28 de março de 2010

Crônica de fim de domingo


A ideia dos Blogs na Internet era a de um diário virtual. Acho que isso foi substituído pelo Twiter e a sua filosofia de urgência, em 140 caracteres: O que estou fazendo agora? E você? Bem, acho que, no mínimo, continuo respirando.
Mas o espaço dos Blogs continua como uma área de opinião e divulgação. O que não impede de colocarmos aqui algumas impressões do que andamos fazendo...
É que lá se foi mais um fim de semana e eu não sei muio bem se ele foi bom ou não. Se foi produtivo ou se mais uma vez vou ficar imaginando que não consegui resolver algumaspendências. Mas o fim de semana não é para descansar e se divertir? Não sei não.
Bem, finalmente consegui começar a fazer meu Imposto de Renda. Não que isso tenha me deixado feliz, mas era uma obrigação pendente. Além disso estava com medo de ter de pagar ao invés de ter restituição. Acho que vou ficar no zero a zero. Menos mal. Com tantas dívidas, uma a mais ia complicar.
Curioso é que olhei o total de rendimentos do ano passado e me perguntei para onde foi aquele dinheiro. Mas depois olhei os descontos para a Previdência Oficial, Previdência Privada, Despesas Médicas e, sobretudo, o Imposto Retido na Fonte e me dei conta de para onde foi a maior parte daquele dinheiro (e que eu não recebi...). Estou falando dos impostos diretos, mas os indiretos são ainda maiores. Espero que essa grana tenha sido bem empregada pelos governos federal, estadual e municipal, mas... não sei não...
Mas o que mais nesse fim de semana? Levei uma hora tornando o receptáculo do veículo automotor da família habitável. Em outras palavras, dei uma geral no carro.
Mas não é esse tipo de coisa que quero falar aqui. Ok, durante essa hora ouvi U2, Eagles, Moody Blues e Quella Vechia Locanda. Acho que não aproveitei para ouvir música enquanto lavava o carro. É o contrário. Isso é bom.
Mas vi TV também. Ou tentei ver. O julgamento dos Nardoni dominou o noticiário. E o Dourado deverá ser o vencedor do BBB10. O que uma coisa tem a ver com outra? Nada, a não ser que a massificação de episódios tão dispares mostra que a TV ainda não perdeu sua capacidade de direcionar o pensamento e as conversas das pessoas. Estou fora dessa. Me recuso a tomar parte desse circo, valorizemos nosso tempo.
Aí fui ver o Discovery Travel & Living e vi um episódio do "1000 lugares para conhecer antes de morrer". Era sobre uma cidade fria do Canadá. Legal, mas preocupante. É que faço 51 no mês que vem e não sei se tenho muito tempo (ou talvez, melhor: dinheiro) para conhecer esses mil lugares. Acho que vai ter de ser pela TV mesmo...
Comprei os jornais de hoje , mas só li (até agora) a crônica do Veríssimo e acho que foi ele que me inspirou nessa. Sobre o julgamento dos Nardoni: "Não quero entrar nesse pântano sulfuroso nem dizer coisas pseudoprofundas sobre os labirintos da alma humana. E prefiro não comentar o teatro de excessos em que se transformou o julgamento e seu entorno. Eu, egoisticamente, fora".
Na banca adquiri também o segundo volume da coleção "Clássicos" da Abril, que eu comentei aqui (vejam abaixo). É "Madame Bovary" de Gustave Flaubert. É a história da coitada que tenta escapar da monotonia de um casamento provinciano e acaba se dando mal. O próximo é a "Divina Comédia" de Dante.
Bem, o fim de semana não terminou e eu ainda vou tentar pegar a sessão da oito e assistir "Preciosa", um dos poucos que não vi entre os dez que concorreram ao Oscar. Mais um que deve ser melhor que o ganhador...
Em tempo: consegui arranjar tempo para uma boa conversa telefônica com um amigo que não vejo há tempos. Preciso arranjar tempo para reativar as reuniões que fazia aqui em casa com os velhos e bons amigos musicais. Perceberam? Utilizei a palavra "tempo" cinco vezes nesse parágrafo.
Espero que tenham tido tempo de chegar até aqui e não tenham achado que tenha sido perda de tempo.
A foto que ilustra esse texto eu tirei de uma mensagem que recebi. No texto falava que o desenho formado pelos pássaros ao por do sol (hora em que encerro essa crônica) era o "sorriso de Deus". Legal!
A música do dia é "Girassol", Cidade Negra. Ouçam e vejam as imagens logo abaixo.
Obrigado pela atenção. Boa noite de domingo e boa semana a todos.
Abraços do amigo Marcos.
Fui!

Atualizado às 22:40 h: Acabei de ver o filme "Preciosa". Vale a pena ir ao cinema assistir. O Blog recomenda! E realmente é melhor do que aquele que ganhou o Oscar (já me esqueci do título).

5 comentários:

Josiane disse...

MUITO BOA A SUA CRÔNICA MARCOS. VOCÊ TEM O DOM DA ESCRITA. PARABÉNS!

Marina Oliveira disse...

Meu pai é o cara *-* rsrsrs, adorei a crônica!

Marcos Oliveira disse...

Obrigado Josiane.
Marina vc é suspeita! Obrigado amor!
Bjs.

SANDRA REGINA disse...

legal, dificil encontrar blogs assim, sempre é aquela coisa q só fala de dieta ou decoraçao, ou noticias, ou isso ou aquilo. legal é ler blog q é diario q conta o dia a vida do jeito que ela acontece.
boa semana

Marcos Oliveira disse...

Obrigado pelas palavras e pela participação no nosso Blog, Sandra!
Bom feriado pra vc!