1 de março de 2010

Ryuichi Sakamoto

Meu filho estava tocando essa música ainda agora e eu resolvi colocar ela aqui no Blog. Foi trilha sonora original de um filme que no Brasil se chamou (acho) "Furyo - Em Nome da Honra", uma história que se passa em uma ilha japonesa, na segunda guerra mundial. O filme contou com a participação do cantor David Bowie.
Sakamoto é um genial pianista e compositor japones e essa é a sua obra-prima. Chama-se "Merry Christmas, Mr. Laurence" (que foi o título original do filme citado). Uma pérola para pessoas de bom gosto.
O primeiro video traz uma apresentação ao vivo de Sakamoto, ao ar livre (não consegui identificar onde).
O segundo video traz fotos da natureza e a versão original, como apareceu no filme, em uma sonoridade mais folk japonesa. Acho que ganhou o Oscar naquele ano (década de 70) de melhor trilha original.
Enjoy...



2 comentários:

Luiz Cláudio disse...

Saudações.
Faltou comentar que o próprio Ryuchi Sakamoto participa desse filme.
Muito boa a sua idéia de resgatar essa música.

Marcos Oliveira disse...

Você tem razão Luiz Cláudio. O R.S. realmente atuou no filme. Pelo que me lembro é a história de um oficial inglês que é feito prisioneiro dos japoneses em um campo, numa ilha, durante a Segunda Guerra. O filme trata do choque das culturas oriental e ocidental