22 de fevereiro de 2012

Obama e o Blues

A classe média branca americana demorou a reconhecer o valor do Blues.
Precisou que os brancos europeus, sobretudo ingleses no início dos anos 1960, começassem a venerar nomes do sul americano - praticamente desconhecidos fora do seu gueto - para que aos poucos eles fossem respeitados em seu próprio país.


Sendo Obama negro e de Chicago (berço de uma das vertentes dos Blues americano) acho que ele até demorou a fazer o que fez na noite passada: cantou Blues e, sobretudo, homenageou o estilo através de nomes lendários como B.B. King e Budy Guy, com inestimável ajuda dos brancos ingleses Jeff Beck (Faces) e Mick Jagger (Rolling Stones).


É claro que isso tem a ver com sua campanha à reeleição. Ótimo!


            

            

            

            

            

            

       

            

        




O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, cantou em público mais uma vez, diante de nomes como Mick Jagger, B.B. King, Buddy Guy e Jeff Beck.
"O líder americano soltou a voz durante uma homenagem ao blues realizada na Casa Branca que contou com diversos convidados.


Bem-humorado, o líder dos Estados Unidos afirmou que é frustrante o fato de que como presidente você não pode sair para uma caminhada ou para passear de carro.
Mas acrescentou que, por outro lado, ''há noites em que você recebe B.B. King e Mick Jagger em sua casa para um show''.
O guitarrista e cantor Buddy Guy sugeriu que o presidente cantasse, lembrando que, recentemente, Obama cantarolou durante um comício a música Let's Stay Together.
O presidente acabou cantando um trecho da Sweet Home Chicago, um clássico do blues que homenageia a cidade em que Obama viveu e fez sua carreira política."
Fonte: BBC

Um comentário:

Marcos Oliveira disse...

O Márcio de Aquino complementou e me corrigiu no Facebook (onde eu postei o mesmo comentário): "‎Marcos Oliveira, concordo com sua colocação a respeito do blues e do respeito um tanto tardio com que ele passou a ser tratado. Na verdade o blues passou a ser mais reconhecido primeiramente através de músicos brancos e ingleses, como John Mayall, Eric Clapton, Alexis Korner, Mike Bloonfield, etc. Uma correção: Jeff Beck não fez parte do Faces. Dessa banda vieram Rod Stewart e Ron Wood. Beck tocou com Stewart no Jeff Beck Group, banda que ele formou após a dissolução dos Yardbyrds". Valeu Márcio! É o que dá postar rapidamente pensando na praia... rs.