21 de março de 2010

Os Souza Pinto

Não gosto muito de colocar aqui eventos pessoais e familiares, mas não posso deixar de registrar um acontecimento especial do dia de hoje.
Trata-se do 1º Encontro da Família Souza Pinto. Bem, se vocês não pertencem a essa família se perguntarão: e eu com isso? Não tem muito a ver não, mas talvez achem interessante.
A bem da verdade eu não sou membro consanguineo da família. Sou um agregado por que casei com uma pertencente ao extenso clã.
A história começa no início do século passado com o patriarca Norival Souza Pinto expandindo seu território na região litorânea fronteiriça entre Quissamã e Campos dos Goytacazes. Mais especificamente nos distritos de São Miguel e Barra do Furado.
Extensas terras se alongavam sob o comando dessa interessante personalidade que dominava toda a região. A história é longa e daria um bom livro (Epa! Acho que tive uma idéia...).
Para resumir, o fato é que ele se casou e teve diversos filhos com a cônjuge (da qual descende a minha esposa), mas acontece que paralelamente ele teve mais três mulheres (pelo que se sabe até o momento) que geraram diversos filhos dele.
Três (ou quatro?) gerações depois os primos resultantes dessas uniões resolveram resgatar um pouco dessa história e sobretudo reforçar um vínculo que hoje os une.
Um resgate familiar raro e curioso, porque no passado essas mesmas famílias eram (e tinham motivos para isso) desunidas.
Hoje foi feito esse encontro (inclusive com direito à camisa personalizada do evento).
Uma missa em Ação de Graças foi celebrada, lembrando inclusive daqueles que já se foram dessa existência.
Depois foi realizada uma festa com música, dança, churrasco, discursos, enfim um momento de confraternização muito legal, onde muitos inclusive se viram pela primeira vez.
Acredito que compareceram pelo menos 100 familiares (e olha que faltou muita gente, dezenas) e já está marcada nova reunião para o ano que vem (mas antes tem Festa Junina em São Miguel...).
O mais incrível: o que no passado foi motivo de tanta discórdia e sofrimento (o fato do patriarca ter tido quatro mulheres ao mesmo tempo e gerado tantos filhos), hoje foi motivo de congraçamento por existirem tantos primos e tios que se consideram de uma mesma família.
O velho Norival Souza Pinto, branco de olhos azuis celeste, foi absolvido (e perdoado) pela história! Quem diria... E o mundo continua girando...




8 comentários:

Suzy4 disse...

Muito interessante o relato.

Josi disse...

Acho muito legal essa grandes reuniões de família, que são cada vez mais raras. Com essa história então é mais legal ainda. Parabéns aos primos pela iniciativa!

Luiz Felipe Muniz disse...

Estas reuniões são de fato fantásticas!

Eu também já tive a oportunidade de vivenciar tal experiência com a família "Muniz", simplesmente inesquecivel!

Felizes são aqueles que conseguem realizar estes encontros - superando diferenças e obstáculos inúmeros - e nunca foi tão importante resgatar o passado numa época de tantos desencontros, conflitos e incompreensões sobre as nossas próprias prioridades e vidas.

Que todos da família SOUZA PINTO tenham saído, desta bela reunião,renovados e fortalecidos!

Certamente um exemplo a ser seguido.

Marcos Oliveira disse...

Obrigado pelas palavras Felipe. Em nome da família agradeço as sábias colocações. Que bom que vocês de sua família também tenham tido essa iniciativa, que são tão raras.
Acredito que todos tenham gostado e tenham saído com uma nova energia positiva, que de resto permeou todo o evento.
Lembrei-me de uma antiga religião oriental (acho que é o Taoísmo ou Xintoísmo, não sei bem) onde eles reverenciam os antepassados como forma de fortalecer o momento presente e eternizar uma tradição de união entre si e o universo.
Obrigado também às outras comentaristas.
Abraços a todos.

Anônimo disse...

Boa Tarde, meu nome é Kika Zumblick, e minha avó materna, falecida, e residente em Tubarão, SC, é filha de Alfredo Souza Pinto, gostaria de saber se pertencemos a mesma família? Pois o que sei dele, é que seu Pai saiu de Minas Gerais e virou fazendeiro de Café, no Estado de SP. Tenho muito interesse na história dos descendentes de minha Avó. Fiquei feliz em saber desse encontro, quem sabe podemos unir histórias de outros Estados onde a família se proliferou? atenciosamente, Kika
kzsantos@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Felipe,boa noite!!!!
MEU NOME É FÁTIMA APARECIDA DE SOUZA PINTO,meu pai FREDERICO DE SOUZA PINTO,meu avô JOÃO DE SOUZA PINTO,meu pai tinha vários tios,em Leme e uma prima em Campinas,meu pai nasceu em Santa Cruz da Conceição,tinha parentes em Pirassununga também.Veio fazer a vida em Votorantim,depois que se casou,tem uma tia chamada Amélia e uma irmã chamada Maria.Sera que a possibilidades de sermos da mesma família????Obrigada por qualquer informação.

Anônimo disse...

Felipe por favor qualquer informação no meu e-mail fatima.souza p@ig.com.br

Anônimo disse...

EU SOU VALDECIR DE SOUZA PINTO, CASADO COM MARILZA DE ASSIS PINTO. QUE MESMO ANTES DE CASAR COMIGO JA TINHA O SOBRENOME PINTO JA QUE O PAE ERA JOSE DE ASSIS PINTO , E MEU PAE ERA JOSE DE SOUZA PINTO QUE JA E FALECIDO TENHO PARENTES QUE NAO A VEJO A MAIS DE TREINTA ANOS, MORAVAO EM COLATINA ES, E SOMOS DE PANCAS ES. MEU TIO DAVI DE SOUZA PINTO FOI PRA SAO PAULO NA DECADA DE 1970, E MEU TIO EDUARDO DE SOUZA PINTO TANBEM FOI PRA SAO PAULO NAO TENHO NOTICIA SE AINDA VIVE, MEUS PRIMOS E PRIMAS DEVE ESTAR POR AI, EU SOU VALDECIR, MEU EMAIL E VALDECIRDESOUSA@HOTMAIL.COM