13 de abril de 2011

Análise Política do Dia: Negócio n(d)a China

Se não me falha a cansada memória (HD e Processador ultrapassados) existiu uma novela na Globo chamada "Negócio da China".
Essa expressão não foi criação da Globo.
Não é muito utilizada atualmente, mas era usada se referindo a um "bom negócio".

Não faço a mínima ideia da origem da expressão, mas me lembrei dela por causa da viagem da Presidente à China.

Confesso que não pude acompanhar, ou melhor, não estou podendo acompanhar (ela ainda está lá) os detalhes das negociações políticas e comerciais que estão sendo fechadas.

Pelo pouco que pude ver, pode ser que estejam acontecendo os primeiros resultados positivos das medidas tomadas no governo Lula e que na época foram criticadas por muitos.

É claro que a China quer defender seus interesses e o Brasil também. Mas taí uma situação em pode existir um "ganha-ganha".

O apoio - ainda que não explícito - da China à pretensão do Brasil de conseguir o almejado assento no Conselho de Segurança da ONU já "vale o ingresso".

O investimento pesado da Foxconn também (espero que os produtos Apple baixem de preço).

O recado do Brasil à questão do câmbio chinês foi outro fato importante, bem como a balança comercial.

Quanto aos problemas das liberdades individuais e direitos humanos naquele país, só poderemos fazer alguma diferença com a aproximação. Dilma: “Todos os países têm problemas de direitos humanos. Nós sempre começamos a falar dos nossos – nós temos problemas de direitos humanos; todos os países têm. Nossa posição sobre direitos humanos nessa questão está expressa na nossa nota conjunta, assim como a posição em relação ao caso recente da nossa nota conjunta com os Estados Unidos”.
Sobre ações sociais: "Segundo o Itamaraty, Brasil e China decidiram intensificar a cooperação na área social, em especial sobre políticas e programas de combate à pobreza e, neste sentido, decidiram criar o grupo de trabalho sobre temas sociais e combate à pobreza. O GT será liderado, do lado brasileiro, pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e outros órgãos competentes, e, do lado chinês, pelo Gabinete de Políticas de Combate à Pobreza do Conselho de Estado". Retirei esse trecho do Blog do Planalto.

Enfim, até aqui, achei positiva a viagem da Presidente(a?) à China. Apesar de não saber detalhes. Muito menos sou especialista na área.


Nenhum comentário: