8 de abril de 2011

Sem Destino: Pé na Estrada!

Sem destino. Esse é o título (no Brasil) de um filme emblemático dos anos 60.
Um clássico road movie de 1969 com Peter Fonda, Jack Nicholson e Dennis Hopper.
Baseado nas ideias da contracultura e com uma trilha sonora impecável, recomendo a quem não conhece que coloque "Easy Rider" (título original) como item obrigatório.

Falar desse filme me fez lembrar de um livro que parece vai ser adaptado para o cinema, mais de 50 anos depois de ser escrito: "On The Road" (que aqui recebeu a tradução "Pé na Estrada", expressão comum nos anos 70) do escritor da geração beat Jack Kerouac. E quem vai dirigir é o Walter Salles.
Outro item obrigatório (o livro e o futuro filme) para entender certos ideais que não existem mais.
Mas esse post não é para falar de "Easy Rider" nem de "On The Road". Acabei indo por esse caminho meio que no "automático".

Na verdade é só para dar uma dica de um programinha legal que passa às quarta-feiras no canal Multishow.
E o título é esse mesmo: "Sem Destino". Nada a ver com a contracultura. Mas o mesmo motivo: viajar, conhecer lugares e pessoas, observar...
Pensando bem, essa pequena frase, "Sem Destino", pode ter um caráter positivo ou negativo, dependendo do contexto em que for colocada.
No programa, três belas jovens percorrem o Brasil mostrando lugares interessantes e vivendo aventuras por belos caminhos não muito percorridos pela maioria das pessoas.
Nessa temporada o primeiro local visitado foi Itacaré e arredores, no sul da Bahia.
O video abaixo mostra apenas uma parte do programa.
Recomendo, embora as meninas precisem melhorar os diálogos e a apresentação dos locais pitorescos.



P.S.1: Já que o post ficou meio "The Book Is On The Table" por conta da citação do livro do Jack Kerouac, seguem alguns trechos do mesmo:

"Qual é a sua estrada, homem? [..] Há sempre uma estrada em qualquer lugar, para qualquer pessoa, em qualquer circunstância [..] não me importa onde quer que eu more, meu baú está sempre preparado embaixo da cama, estou sempre pronto para partir ou ser posto na rua. Decidi abrir mão de tudo. Você me viu quebrar a cara tentando de tudo, me sacrificando, e você sabe que isso não importa; nós sacamos a vida, Sal - sabemos como domá-la, sabemos que o negócio é continuar no caminho, pegando leve, curtindo o que pintar"

"Agora saca só esse pessoal ai da frente. Estão preocupados, contando os quilômetros, pensando onde irão dormir essa noite, quanto dinheiro vão gastar em gasolina, se o tempo estará bom, de qualquer maneira chegarão onde pretendem - e quando terminarem de pensar já terão chegado onde queriam, percebe? Mas parece que eles têm que se preocupar e trair suas horas, cada minuto e cada segundo, entregando-se a tarefas aparentemente urgentes, todas falsas; ou então a desejos caprichosos puramente angustiados e angustiantes, suas almas realmente não terão paz a não ser que se agarrem a uma preocupação explícita e comprovada, e tendo encontrado uma, assumem expressões faciais adequadas, graves e circunspectas, e seguem em frente, e tudo isso não passa, você sabe, de pura infelicidade, e durante todo esse tempo a vida passa por eles e eles sabem disso, e isso também os preocupa num círculo vicioso que não tem fim."

"O papo era caloroso e gentil. Fiquei com vontade de ver Rita novamente e lhe dizer uma porção de coisas, e realmente fazer amor desta vez, e tranquilizar seus temores em relação aos homens. Garotas e rapazes da América tem curtido momentos realmente tristes quando estão juntos; a artificialidade os força a se submeterem imediatamente ao sexo, sem os devidos diálogos preliminares. Não me refiro a galanteios - mas sim um profundo diálogo de almas, porque a vida é sagrada e cada momento é precioso."

P.S.2: E já que citei também o filme "Easy Rider" segue um pouco do visual & música da clássica produção. É a introdução, com a música "Born To Be Wild" do Steppenwolf.



P.S.3: Bom fim de semana!

3 comentários:

Marcos Oliveira disse...

Por conta de uma cena do filme citado, conectei a uma infame frase/piada que traz uma "lição":

"Em sua vida, duas palavras abrirão muitas portas: 'Puxe' e 'Empurre'"!

Sorry. :D

Eugênio Lira disse...

Bom o post, que se desdobrou.
O Easy Rider vale sobretudo por causa das músicas.
Quero ver é a adaptação para On the road, pois não é um livro cinematográfico.
Bom fim de semana.

Anônimo disse...

Há quanto tempo não ouvia Born to be wild.
Bom fim de semana!