15 de março de 2010

Lula em Israel e na Palestina

Lula mais uma vez exercita seu carisma de grande estadista na política externa trabalhando agora mais diretamente pela paz no Oriente Médio.

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou nesta segunda-feira (15), em Jerusalém, sua visita oficial de dois dias a Israel defendendo o envolvimento de mais países nas negociações de paz no Oriente Médio. Além de Israel, Lula visitará os territórios administrados pela Autoridade Palestina. “Se (a paz na região) fosse uma tarefa fácil, já teríamos conquistado. Por ser uma tarefa difícil é importante que se ouça mais gente, que se envolva mais gente e que se converse um pouco mais”, disse Lula, em discurso no jardim da residência oficial do presidente israelense." "Defendemos a existência um estado de Israel soberano seguro e pacífico. Ele deverá conviver com um estado palestino igualmente soberano, seguro e pacífico", afirmou Lula."
"Eu acho que o vírus da paz está comigo acho desde quando eu ainda estava no útero da minha mãe. "Eu acho que o vírus da paz está comigo acho desde quando eu ainda estava no útero da minha mãe", disse Lula. "Não me lembro o dia que eu briguei com alguém. Já fiz muita disputa política, pertenço a um partido muito complicado, temos divergências políticas de causar inveja a qualquer pessoa no mundo", completou o presidente, repetindo um comentário que já pronunciou outras vezes. Segundo ele, foi essa característica que permitiu manter bom relacionamento com diferentes chefes de governo. Citou nominalmente o ex-presidente americano George W. Bush, o boliviano Evo Morales e o paraguaio Fernando Lugo. Não mencionou nem Barack Obama nem Hugo Chávez."
Fonte: G1

Nenhum comentário: