27 de março de 2011

As Cores de Abril

E chegamos neste domingo à última semana de Março.
Um domingo quente, de sol, praia, piscina, ar-condicionado, filmes, descanso, esportes e trabalho para muitos.

Chegamos também na semana onde começa o mês de Abril.
Primeiro de Abril (olha o dia de mentira aí) é na sexta-feira e eu resolvi fazer um post hoje sobre abril porque nunca sei se terei tempo no decorrer da semana. Aliás, nem no fim de semana...
Perdi o sono cedo e resolvi escrever aqui um pouquinho, antes de começar umas tarefas programadas.
E tem o jogo do Brasil daqui a pouco. No GP da Austrália deu Vettel, os brasileiros ficaram mais atrás. Li agora que ficou comprovado que na Líbia estão colocando corpos em locais onde foram realizados ataques da coalização para dizer que os mesmos estão matando civis. Bem, é melhor voltar ao tema principal desta leve crônica dominical...

Me lembro que tempos atrás o início de Abril era marcado por dias claros e temperaturas mais amenas.
Hoje em dia depende do La Niña e do El Niño.
Nos últimos tempos a primeira quinzena de Abril parece mais o mês de Março, com sol ofuscante e eventuais pancadas de chuva.
Ainda Tom Jobim.
Aquecimento global? Antigamente não tinha essas coisas.

Abril tinha uma luminosidade diferente, claridade sem ofuscar e cores mais marcantes na natureza.

Pode ser que em 2011 as coisas voltem ao seu lugar.
Mas acho que só na segunda quinzena.
Sou suspeitíssimo ao falar de Abril. É que faço aniversário nesse mês. Eu e outro cara quase tão famoso quanto eu (e gente boa também): Roberto Carlos. Faz 70 anos no dia 19.
Eu farei bem menos, ok?
É claro que tem uma música de Abril que eu adoro. Não é do Roberto. É de Vinícius e Toquinho.
As Cores de Abril.
Uma singela canção para a natureza, sobre paixões, sobre a superação das dores da vida:

"O canto gentil

De quem bem te viu

Num pranto desolador

Não chora, me ouviu

Que as cores de Abril

Não querem saber de dor."

Tinha que ser mesmo uma poesia do Vinícius e uma melodia do Toquinho.

Para vocês um bom domingo, uma boa semana de fim de Março e um ótimo mês de Abril.



As Cores de Abril
Composição : Vinicius de Moraes / Toquinho

As cores de abril
Os ares de anil
O mundo se abriu em flor
E pássaros mil
Nas flores de abril
Voando e fazendo amor

O canto gentil
De quem bem te viu
Num pranto desolador
Não chora, me ouviu
Que as cores de abril
Não querem saber de dor

Olha quanta beleza
Tudo é pura visão
E a natureza transforma a vida em canção

Sou eu, o poeta, quem diz
Vai e canta, meu irmão
Ser feliz é viver morto de paixão

3 comentários:

Maria Inês disse...

Gostei Marcos.
Você sempre publicava uma crônica dominical no blog. Agora só faz de vez em quando. Eu gosto muito delas, costumam animar o meu domingo.
Obrigada!
Beijos.

ALICE IN WONDERLAND disse...

Também gostei.
Pelo visto seu signo é Aries. Signo legal. De Fogo.
Sobre outro post, a do livro Canalha, Substantivo Feminino, concordo com as observações da autora.
Brasil 1 a 0, até agora. Também gosto de futebol! Nem fui a praia.
Bom domingo pra vc também.
Bjs.

Marcos Oliveira disse...

Maria Inês: Que bom! Eu que agradeço. Nem sempre dá para escrever, como gostaríamos.

Alice: Sou de Áries mesmo (15/04).
O livro deve ser legal e é bom que vc tenha se identificado.

Obrigado às duas pela participação!