9 de fevereiro de 2012

Questões Existenciais Atuais


Vi o seguinte post no ótimo Blog do Roberto Moraes:
"O blog “Page not found”, hospedado no portal Globo Online, divulgou hoje que uma pesquisa da Universidade de Chicago (EUA) concluiu que é mais difícil uma pessoa deixar de usar redes sociais, como o Facebook e o Twitter, do que largar cigarro ou álcool - tidos como altamente viciantes. A instituição pesquisou hábitos de 250 pessoas, que manifestaram os seus principais desejos diários. Alguém duvida destes resultados?" 

Me falta experiência com vícios em cigarro e álcool (até fumei na juventude e continuo bebendo 'socialmente'), mas dá para perceber que essas redes sociais podem viciar sim. Por outro lado dá para perceber também (no meu caso, fique bem claro) que quando fico alguns dias sem entrar no Facebook começo a sentir uma certa leveza. Talvez seja devido à crônica falta de tempo. Menos redes sociais menos uma coisa para roubar meu pouco tempo livre.

O que me remete a um artigo da Martha Medeiros onde ela disse que em uma conversa entre amigas foi apontada como estando "fora do mundo". O motivo? Ela não está no Facebook (até está, mas são perfis falsos). É uma "alienada virtual". Mas, faz falta para ela (o Facebook)? Não!

E não nos esqueçamos dos nossos celulares que além de nos conectar com a Internet, incluindo Redes Sociais e 'torpedos' mil, fazem com que não nos percamos dos nossos na multidão. Eu me pergunto como conseguíamos sobreviver há quinze anos, quando não existiam celulares!

E aí, automaticamente, nos vem aquela sequencia de 'perguntas que não querem calar': 
Escrever no blog vicia? Não escrever ou não ler blogs é alienação virtual? E no Facebook? Como seria o mundo hoje sem celulares e Internet? Você já viu e conversou (ao vivo) com amigos e familiares hoje? O Fluminense vai ser campeão da Libertadores? Vou conseguir imprimir o boleto do IPVA? Qual o sentido da vida? Vai continuar este sol no fim de semana? Quem vai ganhar o Big Brother Brasil? Os foliões carnavalescos vão continuar mijando na rua?

Questões existenciais atuais...


3 comentários:

M.I.A. disse...

Hahahahahahaha...
Muito bom esse final, Marcos!

Ana disse...

É verdade MIA!
Gostei muito.

Anônimo disse...

Olá. Na verdade quando sobra um tempinho vou direto ao bar, "bebemorar" com os amigos (socialmente, claro). Aprendo muito mais e certamente é bem mais proveitoso o contato direto com o ser humano. Grande abraço e parabéns pela página. www.maninhodesenhos.blogspot.com