17 de abril de 2011

Zeitgeist I, II e III

Um dos mais interessantes documentários que já tive oportunidade de assistir foi "Zeitgeist".
Acho que boa parte de nossos leitores já deve ter visto.
É possível discordar de muita coisa que está ali (sobretudo questões religiosas), mas o panorama que Peter Joseph mostra, com ênfase no político-econômico, é para trazer mesmo o que a palavra significa.
O que eu ignorava era que existia uma continuação, "Addendum". E mais: foi lançada este ano a terceira parte, desta vez propondo soluções (utópicas?) para todos os problemas apresentados: "Moving Forward".
Para entender melhor, leiam a seguir esse trecho que está na introdução da terceira parte.
Logo após inseri videos contendo o primeiro e o segundo filmes e trecho do terceiro.
Se não viram, reservem um tempinho...
Para maiores informações acessem http://pt.wikipedia.org/wiki/Zeitgeist,_o_Filme, que além de detalhar cada parte do primeiro filme, traz também críticas à primeira parte e pode interessar principalmente aos mais religiosos.

"Minha avó era uma pessoa maravilhosa. Ela me ensinou a jogar Banco Imobiliário.

Ela entendia que o objetivo do jogo é comprar. Ela acumulava tudo o que podia e sempre acabava dominando o tabuleiro. E depois ela sempre me dizia a mesma coisa.

Ela olhava para mim e dizia:

"um dia você vai aprender a jogar o jogo".

Num verão, eu joguei quase todos os dias, o dia inteiro e então aprendi a jogar o jogo. Compreendi que a única forma de ganhar é se comprometendo totalmente à aquisição. Aprendi que o dinheiro e as posses são as formas de continuar pontuando.

Ao final daquele verão, tornei-me mais impiedoso que minha avó. Estava pronto para dobrar as regras para ganhar o jogo. Naquele outono, me sentei para jogar com ela. Tomei tudo que ela tinha. Eu a observei entregar seu último dólar e desistir em completa derrota.

E então ela tinha algo a mais para me ensinar. Então ela disse:

"Agora tudo volta para a caixa. Todas aquelas casas e hotéis. Todas as ferrovias e utilidades públicas. Todas as propriedades e todo esse dinheiro maravilhoso. Agora tudo volta para a caixa. Nada disso era realmente seu. Você se empolgou muito com isso por um tempo. Mas tudo já estava aqui muito antes de você se sentar à mesa e continuará aqui depois de você ir embora -- jogadores vem e vão.

Casas e carros...

Títulos e roupas...

até o seu corpo"."

O primeiro:

O segundo:


Zeitgeist: Adendo - Legenda em português ; É o título de um ousado documentário, de produção independente, que não apenas desnuda a perversidade e manipulações da grandes Corporações Multinacionais, assim como, a globalização,da engenharia das instituições: financeiras, políticas e econômicas, sobre a qual se têm vindo a alicerçar os fundamentos de suposto desenvolvimento das sociedades ocidentais, como também eloqüentemente nos revela, com rara oportunidade e atualizada, quer a sua insustentabilidade social e ambiental quer a sua perversidade humana e civilizacional. Estreou no 5 º Festival Anual de Cinema Artivista em Los Angeles, Califórnia, em 2 de outubro de 2008.

Trecho do terceiro:

Zeitgeist: Moving Forward, do diretor Peter Joseph, dá continuidade a um longo trabalho documental que se propõe a apresentar um caminho para a necessária transição do atual paradigma socioeconômico monetário que rege a sociedade no mundo inteiro. Este tema transcenderá questões de relativismo cultural e ideologias tradicionais e passará a estabelecer, como objetivo central, o redesenho de uma empírica vida na Terra em nome da sobrevivência humana e social. Ao invés de continuar desafiando as imutáveis leis naturais, o objetivo é criar um novo paradigma de sustentabilidade social denominado “economia baseada em recursos”.

Zeitgeist, significado (Wikipedia):
Zeitgeist (pronúncia: tzait.gaisst) é um termo alemão cuja tradução significa espírito de época, espírito do tempo ou sinal dos tempos. O Zeitgeist significa, em suma, o conjunto do clima intelectual e cultural do mundo, numa certa época, ou as características genéricas de um determinado período de tempo.
O conceito de espírito de época remonta a Johann Gottfried Herder e outros românticos alemães, mas ficou melhor conhecido pela obra de Hegel, Filosofia da História. Em 1769, Herder escreveu uma crítica ao trabalho Genius seculi do filólogo Christian Adolph Klotz, introduzindo a palavra Zeitgeist como uma tradução de genius seculi (Latim: genius - "espírito guardião" e saeculi - "do século").[1] Os alemães românticos, tentados normalmente à redução filosófica do passado às essências, trataram de construir o "espírito de época" como um argumento histórico de sua defesa intelectual.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa, não conhecia esses documentários.
Cheguei a ficar assustada!
Vou assistir com calma.
Muito interessantes mesmo!