25 de fevereiro de 2012

Os filmes do Oscar que eu não vi


Já é amanhã, domingo, a definição dos ganhadores do Oscar 2012.
"Já" porque chego a conclusão que - mais uma vez - o tempo está passando mais rápido do que gostaria.
Daqui a pouco já acabou o horário de verão, daqui a pouco é março, daqui a pouco o ano termina, como diria o Mário Quintana naquele conhecido texto (que acho nem é dele).
E serve o Oscar como símbolo de um problema complementar: junto com o "rápido passar do tempo" vem a conclusão que não tenho feito coisas que gosto de fazer, que não tenho criado as devidas oportunidades para realizar.
Porque o Oscar 2012? Simplesmente não vi nhenhum dos filmes indicados ao prêmio maior! Isso é quase inédito e preocupante.
Faz tempo que não vou à 'sala escura' assistir a uma boa produção recém-lançada. E isso sempre foi motivo de prazer para mim.
Já se perceberam assim?
Muitos amigos tem me confirmado que estão sentindo a mesma sensação de falta de tempo e de não estarem aproveitandom as coisas que gostam como deveriam.
Este é um assunto relevante e recorrente aqui mas vamos em frente, afinal não quero que vocês percam tempo lendo longo texto 'pseudo-analítico' de tal fato. Esse tempo vocês podem utilizar para... ir ao cinema, por exemplo!
Vou me contentar com os trailers e aguardar os filmes chegarem às locadoras ou à TV por assinatura, pois nem sei se algum deles ainda está em cartaz.
Aliás, só neste verão é que consegui assistir, mais de um ano depois, os filmes "A Rede Social" e "Cisne Negro". Meio atrasado, né?!
Ficaremos portanto este ano sem comentários e palpites aqui no blog sobre os concorrentes. Mas, como diriam muitos, sabem o que isso significa? Nada.


Concorrentes ao Oscar de melhor filme:
"Cavalo de guerra"
"O artista"
"O homem que mudou o jogo"
"Os descendentes"
"A árvore da vida"
"Meia-noite em Paris"
"Histórias cruzadas"
"A invenção de Hugo Cabret"
"Tão forte e tão perto"


Concorrentes a melhor filme em língua estrangeira (mas os aí de cima também são em língua estrangeira!):
"Bullhead" - Bélgica
"Footnote" - Israel
"In Darkness" - Polônia
"Monsieur Lazhar" - Canadá
"Separação" - Irã 


A invenção de Hugo Cabret

"Hugo é um garoto de 12 anos que vive em uma estação de trem em Paris no começo do século 20. Seu pai, um relojoeiro que trabalhava em um museu, morre momentos depois de mostrar a Hugo a sua última descoberta: um androide, sentado numa escrivaninha, com uma caneta na mão, aguardando para escrever uma importante mensagem. O problema é que o menino não consegue ligar o robô, nem resolver o mistério."


P.S.1 - Dei uma olhada agora e alguns dos filmes indicados ainda estão em cartaz. Quem puder ir ao cinema...
P.S.2 - Agora não tem jeito: quem pôde aproveitar unindo as férias de janeiro com o carnaval tem que voltar para a luta. Ou seja, acabou a temporada de 'veraneio' mesmo. Boa sorte a todos. Em tempo: com esse calor países como o nosso deveriam ter três meses de férias coletivas no verão, não acham? Fazer o quê, né?! O capitalismo conta conosco...
P.S.3 - Bom fim de semana a todos.

Um comentário:

Jefferson disse...

Marquinho, assisti alguns dos filmes da lista e para mim o favorito é justamente esse que você colocou o trailer, A invenção de Hugo Cabret, muito legal em 3D.