23 de fevereiro de 2012

A Guerra Continua: Depois do Megaupload a Hora do Pirate Bay

Como sabem, o site de compartilhamento de arquivos Megaupload foi fechado e - a pedido da justiça americana - seu criador e dono, o alemão Kim Dotcom, foi preso na Nova Zelândia. 
Kim conseguiu ontem liberdade (foi solto hoje) a partir de um acordo, enquanto aguarda o julgamento de extradição solicitado pelo FBI.
Kim é milionário. Não sei se era antes do Megaupload mas o site trouxe uma boa renda para ele.
Não vou entrar no mérito da questão mas torço para que a justiça neozelandesa não o extradite para os EUA. Se houver algo que a Nova Zelândia não concorde, que o envie então para o seu país de origem, a Alemanha.
A forma de ação dos EUA nesse caso foi muito criticada mundo afora por milhares de internautas. Aquela velha história de censura versus direitos autorais. Usa-se o segundo como forma de implantar a primeira.
Kim Dotcom (Megaupload)
A meu ver a questão dos direitos autorais (sobretudo música) está sendo aos poucos resolvida com a disponibilização cada vez maior de arquivos a preços compatíveis. Sem traumas ou prisões.
Prova disso é a volta do crescimento da indústria musical, inclusive com aumento de vendas de CDs, DVDs e até mesmo o retorno do vinil (para colecionadores). E grande parte de quem compra é quem conheceu as obras através de arquivos baixados gratuitamente na Internet. 
Quem comprova isso é o mais famoso escritor brasileiro da atualidade, conhecido e influente no mundo inteiro: Paulo Coelho afirmou que seus livros baixados gratuitamente fizeram com que as vendas aumentassem. Ele se insurgiu contra as leis SOPA e PIPA e mereceu homenagem do Pirate Bay.
"O escritor Paulo Coelho foi homenageado pelo site de compartilhamento de arquivos Pirate Bay, após atacar o novo projeto antipirataria do governo norte-americano, SOPA (Stop Online Piracy Act), em seu blog.
Na semana passada, o escritor, em inglês, argumentou em sua página que o projeto é perigoso e a pirataria serve como divulgação do trabalho de um artista. "O projeto de lei antipirataria Sopa pode quebrar a internet. Isto é um PERIGO REAL, não apenas para os americanos, mas para todos nós, uma vez que a lei – se aprovada – vai afetar todo o planeta", argumentou."

E ainda:  "Assim que fiquei sabendo, decidi participar. Muitos dos meus livros estão lá (no Pirate Bay) e, como eu disse em um post anterior, as vendas dos meus livros físicos têm aumentado desde que meus leitores os colocaram em sites de download".
Pois agora chega a notícia que a justiça britânica (leia-se Estados Unidos) considerou o Pirate Bay como ilegal e ele corre o risco de ser fechado até junho deste ano.
É bom esclarecer que o forte do Pirate Bay não é necessariamente hospedagem de arquivos e sim uma espécie de ponte para troca de arquivos ponto a ponto ou seja arquivos que estão nos computadores dos usuários trocados através do sistema chamado Torrent via programas como Bit Torrent.
É difícil dizer se juridicamente os EUA conseguirão controlar tudo na Internet, pois outros sites poderão ser criados (até já existem). 
O que fica claro é que eles querem (e tentam) controlar tudo de acordo com seus interesses e isso vai muito além de direitos autorais.
Vamos aguardar os próximos capítulos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Se tirarem o Pirate Bay do ar eu entro para o Anonimous! Isso é uma ameaça!

Cláudio disse...

Como "Anônimo" vc está quase lá no "Anonimous", no entanto é melhor aguardar antes de entrar para um grupo ilegal.