14 de abril de 2011

Mais uma prosa sobre abril

Ainda no final de março fizemos um post sobre o mês de abril.
Ali eu falava das temperaturas mais amenas, luminosidade menos ofuscante, visibilidade mais ampla. E as cores mais vibrantes na natureza.
Era o post
As Cores de Abril, com direito a música do Vinícius & Toquinho.
Bem, nasci na cidade do Rio de Janeiro, mas atualmente não moro ali. Todo mês estou lá, mas agora tenho ido mais por conta de tratamento de saúde de minha filha.
Voltando às cores de abril, finalmente pude por alguns momentos vislumbrar o que poderíamos afirmar ser o ponto máximo dessa ideia.
Na terça-feira última, dia 12, estava no Rio. Até pensei em entrar em contato com o amigo Luiz Felipe Muniz, o titular desse espaço, que está na cidade maravilhosa a trabalho (aliás, aproveitando e avisando aos leitores, por conta de demandas extras relacionadas ao aspecto profissional, eventualmente ele poderá ter um intervalo maior em suas excelentes postagens), mas foi tudo muito corrido.
Pois bem, às 16:30 h, passando pelo Aterro, com vista para a Enseada de Botafogo, praia do Flamengo e Pão de Açúcar, tudo se alinhou: a luminosidade ideal, o verde e os caminhos do Aterro, os barcos na Enseada, a Urca, o Pão de Açúcar...
No carro, ouvindo a CBN, comentários e música dos Beatles, por conta da vinda do Paul McCartney.

Cheguei a pensar em tirar uma foto com o celular, mas nem com uma camera de alta definição daria para eternizar aquele visual todo.
A paisagem maravilhosa, naquela tarde de abril, deu vontade não só de parar o carro, mas de parar o tempo.
Não deu tempo nem de parar o carro, muito menos de travar o relógio. Ele continua correndo e eu também.
Agora, lá fora, abril continua lindo.
Mas nem tudo está perdido: da janela de onde trabalho, neste instante, vejo um belo céu azul e algumas nuvens. No computador, os Beatles continuam tocando.
Let it be...

Eu nunca fui a Paris. Em abril é Primavera em Paris e não Outono.
Tem uma música (um standard de 1932), um filme (de 1952) e um disco (da Count Basie Orchestra, de 1956) cujo título é "April in Paris". Poderia ser "April in Rio...".
De qualquer forma, Paris continua linda - independente de nunca ter estado lá - e também o Rio e o mês de abril.



E como citei Let it Be...

2 comentários:

Maria Inês disse...

Também acho o aterro um dos lugares mais bonitos do Rio. Marcos, legal o seu texto, como sempre.
Bjs.

Hilda Gomes disse...

E eu também gosto muito do mês de abril. Abril e maio são os meses mais legais do calendário. O clima, a luz de abril, as noivas e mães de maio, etc.
Kisses.