28 de junho de 2010

Enquanto aguardamos o jogo do Brasil, um assunto interessante

Enquanto escrevo a Holanda vai ganhando a Eslovaquia por 1 x 0. Daqui a pouco é o Brasil!
Mais uma vez a Copa do Mundo demonstra ser um sucesso absoluto e a FIFA ganha mais força.
Trata-se de uma grande corporação que poderíamos julgar como sendo do "bem".
Haveria então grandes corporações (empresas) do "bem" e do "mal"? A coisa não é tão simples assim.
Mas um bom começo para se ter uma idéia da análise necessária pode ser o documentário "A Corporação".
"Pode ser" porque eu não assisti ainda. Recebi uma nota de uma amigo recomendando e até estranhei o fato de nunca ter ouvido falar dessa produção.
O que apurei é que o DVD foi lançado no Brasil e está disponível nas principais lojas da Internet.
Parece que é uma realização canadense, filmada entre 2003 e 2006.
Segue uma sinopse e alguns comentários que capturei na Internet. Pretendo adquirir.

"Cento e cinqüenta anos atrás, a corporação era apenas uma instituição insignificante. Mas hoje é mais que uma presença em nossas vidas. Assim como o Comunismo, a Igreja e a Monarquia em outras épocas, a corporação é hoje a instituição dominante. Apesar de a história geralmente depreciar esse domínio, a corporação é a primeira instituição poderosa a ponto de definir a história. Neste complexo e divertido documentário, Mark Achbar e Joel Bakan mostram as repercussões da hegemonia das corporaçães na sociedade e na vida das pessoas. Baseado no best seller The Corporation: The Pathological Pursuit of Profit and Power, foram convidados CEOs, lobistas, gurus, espiões, jogadores, hipotecários, corretores de títulos e estudiosos para revelar o trabalho, curiosidades, impactos controversos e futuros possíveis de quatro grandes corporações. Com grandes entrevistas com personalidades do mundo dos negócios como Noam Chomsky e Howard Zinn, e o documentarista Michael Moore, THE CORPORATION denuncia muitas irregularidades e apresenta diversas vitórias contra essa instituição que se diz invencível".

"O DVD mostra a a verdadeira face das grandes corporações que desrespeitam meio ambiente e pessoas. A lucratividade é o que importa para estas corporações. Não existe ética, responsabilidade social e ambiental estes conceitos são apenas mais uma slogam para as corporações se promoverem".

"Um filme que mostra como as corporacoes estao presentes nas nossas vidas e a influencia delas no nosso dia-dia. Um filme para ser visto e revisto diversas vezes. Um filme que nos faz pensar e questionar o poder das corporacoes na sociedade e se queremos que continue assim ou nao. Vale realmente a pena ver".

Um comentário:

Siqueira disse...

Já vi esse documentário e lembra alguns do Michael Moore. Vale a pena ver.