença de Deus.
À frente de seu tempo, uniu visões místicas do ocidente e do oriente.
Ouvir determinadas criações de John Coltrane - no momento certo - pode mesmo ser um momento de meditação. Mas tem de estar conectado.
Sobre ele, Peter Michael Hamel ("O Autoconhecimento Através da Música"), citando Joachim Berent ("A Música e a Meditação"), escreveu: "Coltrane tocava seu sax-soprano com a sonoridade oriental da shenai ou da sukra. Esta maneira de tocar somente se impôs mundialmente ao se introduzir um elemento ideológico, a inclinação de Coltrane para a religiosidade asiática. Ele conscientizou grande parte do ambiente jazzístico americano sobre a realidade da meditação, e sob sua influência muitos dos músicos que tocavam com ele começaram também a meditar."
É bom frisar que estamos falando da primeira metade dos anos 60.
Coltrane falando sobre "A Love Supreme": "Louvado seja o nome do Senhor. Ondas de pensamento, ondas de calor, todas as vibrações levam a Deus... Deus respira integralmente através de nós tão ternamente que mal o sentimos... Ele é nosso todo... Eu te agradeço, Deus."
Ao som de Coltrane (música "Psalm") e de sua mensagem através de suas criações, desejamos uma boa semana a todos.


Wikipedia:
A Love Supreme - Esse disco, considerado sua magnum opus, é um ode à sua fé no amor e em Deus (não necessariamente o Deus cristão - na capa do disco Meditations ele diz "Eu acredito em todas as religiões"). Este interesse espiritual iria caracterizar muito a forma de tocar e compor de Coltrane a partir de então, como pode ser visto em álbuns como Ascension, Om eMeditations. O quarto movimento de A Love Supreme , "Psalm", é, de fato, um arranjo baseado em um poema feito para Deus por Coltrane e impresso no álbum. Coltrane toca quase exatamente cada nota para cada sílaba do poema, baseando suas frases nas palavras.

21 de maio de 2011

Sacanagem! O mundo não acabou!

São 20:15 h de sábado e eu vou é sair daqui a pouco para um bom Chopp (ou vinho, pois a temperatura caiu muito).
Estava preocupado em não poder "beber umas" hoje à noite por conta do provável fim do mundo, segundo uma seita dessas aí.
Ia ser hoje, no início da noite. Até agora nada. De qualquer forma, como garantia, vamos sair mais cedo. Vai que o mundo acaba às 23:59h?!
Nesse caso já garantimos a noite de sábado.
É claro que, por conta desse fato, acabei me lembrando de uma música.
E ainda achei um video raro.
Foi no primeiro Rock in Rio. E eu estava lá!
É a hilária "Nostradamus" do Eduardo Dusek.
Boa noite de sábado e bom domingo.


Um pedido, um " impeachment", um "Supremo"...um novo Brasil!

Depois de tamanha ausencia deste espaco construido na jovem democracia brasileira, e, diante deste novissimo Brasil pos-gestao do Lula, o operario, eu procuro o caminho de volta e trago no cesto o berro magnanimo de um ilustre advogado, Piovesan, aquele que teve a honra e a coragem genuina de encaminhar pedido de impeachment, ao Senado Federal, do polemico e conhecido Ministro do STF, Gilmar Mendes...

A peti'cao eh longa, os argumentos sao agudos, claros, diretos... o pedido eh um brado de liberdade e justi'ca neste Brasil desperto.

N'ao perca a oportunidade de conhecer o que fez este ilustre brasileiro, cidad~ao por excelencia, ao arguir um Ministro do Supremo Tribunal Federal da Republica Brasileira, com fatos, com dados e com incomum e destemida argumentacao jur'idica.

Leia na integra aqui:  AQUI

Veja tambem: CONVERSA AFIADA

Fim de Semana Esportivo

Neste fim de semana, coisas boas para acompanhar no esporte: centenário das 500 milhas de Indianápolis (hoje tem o "pole day", com destaque para o brasileiro Helio Castroneves); início do torneio de Roland Garros (Paris; segundo Grand Slam da temporada) com destaque para o incrível sérvio Novak Djokovic que deve chegar ao topo nesta etapa; início do Campeonato Brasileiro de Futebol 2011; etc.
Mas o destaque do dia é a comemoração da conquista por Adriano Mineirinho da etapa brasileira (Arpoador e Barra da Tijuca) do Circuito Mundial de Surf (WT). Com isso, pela primeira vez na história desse país, um brasileiro passa a liderar o ranking da elite mundial do surf!

As belas canções pop dos anos 80 (1)

Em se tratando de música Pop, a década de 1980 até que foi interessante.
A bem da verdade começava ali, de forma mais clara, a busca de uma única coisa na produção musical (por parte da indústria): dinheiro!
Nada contra. Tudo contra.
A matéria é polêmica e não temos tempo para essa análise e nem sei se isso interessaria aos nossos leitores.
O ênfase nesse post é em uma singela seleção musical. Apenas. Para um sábado.
Mas, pelo menos podemos dar uns "pitacos", concordam?
Embora a 'grana' fosse o fio condutor, tivemos naquela década uma geração profundamente influenciada pelos anos 60 e 70, esses sim com preocupações de ver a música como forma de expressão artística e não somente como lazer e indústria.
O resultado é que no Pop-Rock tivemos jovens que, embora totalmente enquadrados na questão de sobrevivência financeira, conseguiram criar canções que tinham alto apelo popular mas que primavam por uma preocupação de forma e conteúdo. Melódico e harmônico.
As canções românticas foram talvez o grande destaque, pois se referenciavam tanto na Soul Music, quanto no Folk, formas mais acessíveis das referidas décadas anteriores.
Com o tempo isso foi se perdendo e as décadas posteriores foram - no mínimo - confusas.
Fizemos uma seleção com algumas daquelas belas canções pop que sobreviveram bem ao passar do tempo (pela nossa ótica, é óbvio).
Nenhuma obra-prima, mas... faltam coisas assim hoje.
Nesta seleção: Atlantic Starr, Bangles, Berlin, Bryan Adams, Christopher Cross, Dan Hartman e George Michael.
Ainda neste sábado ou amanhã faremos uma continuação.
É claro que isso vai agradar aquela faixa etária de mais de 40...
Bom fim de semana!

20 de maio de 2011

Meu pozts é inadequados?

Vocês devem estar sabendo sobre uma polêmica envolvendo a distribuição, pelo MEC, de um livro que recomenda que sejam classificados como "inadequados" os erros gramaticais (e não "erros" mesmo).
Acho no mínimo perigoso isso, embora saibamos todos que a linguagem (oral e escrita) é dinâmica.
Mas, já que existem as regras, vamos obedecê-las ou modificá-las, mas não aceitar o erro como normal.
Eu, por exemplo, cometo muitas falhas. Não sou nenhum expert na língua portuguesa. Mas, se fico sabendo que vale tudo, aí mesmo que só vou piorar...
Vale-tudo só no MMA que, diga-se de passagem, tem suas regras também, apesar da aparente porradaria sem critérios.
Olhem só o texto engraçado do Carlos Eduardo Novaes, do JB, sobre o assunto:

Livros pra inguinorantes,
por Carlos Eduardo Novaes

"Confeço qui to morrendo de enveja da fessora Heloisa Ramos que escrevinhou um livro cheio de erros de Português e vendeu 485 mil ezemplares para o Minestério da Educassão. Eu dou um duro danado para não tropesssar na Gramática e nunca tive nenhum dos meus 42 livros comprados pelo Pograma Naçional do Livro Didáctico. Vai ver que é por isso: escrevo para quem sabe Portugues!

A fessora se ex-plica dizendo que previlegiou a linguagem horal sobre a escrevida. Só qui no meu modexto entender a linguajem horal é para sair pela boca e não para ser botada no papel. A palavra impreça deve obedecer o que manda a Gramática. Ou então a nossa língua vai virar um vale-tudo sem normas nem regras e agente nem precisamos ir a escola para aprender Português.

A fessora dice também que escreveu desse jeito para subestituir a nossão de “certo e errado” pela de “adequado e inadequado”. Vai ver que quis livrar a cara do Lula que agora vive dando palestas e fala muita coisa inadequada. Só que a Gramatica eziste para encinar agente como falar e escrever corretamente no idioma portugues. A Gramática é uma espéce de Constituissão do edioma pátrio e para ela não existe essa coisa de adequado e inadequado. Ou você segue direitinho a Constituição ou você está fora da lei - como se diz? - magna.

Diante do pobrema um acessor do Minestério declarou que “o ministro Fernando Adade não faz análise dos livros didáticos”. E quem pediu a ele pra fazer? Ele é um homem muito ocupado, mas deve ter alguém que fassa por ele e esse alguém com certesa só conhece a linguajem horal. O asceçor afirmou ainda que o Minestério não é dono da Verdade e o ministro seria um tirano se disseçe o que está certo e o que está errado. Que arjumento absurdo! Ele não tem que dizer nada. Tem é que ficar caladinho por causa que quem dis o que está certo é a Gramática. Até segunda ordem a Gramática é que é a dona da verdade e o Minestério que é da Educassão deve ser o primeiro a respeitar."

19 de maio de 2011

Melancolia, por Lars von Trier

Um dos poucos filmes que eu não me animei a ver até hoje por sua densidade é "Anticristo" do cineasta dinamarquês Lars von Trier , aquele que foi do movimento Dogma 95 (algo como o velho "uma câmera na mão e uma ideia - nesse caso sempre incômoda - na cabeça").

Aliás, se você - caro(a) leitor(a) do blog - não viu, informe-se antes de pegar na locadora. Quando ele o realizou estava tentando se recuperar de dois anos de depressão. Exorcizou seus demônios ali.


Eu sempre encarei bem esse tipo de filme que desafia as emoções e o estômago do espectador, mas acho que estou ficando velho... rs.

Pois ele lançou ontem em Cannes o seu mais recente longa metragem chamado "Melancolia". Segundo o diretor trata-se de "um filme romântico com toques de humor". Eu não acredito nele não, mas acho que esse vai dar pra ver.

No universo particular desse respeitado (por muitos especialistas) cineasta as coisas se misturam além da conta e nesse filme parece não ser diferente. Melancolia é o nome de um planeta azul que está em rota de colisão com a Terra. Enquanto isso um belo casamento acontece. No mesmo momento crises familiares e existenciais se impõe: nada de finais felizes. É ficção científica, é drama, etc.

A bela Kirsten Dunst é uma das figuras centrais do filme e, para quem não se lembra, é a namoradinha do Homem-Aranha. E tem também a Charlotte Gainsbourg.

Parece que o filme é sobre o fim do mundo, o fim das relações, etc. Filme romântico com toques de humor? O título diz tudo... Mas pode ser uma "bela história sobre o fim do mundo". Com gosto amargo, é claro. Lars não ia perder a oportunidade...



Olha ele aí, junto com a Kirsten Dunst e a Charlotte Gainsbourg
P.S.: Enquanto terminava de escrever este post li que o Lars von Trier foi considerado "persona non grata" em Cannes. Motivo: andou "detonando" os israelenses e, ironicamente como sempre, dizendo "entender a posição de Hitler". Depois pediu desculpas em nota: "Se eu ofendi alguém esta manhã com as palavras que disse na coletiva de imprensa, peço desculpas sinceras. Não sou antissemita ou racista de qualquer maneira, e muito menos nazista".
O problema é que ele gosta de humor negro e se expressa em inglês que não é a lingua dele.
Mais recente declaração, feita hoje: "
Me arrependo do que eu disse. Quer dizer, me arrependo de ter dito isso na conferência de imprensa. Eu poderia dizer isso para os meus amigos, porque eles me conhecem e sabem que eu não sou um nazista. A imprensa escandinava, que me conhece melhor também, nem tocou no assunto. Tem a ver com um tipo de humor, que não cabe para declarações públicas, mas tem a ver também com algumas palavras sendo colocadas fora de contexto. Mas eu realmente sinto muito pelo fato de ter ferido algumas pessoas. Definitivamente, não era minha intenção”.

Fácil, fácil. Para a sobremesa

Tínhamos o hábito aqui no blog (sempre multidisciplinar) de postar umas receitas legais.
Faz tempo que não fazemos isso. E olha que tínhamos um público fiel para esse tipo de post.

Pois então... Segue uma bem simples de um doce tradicional: pudim de pão (enriquecido com café e chocolate).
Quem dá a receita não é nenhum Claude Troisgros, nem Jamie Oliver, nem Nigella (que são ótimos) mas um desconhecido "culinarista" lá de Cuiabá.
Ok, é calórico. Mas para o fim de semana dá para encarar, né?
Além disso você ainda aproveita os pães que sobraram.
Economia & meio-ambiente!

18 de maio de 2011

Festivais de Jazz e Blues em Junho: BMW e Rio das Ostras

O crescimento do país e o Real mais forte tem proporcionado - além dos conhecidos benefícios para população, como o aumento da taxa de emprego formal e de renda - coisas boas no item cultura & lazer.
Nem precisamos enumerar aqui os fatos, mas é certo que o Brasil é agora (e será durante muito tempo) o país da moda.

Isso é só uma introdução para afirmar que no mês que vem o nosso país será a "capital mundial" do Jazz & Blues
por conta de dois festivais importantes: BMW Jazz Festival e Rio das Ostras Jazz e Blues Festival.
Dois eventos de peso no cenário internacional e que apontam uma tendência de ficarmos definitivamente no circuito principal da música no mundo.


Pela primeira vez acontece aqui o festival promovido pela BMW (a empresa alemão de automóveis de luxo).
A edição principal vai ser em São Paulo nos dia 10, 11 e 12 de junho.
Vai ter uma versão carioca, reduzida mas ainda de altíssimo nível, nos dias 13 (uma segunda-feira) e 14.

No Rio vai ser no Teatro Oi Casa Grande (Leblon) com ingressos a R$ 100,00 (inteira) e R$ 50,00 (meia).

Dia 13: Joshua Redman Trio e Wayne Shorter Quartet

Dia 14: Sharon Jones & The Dap-Kings e Marcus Miller - Tutu Revisited

Sei que nem todos que frequentam o blog são iniciados nos meandros jazzísticos, mas se quiserem saber mais detalhes desses artistas confiram aqui:
BMW Festival.

Sharon Jones & The Dap-Kings
Já o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival vai para sua nona edição.
Como o nome diz, acontece na agradável cidade litorânea do estado do Rio de Janeiro.

Começa no dia 22 de junho (quarta-feira) e vai até o dia 26 (domingo), no feriado de Corpus Christi.

É um festival do tipo "imersão total" com shows em quatro locais diferentes e ao longo de todo o dia: 11:30h no anfiteatro do centro, 14:15h no anfiteatro da Lagoa de Iriry, 17:15h no palco armado da Praia da Tartaruga e 20:00h no palco principal em Costazul.

Detalhe importante: tudo isso de graça!

Tenho acompanhado todas as edições do Festival e não me decepcionei com nenhuma.

Os shows durante o dia são legais pela proximidade dos artistas com a plateia.
Os da noite são fantásticos pela superpodução tanto do palco, como do local, que oferece bares, restaurantes, lojas, etc. É possível, por exemplo, assistir aos shows tomando um bom vinho nos restaurantes armados com vista para o palco. Legal né? Nesse caso só tem que chegar cedo...

O fato de não serem cobradas as entradas pode assustar alguns no que se refere à possibilidade de tumultos. Isso nunca aconteceu. Pelos próprios estilos musicais o público atraído é bem tranquilo.

Sobre as atrações já comentamos aqui no blog pelo menos uma: o grupo Yellowjackets. Confiram
aqui.
Com relação às demais, tinha pensado em fazer um post para cada uma delas, mas fica mais fácil vocês conferirem no próprio site oficial do festival:
Rio das Ostra Jazz e Blues.

Em outros anos eu até fazia um roteiro básico de "imperdíveis" para os amigos. Esse ano nem vou arriscar. Todos são bons e vai depender da disponibilidade de quem puder estar presente.

Só recomendo que não deixem de ir pelo menos uma vez a cada um dos locais sobretudo os vespertinos, já que a noite é obrigatório.

Com um pouco de sorte e se o tempo ajudar pode-se ver, por exemplo, o por do sol na Praia da Tartaruga ao som de uma atração internacional de Jazz ou Blues.
Praia, entardecer, música ao vivo... quer melhor?
Em tempo: não esqueçam da voz sensual de Jane Monheit!

Segue a programação:

DIA 22 de junho Quarta
COSTAZUL 20h: Orquestra Kuarup; Orleans Street Jazz Band; Igor Prado Blues Band

DIA 23 de junho Quinta

PCA SÃO PEDRO 11h30: Maracá
IRIRY 14h15: Nuno Mindelis

TARTARUGA 17h15: Jose James

COSTAZUL 20h: Ricardo Silveira; The Saskia Laroo Band; Azymuth e Léo Gandelman; Bryan Lee


DIA 24 de junho Sexta

PCA SÃO PEDRO 11h30: Blues Groovers & Cristiano Crochemore

IRIRY 14h15: Tommy Castro Band

TARTARUGA 17h15: Nicholas Payton Sexxxtet
COSTAZUL 20h: Jose James; Jane Monheit; Yellowjackets; Nuno Mindelis

DIA 25 de junho Sábado

PCA SÃO PEDRO 11h30: Rodrigo Nézio & Duocondé

IRIRY 14h15: The Saskia Laroo Band
TARTARUGA 17h15:Yellowjackets
COSTAZUL 20h: Roberto Fonseca Live in Marciac; Nicholas Payton Sexxxtet; Medeski, Martin & Wood c/ Bill Evans; Tommy Castro Band

DIA 26 de junho Domingo
PCA SÃO PEDRO 11h30: Thiago Ferté Quarteto
IRIRY 14h15: Bryan Lee

TARTARUGA 17h15: Medeski, Martin & Wood c/ Bill Evans

Sharon Jones & The Dap-Kings

A americana Jane Monheit cantando em português uma música de Ivan Lins

Rio das Ostras