5 de março de 2010

"Repostagem": Avatar x Guerra ao Terror

Resolvi recolocar hoje esse artigo que publiquei em fevereiro. Acho que muitos dos novos frequentadores do Blog não leram. Amanhã ou domingo pretendo colocar aqui um complemento desse artigo, comentando os outros filmes que estão concorrendo ao Oscar.

A escolha do vencedor do Oscar será em breve.
Esse ano parece existir um grande favorito, que é o filme "Avatar".
No entanto, parece existir uma espécie de movimento de "críticos" americanos que tendem a indicar o filme "Guerra ao Terror" como o merecedor do premio.
Alguns colunistas brasileiros estão tendendo a ter opinião semelhante, como pode ser conferido no longo artigo do jornalista Zeca Camargo, que compara os dois filmes e explica a sua preferência por "Guerra ao Terror". Veja aqui.
Bem, gosto não se discute, então o nosso Blog se reserva o direito de também fazer algumas considerações. Nem eu nem o Felipe somos críticos de cinema, mas somos público. Então vamos lá:
- Primeiramente, se você não viu esse filme nos cinemas na época do lançamento internacional no ano passado não estranhe. Ele não foi lançado aqui nos cinemas. Os distribuidores não levaram fé no sucesso comercial dele e lançaram direto em DVD. Agora é que entrou em cartaz em algumas salas, por conta da indicação. Tente a locadora mais próxima. Primeira observação importante: em minha opinião os críticos - sempre querendo acertar - estão tentando criar uma "surpresa" como a do ano passado. Exatamente a mesma história aconteceu com o (ótimo) "Quem quer ser um milionário?". Ou seja, estão forçando a barra (1).
- O filme "Guerra ao Terror" é bom, cria tensão o tempo todo e - dependendo da capacidade de observação do espectador - alguns questionamentos podem ser feitos. No entanto, uma das colocações dos críticos favoráveis à vitória dele sobre "Avatar" é de que neste o roteiro parece ter sido escrito "por uma criança de 7 anos". Ou seja, trata-se de um roteiro muito simples (segundo eles). Não acho que seja simplicidade abordar a temática escolhida em Avatar (ficção-científica, ecologia, imperialismo, etc.) de uma forma que busca atingir a todos os espectadores, independente da formação cultural e intelectual. Pelo contrário, acho uma vitória essa simplicidade. Por outro lado, tem algum enredo um filme que fica o tempo todo mostrando soldados desmontando bombas? Artur Xexeo (um dos poucos que li e que 'detonam' (com trocadilho, please) o filme) afirmou que na sexta bomba já estava com sono...rsrsrs. Ou seja, estão forçando a barra (2).
- Sem entrar numa de 'teoria da conspiração' a verdade é a seguinte: Avatar traz críticas sérias ao militarismo americano. O mineral raro buscado em Pandora não poderia ser o correspondente ao Petróleo de hoje? E a estratégia militar (usando inclusive mercenários) não é a mesma utilizada no Iraque pelos "Ianques"? Enquanto isso, "Guerra ao Terror" mostra os sofridos soldados americanos desmontando bombas colocadas pelos 'maldosos' iraquianos. Perceberam a questão política? Ou seja, estão forçando a barra (3).
- Continuando o raciocínio, apesar de "Guerra ao Terror" merecer a indicação, dá para perguntar se essa mudança no número de indicados (aumentaram para dez) não seria uma jogada para inserir o filme na seleção. Ou seja, estão forçando a barra (4).
- Reafirmamos que "Guerra ao Terror" é um bom filme (na verdade o filme se chama "The Hurt Locker" e foi feito em 2008 pela diretora americana Kathryn Bigelow) e não chega a fazer diretamente uma homenagem à participação americana no Iraque. Mas pinta sim os Iraquianos de terroristas. O título no Brasil pode ter uma outra interpretação, sob o ponto de vista dos iraquianos: se o meu país é invadido por outra nação, sem o aval da ONU, mesmo quando o meu país está sob o jugo de um ditador, o que devo fazer? É bom lembrar que os americanos - antes de se indisporem com o ditador - alimentaram aquele governo... Aliás, cadê as armas de destruição em massa? Como está o Iraque atualmente? Pacificado? Reconstruído? Bem, esse é outro assunto. Estamos falando aqui de uma simples comparação entre dois filmes concorrentes ao Oscar...
- "Avatar" é muito melhor. "Guerra ao Terror" é bom, mas é "esquecível". "Avatar" já nasceu clássico. Inesquecível. E não somente pelos efeitos 3D. É improvável que "Avatar" perca, mas no mínimo já foi criada uma contraposição às críticas embutidas no filme. É bom lembrar: no início o faturamento de "Avatar" não foi o esperado mas depois os americanos se renderam ao visual do filme, mesmo tendo que engolir as críticas. Nessa linha a renda recorde obriga aos membros da Academia a pensar duas vezes antes de votar contra o filme... Mas poderão tentar forçar a barra... e com a ajuda de alguns "críticos", inclusive no Brasil. O PIG chegou ao cinema.
M.C.O.

Um comentário:

Anônimo disse...

Análise bem colocada. Vamos o resultado amanhã.