8 de março de 2010

No "Dia Internacional da Mulher" a Primeira Diretora a ganhar "Oscar" por um filme de "Guerra" também premiado com a estatueta!! É ou não é o máximo??!!!

O Marcos Cardozo já havia anunciado neste espaço o grande desfecho previsto este ano na entregua do Oscar-2010.

Avatar não receberia a atenção merecida pela "Academia" Cinematográfica Americana, por vários motivos, mas também porque a fita já estava consagrada em todas as bilheterias por onde passou, superando todas as expectativas em tempo recorde, comprovando em todas as salas a forte atmosfera mundial contra o modelo belicista americano frente aos povos mais singulares e originais.

Mas não bastava atrofiar o sucesso estupendo de "AVATAR"! 

O grande rival - "GUERRA CONTRA O TERROR" - era a fita a ser consagrada nos bastidores e na noite magnífica da entrega do Oscar! 

Um filme de guerra premiado - fato incomum nesta festa de glamour e beleza feminina -... uma mulher premiada pela direção de um filme de guerra(?!)...não uma guerra qualquer, mas uma guerra declarada pelos americanos contra o "terror"...exatamente o oposto da visão proposta pelo concorrente Avatar...mas como não bastavam tais evidências...o fato da entrega dos prêmios de Hollywood acontecer no dia Internacional da Mulher enche de sentido o que antes era apenas suposição!

4 comentários:

Marcos Oliveira disse...

Felipe, que bom que você fez um comentário sobre esse fato. Confesso que eu estava desanimado de escrever qualquer coisa... Não retiro nada do que disse e vejo que infelizmente as minhas desconfianças se confirmaram.
Alguns poderão dizer que é impossível haver armação, que são 6.000 votantes, etc. Bem, a coisa não é tão simples assim. Quem produziu esse filme? De que países são os prêmios que "Guerra ao Terror" começou a ganhar repentinamente e que "chamaram a atenção" sobre o mesmo? Como são apurados essas eleições? De que país são a maioria do vontantes da Academia? Ou, em outra análise: "Guerra ao Terror" é um filme anti-bélico? Onde???? "Avatar" tem um enredo simplório e sem conexão com a realidade? Onde??? Não seria Pandora o Iraque e o metal raro o petróleo? E a questão da natureza viva não é uma contraposição à visão de boa parte dos americanos anti-ecológicos (porque "prejudica a economia")?
Bem, "The hurt locker" não é um filme ruim, mas ano que vem já não lembraremos dele. Mas "Avatar" já é um clássico. Se "Avatar" não ganhou Oscar de melhor filme pior para a história da Academia. Enquanto isso, que fiquem lá desarmando bombas e enfrentando futuras revoltas da natureza (só que nesse caso vai sobrar pra gente também...).
Me esqueçam momentaneamente! Fui...
Abraços.

Rodrigo disse...

Concordo com voces dois. Estão cobertos de razão. Vi os dois filmes e conheço outros que também viram. Todos acham que não há comparação. Há um consenso inclusive que se não fosse Avatar, outros filmes indicados eram melhores que Guerra ao Terror, como Preciosa, Distrito 9 e Bastardos Inglórios. Guerra ficaria em quinto ou sexto lugar.
Não dá para confiar nesse resultado. Horrível.
Ats.

P.R. disse...

Excelente o artigo "Avatar x Guerra ao Terror", Marcos. Concordo totalmente. Foi uma pena Avatar ter perdido. Mas enquanto que para nós é fácil torcer para os Na'vi e ver o exército americano como inimigo, para eles é bem difícil...

J.B. disse...

Marquinhos (e Felipe), sobre o artigo "Avatar x Guerra ao Terror" e sobre a vitória de "Guerra": Eu não lembro exatamente quando, mas em algum momento no passado a industria cinematográfica americana ficou vinculada aos interesses nacionais (deles)
e os filmes antes abertos a todos os idiomas (Casablanca, Bonequinha de Luxo, Noviça Rebelde, A Pele, etc e tal) ficaram meio que pasteurizados, fechando no cenário, nos temas,
no idioma, nas músicas, na mensagem implícita. Com esta regulamentação todos os filmes de guerra americanos vendem a mensagem "subliminar" de que eles são os melhores, os mais competentes, os mais inteligentes, e sempre os bonzinhos da história.
A "regulamentação" da industria americana, salvo engano, tem até um documento com o texto do que deveria ser "evitado" e o que deveria ser incentivado.
Acho que foi após a Segunda Guerra Mundial, vou dar uma pesquisada, se achar envio para você.
Não vi o filme "Guerra ao Terror" e não vou ver, mesmo ganhando o Oscar.