2 de março de 2010

Os Arquivos Secretos

Além de sites 'enciclopédicos' grátis, como a Wikipedia, muita coisa interessante foi criada na Internet nos últimos anos, visando mostrar ao cidadão a verdade dos fatos.
Um exemplo são os sites secretos, criados por anônimos em diversas partes do mundo, que visam trazer a público informações e documentos confidenciais emitidos por empresas e governos.
Não se trata aqui de "teorias de conspiração", mas de informações checadas e disponibilizadas por pessoas comuns, jornalistas, ativistas, etc. em uma organização chamada "Sunshine Press" (entre outras) que visam alertar a população sobre o que estão "tramando" por baixo dos panos.
É claro que esses sites são considerados ilegais e sofrem seguidas ações judiciais, além de censura sempre que isso é possível.
Eles sobrevivem de doações de pessoas e ONGs para continuar existindo.
Um dos sites mais famosos é o WikiLeaks que dizem estar hospedado em um abrigo anti-nuclear, embora investigações apontem para o mesmo provedor sueco que abriga o amado e odiado (e que responde a centenas de processos jurídicos no mundo todo) site de Torrents "The Pirate Bay" (que trabalha com troca e captura de todos os tipos de arquivos: audio, video, texto, imagens, games, etc.).
Documentos secretos ligados à corrupção, assassinatos políticos, violações dos direitos humanos, fotos censuradas de protestos em diversas partes do mundo, listas de censura na internet em diversos países, documentos relacionados à Igreja da Cientologia, etc. são alguns das centenas de assuntos disponibilizados gratuitamente no site. O que se busca é a transparência e a verdade.
Eis aqui outros links para sites com propostas semelhantes (todos em inglês, não tenho notícias de páginas em português; se alguém souber, avise ao Blog):
- Cryptome
- Secrecy News
- WikiLeaks (ao entrar vá com o cursor para baixo, caso a "secure submission" não funcione).

Um comentário:

Anônimo disse...

Não conhecia esses sites. Pensei que fosse fake, mas é sério. Muito interessantes os arquivos que tem ali, mas realmente tem de entender um pouco de ingles.
Thank You.