7 de março de 2010

Semana da Mulher

Hoje é domingo, 7 de março.
Ainda é cedo, choveu à noite, mas neste momento o tempo está aberto na região.
Na cidade do Rio de Janeiro as chuvas foram mais fortes e existem vários bairros em estado de atenção. Há perspectiva de mais chuvas para as próximas horas.
Na semana passada, no post “Águas de Março?”, coloquei um vídeo do Tom Jobim com a Elis Regina interpretando a clássica música e questionava se este mês realmente traria as águas “fechando o verão” de acordo com o famoso verso da canção.
Bem, acho que me enganei e as chuvas estão vindo. O Tom continua certo... Assim como estava certo quando compôs tantas músicas em homenagem às mulheres.
Mas agora me lembrei de outra música que não é do Tom Jobim. É do Erasmo Carlos, quer dizer, é bem provável que tenha a assinatura de “Erasmo & Roberto Carlos”. Mas ela ficou conhecida pela gravação do Erasmo.
Trata-se uma homenagem bem direta a todas as mulheres.
E me lembrei dela porque hoje é o primeiro dia da Semana da Mulher e amanhã, dia 8 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher.
Essa data passou a ser mais citada aqui no Brasil de uns cinco anos para cá, mas ela existe há 100 anos. De minha parte sempre me lembrei dela, bem antes de se tornar uma data famosa. Mas isso é um detalhe (ou “Detalhes”, na música do Roberto). Quanto mais ela se tornar importante, melhor.
E porque não existe um “Dia Internacional do Homem”? Porque não precisamos. Não daríamos valor e já comandamos muito mal o planeta nos últimos milênios. Temos que valorizar e dar poder às mulheres para ver, quem sabe, se conseguimos escapar de um destino não muito bom. Poder sim, ‘mas sem perder a ternura’ (já estou citando até o Che).
Aí está a diferença. E ponto final. A mulher é especial e é o item mais importante da criação Divina.
Assim, nosso Blog homenageia a todas as mulheres nesta semana, especialmente as que frequentam eventualmente este espaço virtual.
Com todo respeito e com um agradecimento por existirem, beijos para todas.



6 comentários:

Anônimo disse...

Marcos, obrigada pela mensagem para nós, mulheres. Ótimo Blog.
Ass. Júlia.

ALICE IN WONDERLAND disse...

THAAAAAAAAAAAAAAAANNNNKKKKKKSSSS!!!
KISSES!

Ryan disse...

Parabéns a todas!

Maria Inês disse...

Essa música é muito linda. Valeu pela homenagem. Tmbm vou assistir ao Oscar hoje só por causa das matérias do Blog. Fiquei curiosa! Quem vai vencer?
Feliz Dia Internacional da Mulher a todas!
Bj.

Josi disse...

Obrigada ao Blog!
Bjs. para vcs tambem.

Anônimo disse...

Obrigada pela lembrança.
Desejo um ótimo dia a todas as mulheres.