15 de fevereiro de 2012

O Ódio no Brasil

Você sente ódio de alguém ou de alguma coisa ou situação?
Ao longo da existência do blog temos eventualmente inserido aqui algumas palestras da Fundação TED, selecionadas segundo a nossa visão.
Como são realizadas nos EUA, sempre optamos por escolher temas universais, onde possamos captar a mensagem dos grandes especialistas de cada área.
Mas, especificamente, e sobre o Brasil? Não muita coisa.
Pois agora encontramos um site que traz interessantes debates sobre a nossa realidade histórica.
Trata-se do "Café Filosófico" do CPFL Cultura.
É claro que quando entramos nessa seara poderemos concordar ou não com o que está sendo dito, pois trata-se de comentário sobre o nosso meio, sobre nós.
Mas as análises são de "tirar o chapéu": altíssimo nível de palestras realizadas por mestres respeitados em seu meio.
Por dica do amigo - e quase xará Marcus Vinícius Oliveira - optamos por começar a inserção dessas palestras com esta do professor Leandro Karnal.
E aí vai outra observação interessante. Aqui no blog sempre enfatizamos a beleza, as riquezas, o potencial do Brasil e da alma brasileira, de tantas coisas boas que temos aqui. Mas é sempre assim? Ou, é só isso? E o outro lado? Como diria o pessoal do Pink Floyd (não se referindo ao Brasil, mas à mente de alguém em particular e no fundo de todos), "The Dark Side of the Moon".
Pois o tema do debate é "espinhoso" mas muito interessante (e engraçado em alguns momentos): "O Ódio no Brasil".
Mas será que temos esse sentimento encravado no fundo do nosso ser? Não somos um povo cordial? Cordial com os visitantes, com a família, com os amigos, vizinhos, colegas de escola e trabalho e até temos uma 'cordialidade nas diferenças'?
Não sei não. Depois de ver e ouvir o Prof. Leandro Karnal fiquei com a 'pulga atrás da orelha'.
Só tem um problema. É que a palestra dura cerca de 2 horas. Posso garantir, no entanto, que se assistirem por alguns minutos não vão conseguir largar mais. Se não tiverem tempo assistam aos poucos, marcando os minutos em que pararam. Ou deixem para assistir no feriado de carnaval. Entre um bloco e outro. Sem ódio.

TrechoS: "Vivemos em uma sociedade de pensamento masculino (falocêntrica). Uma sociedade que denomina como positivos todos os animais masculinos de vida sexual intensa: tigrão, galo, garanhão e pelo lado agressivo e pejorativo os femininos: galinha, piranha, vaca."
" O ódio no Brasil confere (a impressão) de dinamismo, força, ação. Nós temos um estranhíssimo interesse pela força e pela violência. Temos uma natural resistência ao bem e ao pacifismo."



"O que na história e no cotidiano do Brasil nos leva ao ódio e à violência? É possível sempre “amar o povo” (entendido como uma “multidão”), mesmo sendo invasivo, grosseiro, violento em suas manifestações históricas? Índio, negro e europeu: a “alma brasileira” detesta a si mesma? Apenas a fome leva o homem ao gosto pelo mal?

Com Leandro Karnal.

Palestra da série As Razões do Ódio, de Luiz Felipe Pondé.

Gravada no dia 23 de setembro de 2011. "

O projeto:
"A partir da filosofia e da psicanálise, conceitos elaborados por personalidades como Freud, Jung, Lacan, Winnicott, Sócrates, Platão, Descartes, Schopenhauer, Nietzsche, Spinoza, Deleuze e outros são trazidos para o nosso tempo por especialistas como Maria Rita Kehl, Carlos Byington, Flávio Gikovate, Jorge Forbes, Renato Janine Ribeiro e Oswaldo Giacóia. Todos buscam iluminar o caos contemporâneo e trazer material para pensar nossos afetos e conflitos."

Leandro Karnal (Wikipedia):
"Leandro Karnal (São Leopoldo, RS, 1963) é um historiador brasileiro.
Atualmente ministra aulas na UNICAMP na área de História da América e tem publicações sobre ensino de História. É autor de "Teatro da Fé" (Editora Hucitec); "História na Sala de Aula" (Editora Contexto) e "Estados Unidos - a formação da nação" (Editora Contexto). Possui graduação em Historia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo(1994).
Foi também curador de diversas exposições, como A Escrita da Memória, em São Paulo. Colaborou na elaboração curatorial de museus, como o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo."

Maiores informações (Curriculum - CVLattes): Leandro Karnal

4 comentários:

GERALDO ALMEIDA disse...

MUITO BOM ESTE POST NO SENTIDO DE MOSTRAR QUE TEMOS AQUI NO BRASIL UMA INTELECTUALIDADE DE NÍVEL INTERNACIONAL. DISCUTIR O BRASIL E OS BRASILEIROS É IMPORTANTE SOBRETUDO EM UMA ÉPOCA EM QUE A SUPERFICIALIDADE IMPERA.
MUITO BOA A ESCLARECEDORA A PALESTRA DO PROFESSOR LEANDRO KARNAL.
SAUDAÇÕES.

Anônimo disse...

é tudo verdade

Mv disse...

Grande Marcos, você simplesmente conseguiu fazer um texto a altura do assunto e da qualidade da palestra.. Parabéns e um bom carnaval...

Marcos Oliveira disse...

Obrigado Geraldo, Anônimo e Mv.
Mv deve ser o citado amigo Marcus Vinícius que me deu a dica do site e da palestra.
Valeu Vinícius!
Bom carnaval!