17 de março de 2010

Os americanos, segundo Lucas Mendes, direto de New York - deu no BBC-BRASIL

O Lucas Mendes é da mesma linha dos globais como Miriam Leitão, Diogo Mainardi, Willian Boner, Merval Pereira...uma turma que só sabe dar porrada no Brasil e no atual Governo Federal com o olho em Nova York e Washington, fazem parte de uma tropa de arauto-urubulinos que vendem as imagens do país a partir dos sobrevoos nos "lixões" construídos por décadas de dominação colonial...

Vez por outra deixam escapar algumas críticas aos seus anfitriões eternos, como o texto postado abaixo; agora os americanos não são bem aquilo tudo...vejam lá:

Darwin e a regressão americana


Lucas Mendes
De Nova York para a BBC Brasil

Oh, Canadá. Que saudade! Nunca morei lá, mas com a fúria fundamentalista evangélica americana, as seguradoras, os bancos, a poluição, os hospitais, a indústria farmacêutica, os Toyotas, a associação das armas, que mais?, a galinhagem dos republicanos, o cagaço dos democratas, a fragilidade do Obama...enfim, nesta paisagem, o Canada parece cada dia mais irresistível.

Progridem lá, regridem aqui. Cada semana um Estado americano dá mais uma paulada na educação, na ciência ou no verde. A última foi no Kentucky, que aprovou uma lei para “encorajar professores a debater as vantagens e desvantagens de teorias científicas como o evolucionismo, as origens da vida, o aquecimento global e a clonagem de células”.

Na realidade, a intenção é incluir as versões religiosas e conservadoras nos livros didáticos e forçar professores a ensinar a teoria do “desenho inteligente” (criacionismo) e questionar a clonagem de células-tronco e as supostas mazelas do aquecimento global.

O cenário atual já não é dos melhores. Entre conservadores, só 23% acham que o homem é responsável pelas mudanças climáticas. Na população em geral o número é um pouco melhor, 36%, mas fica muito abaixo dos outros países ricos.

Educação é um problema desta deformação e, de ano para ano, os americanos ficam mais para trás. No nível secundário estavam em primeiro lugar, hoje estão em 18º entre os países desenvolvidos. Um estudante de 15 anos no Canadá está quase dois anos na frente de um estudante americano da mesma idade.

LEIA MAIS AQUI

2 comentários:

Marcos Oliveira disse...

Felipe, tenho uma teoria para o aparecimento de artigos como esse, vindo de quem vem. O que sempre encantou esse pessoal era a capacidade - aparentemente infindável - dos americanos produzirem riqueza para os seus cidadãos. A estratégia neoliberal realmente dava esses frutos, pelo menos para eles. Mas analistas externos sempre mostraram duas coisas: a custa de que(m) essa riqueza era gerada e que era impossível manter aquele ritmo, mesmo com os outros (e o planeta) pagando as contas. Agora, depois da crise e com a derrocada neoliberal, a verdadeira face do "Império" (tal qual Roma - recomendo aquele seriado da HBO) escondida por debaixo dos panos caríssimos está aparecendo. E não é um rosto muito legal de ser visto...
Abraço.

Luiz Felipe Muniz disse...

Marcos vc matou a questão!

Nos próximos capítulos nós veremos cada vez mais e melhor os verdadeiros sentidos e sinais que estão por trás de uma gigantesca engrenagem de dominação montada pela extrema direita em conluio com as grandes empresas de comunicação de massa no Brasil...