20 de março de 2010

De Volta à África

Grande parte da música que ouvimos hoje tem a sua matriz na África.
Com a Copa do Mundo este ano na África do Sul desconfio que finalmente a música atual africana será 'redescoberta' pelo mundo todo.
Uma de suas características é manter um apelo ancestral pela dança e pela celebração.
Selecionei dois videos bem atuais e bem diferentes entre si para comprovar essa tese.
O primeiro é do senegalês K'anaan (música "Wavin' Flag"). Vejam como são as suas apresentações ao vivo.
O segundo parece que não tem nada a ver. Mas tem. É um grupo meio 'punk de boutique' americano, que faz um rock básico. No entanto percebam quando entram solando a guitarra, baixo e bateria que a batida nos remete aos mesmos ritmos dançantes africanos. A banda (desconhecida por aqui) chama-se Vampire Wekeends. Enjoy...





4 comentários:

Maria Inês disse...

Acho que a primeira música é tema de algum patrocinador da Copa da África. A segunda é muito legal. Nunca tinha ouvido falar nessa banda. Gatinhos legais e um ritmo bem animado que deve ser da África mesmo, só que com guitarra.
Legal, Marcos. Vê se não some!
Bj.

Maria Inês disse...

Só mais uma coisa: o que significa a expressão que vc usou "punk de boutique"?

Marcos Oliveira disse...

Maria Inês, a expressão "Punk de Boutique" foi cunhada no início da década de 1980. É que o Movimento Punk surgido na década anterior na Inglaterra era musical-social, feito por jovens da periferia que detonavam o que estava estabelecido como ordem natural das coisas, incluindo o capitalismo. Mais tarde o Punk virou moda, mas sem a conotação social, eram os chamados rebeldes sem causa, classe média alta.
Essa banda que aparece no video tem um som parecido, mas se vestem (nada contra) com roupas de grifes compradas provavelmente na 5ª Avenida, New York. Tem até camisas Ralph Lauren...rsrsrsrs...

Maria Inês disse...

Entendi. Obrigada pelo esclarecimento. Os garotos realmente frequentam boutiques de grife!