15 de junho de 2010

Cala Boca Galvão! (2)

Para nossos leitores que não acompanham tão de perto as nuances da Internet, pode ser que não tenham entendido muito bem os videos do post anterior (abaixo). Seguem algumas explicações para facilitar o entendimento (do Twitter e afins), incluindo das campanhas fakes (falsas).

"A expressão “Cala boca, Galvão” é a terceira mais comentada no Twitter, revelou o site de tecnologia Mashable. O cala-boca fez tanto sucesso que brasileiros bem-humorados criaram várias brincadeiras sobre a curiosidade mundial em torno do assunto, como um vídeo que explica que a expressão pertence a uma campanha contra a extinção de pássaros "Galvões". Desde a cerimônia de abertura, na quinta-feira (10), o brasileiro aparece em terceiro lugar dos Trending Topics (tópicos mais comentados) - às vezes em primeiro, como no momento em que esta reportagem foi publicada. O site explica que Galvão é um “comentarista de futebol brasileiro tão detestado que os twitteiros estão lhe mandando calar a boca”. No ranking, Bueno aparece com 681 pontos, atrás apenas da vuvuzela (964 pontos) e do concerto de abertura da Copa (906 pontos), que contou com Shakira, John Legend, Alicia Keys e outros artistas. O Mashbale também revelou a lista dos jogadores mais falados no Twitter mundial. Em primeiro, aparece o jogador da Costa do Marfim, Didier Dogba, com 306 pontos, seguido pelo brasileiro Neymar da Silva (267 pontos), ausente da Copa, e pelo holandês Arjen Robben, que havia se machucado, mas que já foi liberado para jogar."

"Mais uma vez a Internet se mostra como uma eficaz ferramenta de comunicação, desta vez o seu "primo" mais novo o Twitter mostrou sua capacidade de se comunicar.
A vítima desta vez foi o narrador esportivo da emissora Rede Globo, Galvão Bueno, conhecido por seus comentários nada oportunos durante suas transmissões esportivas, os internautas criaram o jargão "Cala boca, Galvão" e disseminaram pelo Twitter nacional e logo a frase ganhou o mundo.
A frase foi tão "tuitada" durante a abertura da Copa do Mundo pelos usuários da rede social que a expressão atingiu os Trending Topics mundiais (tópicos mais produzidos da rede social).
Logo a frase tornou-se um fenômeno na "rede" e depois de alcançar os Trending Topics mundiais, os usuários que não entendem a língua portuguêsa perguntavam o que significava a expressão, e é claro que os criativos brasileiros inventaram, em inglês, várias alternativas bem criativas, uns diziam que "Cala boca, Galvão" era o nome do novo clipe da Lady Gaga, outros que se trata de uma campanha para salvar uma espécie rara de pássaros do Brasil.
Mas a brincadeira está ganhando versões mais elaboradas.
Uma resposta falsa para os gringos garante que cala boca significaria salve / salvem e que galvão seria uma espécie de ave em risco de extinção.
Portanto, cada "cala boca galvão" enviado pelo Twitter valeria US$ 0,10 para a Galvao Bird's Foundation.
Já tem até cartaz e a campanha está correndo o mundo.
Não se tem notícias de quantas aves já foram salvas graças ao locutor brasileiro.
Tudo leva a crer que o sucesso meteórico de Galvão está apenas começando."

Um comentário:

Luiz Claudio disse...

Eu não tinha entendido muito bem aqueles videos, agora com essa explicação é que fui rir muito.
Inacreditável o que essa galera da Internet é capaz de fazer. Estamos em uma nova era de informação onde as pessoas comuns criam a sua própria rede nacional e internacional, indo contra ao que é imposto pelas grandes redes de comunicação.
Muito bom!