13 de abril de 2011

Atenção 'Galera' do BlackBerry!

Essa não é nova, mas como uso dos Smathphones está aumentando no Brasil, vale lembrar esse problema que foi detectado nos EUA.
Outro dia mostro os problemas ergonômicos dos tablets.


"No Brasil, o uso dos telefones inteligentes - os Smartphones - que abrigam no mesmo aparelho telefone celular, palm e envio e recebimento de e-mails, engrenou mesmo a partir de 2005 com o Treo, da Palm. Nos Estados Unidos, esses aparelhos estão sendo usados há pelo menos cinco anos e sua massificação já é uma realidade.
No entanto, assim como o computador trouxe a LER (Lesão por Esforço Repetitivo) para os punhos e dedos, os SmartPhones estão dando origem a uma nova síndrome, característica de quem os usa : a síndrome do polegar BlackBerry.
Nos EUA, BlackBerry é uma das marcas mais vendidas de Smartphones. Assim como o Sidekick e o Treo todos possuem teclados semelhantes, operados com mais facilidade e rapidez pelos polegares. No entanto "esse teclado reduzido é penoso para os dedos e punhos, quando usado em demasia," afirma Yeda Bellia, membro da Sociedade Brasileira de Terapeutas da Mão em São Paulo. Bette R. Keltner, reitora da Georgetown University School of Nursing & Health Studies foi obrigada a aposentar o seu SmartPhone, um BlackBerry. Depois de dois anos de uso constante, suas mãos estavam doendo tanto que precisou parar de digitar no aparelho.
"A conveniência desses aparelhos em responder e-mails enquanto se espera por uma reunião, pelo vôo no aeroporto ou mesmo durante outras atividades estimula o uso contínuo, sem intervalos. Isso pode originar graves tendinites, que podem impedir a sua utilização no futuro", complementa Yeda. E aconselha: "Use o seu telefone inteligente de maneira ponderada, dando tempo de seus polegares se recuperarem entre um e-mail e outro.""

Um comentário:

Junior disse...

Isso é verdade.
Tive esse problema usando o MSN direto.
As teclas são muito pequenas.
Tive até que tomar até anti-inflamatório.