22 de junho de 2010

A Seleção da França: Uma Questão de Estado

A incrível confusão armada entre jogadores e comissão técnica da seleção da França virou questão de estado.
A Ministra da Cultura e do Esporte se deslocou até a África do Sul e deu um "esporro" oficial do Governo Francês em todo mundo.
Sinal que cada vez mais a Copa do Mundo e o esporte como um todo estão sendo considerados como coisa muito séria.
Alguns trechos da entrevista da Ministra Roselyne Bachelot, que agiu em nome do Presidente Nicolas Sarkozy:

" O futebol francês enfrenta um desastre, não porque perdemos um jogo. Mas porque esse desastre é um desastre moral. O governo francês não intervem no esporte, salvo em casos em que a reputação do país inteiro está em jogo. Como é caso hoje – declarou a ministra".
"- Olhei nos olhos de cada um deles e disse: 'está nas mãos de vocês que os nossos filhos continuem a vê-los como heróis. Para alguns ou muitos de vocês este será, provavelmente, o último jogo em uma Copa do Mundo. Um jogo de Copa do Mundo todos sonharam quando eram crianças"
Segundo a ministra, alguns jogadores choraram durante sua fala. Roselyne Bachelot continuou a relatar o que aconteceu na reunião e disse ter usado o exemplo vivido por Raphael Ibanez, capitão da seleção de rúgbi da França, antes de uma partida que os franceses consideravam impossível de vencer.
"- Era um jogo que não tinha como ganhar. Mas ele foi ao vestiário e escreveu só uma frase: 'como vocês querem ser lembrados no futuro?' E hoje eu usei a mesma frase aos jogadores na reunião. Como é que vocês querem que sejam lembrados? Que imagem vocês querem deixar?" - contou a ministra.
Em seguida a ministra prometeu uma série de medidas que pretende implementar no esporte francês. Bachelot irá se encontrar com Laurent Blanc, futuro técnico dos Bleus, anunciou uma auditoria para investigar tudo que aconteceu na Copa da África do Sul, disse que haverá mudanças na governança do esporte olímpico e, por fim, anunciou a criação de uma cartilha de compromissos éticos dos atletas.
"- E que cada jogador assine esse compromisso, o que é algo que não aconteceu nesta Copa do Mundo. Quem não se comprometer com esta carta, é simples: não participará e não será selecionado" – prometeu a ministra, que em seguida encerrou a coletiva lembrando a partida desta terça-feira, entre França e África do Sul."



Um comentário:

Ryan disse...

Um dos maiores vexames da história das copas. Melancólica a participação francesa, não pelos resultados como falou a ministra, mas pelo comportamento extra-campo. Acabam de se desperdir perdendo mais uma para a África do Sul. Agora eles tem quatro anos para começar do zero e voltar a ser o que eram.