22 de junho de 2010

A Mais Recente Polêmica de Dunga com a Imprensa: Rede Globo

Não gosto muito do Dunga não.
Nem do esquema que ele montou na seleção, nem da clausura imposta aos jogadores, nem de seu crônico mau humor.
Por outro lado ele tem conseguido bons resultados e a seleção pode sim chegar ao título. E é isso que nós queremos. Além disso, até que os casacos fashion dele são legais...
Com relação aos seus arroubos contra a imprensa, não acho que seja uma boa política dele.
Mas é bom que se diga que tem muita coisa por baixo dos panos que a imprensa não fala. Sobretudo a Globo.
O xingamento de que foi vítima um bom reporter da emissora teve motivos que não foram devidamente esclarecidos.
Pesquisei na Internet e achei as informações abaixo. Se for verdade (e deve ser), o problema desse último incidente foi "apenas" o seguinte: o poderio da Globo foi desafiado!
Leiam e tirem suas conclusões.

22/06/2010
Globo negociou entrevistas com Ricardo Teixeira, mas Dunga vetou
Mauricio Stycer
Em Durban (África do Sul)

Por trás do incidente entre Dunga e o jornalista Alex Escobar, da Rede Globo, durante a entrevista coletiva no Soccer City, logo depois da vitória do Brasil sobre a Costa do Marfim, esconde-se uma história que revela o alcance do poder do técnico da seleção brasileira.

O UOL Esporte apurou que a Globo negociou diretamente com Ricardo Teixeira, presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), entrevistas exclusivas com três jogadores da seleção, entre os quais Luis Fabiano. As entrevistas iriam ser exibidas durante o programa "Fantástico", no domingo, horas depois da partida contra Costa do Marfim, vencida pelo Brasil por 3 a 1. Dunga vetou o acerto.

O incidente entre Dunga e Alex Escobar ocorreu quando o jornalista conversava ao telefone com o apresentador Tadeu Schmidt exatamente sobre este assunto. O técnico percebeu o que ocorria e perguntou: "Algum problema?" Escobar respondeu: "Nem estou olhando para você, Dunga". O técnico replicou em voz baixa, o suficiente para ser captado pelo microfone à sua frente: "Besta, burro, cagão!"

Diversos jornalistas na sala de entrevistas ouviram Escobar desabafar: "Insuportável, bicho, insuportável. O Rodrigo (Paiva) foi revoltado lá falar comigo, cara. O Dunga não deixou. Ninguém. Caraca, nem o Luís Fabiano. Infelizmente. Valeu, Tadeuzão".

Muitos também notaram que Rodrigo Paiva, diretor de comunicação da CBF, fez o gesto de quem soca a parede a certa altura da entrevista coletiva. Paiva tem tentado se equilibrar entre o atendimento à imprensa e o respeito às exigências de Dunga. No cargo há nove anos, gentil com todos os jornalistas, o assessor dá sinais cada vez mais evidentes de reprovação à política de clausura imposta pelo técnico.

Horas depois do incidente, durante o "Fantástico", Schmidt falou: "O técnico Dunga não apresenta nas entrevistas comportamento compatível de alguém tão vitorioso no esporte. Com frequência, usa frases grosseiras e irônicas".

O jornalista da Globo não mencionou, no entanto, o motivo do atrito, ou seja, a recusa do técnico em aceitar um acordo feito entre o presidente da CBF e a emissora.

6 comentários:

F.R.S. disse...

Marcos e Felipe, complementando sua nota, vejam só o que achei.


Vejam Dunga dando uma de João Saldanha em cima da TV Globo...

Circula na internet o seguinte texto de Jim Ignácio Muller, que nos foi enviado por Delmiro Gouveia:

O Jornal O Globo em sua primeira página da edição de hoje, quarta-feira 16 de junho de 2010, desce a lenha na seleção e principalmente no seu treinador.
Qual a razão dessa súbita mudança de comportamento ? Vamos aos fatos :
Segunda-feira, véspera do jogo de estréia da seleção brasileira contra a Coréia do Norte, por volta de 11 horas da manhã, hora local na África do Sul.
Eis que de repente, aportam na entrada da concentração do Brasil, dona Fátima Bernardes, toda-poderosa Primeira Dama do jornalismo televisivo, acompanhada do repórter Tino Marcos e mais uma equipe completa de filmagem, iluminação etc.
Indagada pelo chefe de segurança do que se tratava, a dominadora esposa do chefão William Bonner sentenciou :
“ Estamos aqui para fazer uma REPORTAGEM EXCLUSIVA para a TV Globo, com o treinador e alguns jogadores…”
Comunicado do fato, o técnico Dunga, PESSOALMENTE dirigiu-se ao portão e após ouvir da sra. Fátima o mesmo blá-blá-blá, foi incisivo, curto e grosso, como convém a uma pessoa da sua formação.
“ Me desculpe, minha senhora, mas aqui não tem essa de “REPORTAGEM EXCLUSIVA” para a rede Globo. Ou a gente fala pra todas as emissoras de TV ou não fala pra nenhuma…”
Brilhante !!! Pela vez primeira em mais de 40 anos, um brasileiro peitava publicamente a Vênus Platinada !!!
“ Mas… prosseguiu dona Fátima – esse acordo foi feito ontem entre o Renato ( Maurício Prado, chefe de redação de Esportes de O Globo ) e o Presidente Ricardo Teixeira. Tenho autorização para realizar a matéria”.
“ Não tem autorização nem meia autorização, aqui nesse espaço eu é que resolvo o que é melhor para a minha equipe. E com licença que eu tenho mais o que fazer. E pode mandar dizer pro Ricardo ( Teixeira ) que se ele quer insistir com isso, eu entrego o cargo agora mesmo!”
O treinador então virou as costas para a supra sumo do pedantismo e saiu sem ao menos se despedir.
Dunga pode até perder a Copa , seu time pode até tomar uma goleada, mas sua atitude passa à história como um exemplo de coragem e independência.
Dunga, simplesmente, mijou na Vênus Platinada ! Uma estátua para ele !!!

Anônimo disse...

UAU! JÁ ESTOU GOSTANDO DO DUNGA!
BOLA DENTRO.

JC disse...

Existe um segundo texto complementando o postado pelo F.R.S.
É o seguinte:

segunda-feira, 21 de junho de 2010 | 17:00
Dunga II - O tsunami na Rede Globo

Circula na internet o seguinte texto de Jim Ignácio Muller, que nos foi enviado por Delmiro Gouveia:

Quem presenciou na noite de domingo o editorial do programa “Fantástico” da rede Globo, lido pelo repórter Tadeu Schmidt, há de ter compreendido todo o desespero que se apossou da “Vênus Platinada”, em relação ao técnico da seleção brasileira.
Chamando-o de “grosseiro, mal educado “ e outros mimos a mais, a poderosa estação do Jardim Botânico viu pela primeira vez em mais de 40 anos, um brasileiro desafiar seu domínio, e literalmente mijar na sua cabeça.
Recordando os fatos mais recentes, inconformado com a proibição das tais “entrevistas exclusivas” que só seriam concedidas à Globo, na sexta feira o Assessor de Imprensa da CBF levou ao técnico Dunga outro memorandum, dessa vez do próprio Presidente Ricardo Teixeira, solicitando que se ordenasse a abertura para que as tais “exclusivas” fossem concedidas.
Dunga então rasgou o memorandum na frente do Assessor de Imprensa e como a reclamação vinha diretamente por ordem da Todo-Poderosa sra. Fátima Bernardes, Prima Dona do jornalismo televisivo, Dunga foi mais uma vez taxativo :
- Diz pro Ricardo que se é o que ele deseja, que coloque essa senhora como treinadora da seleção, eu entrego meu cargo” !!!!
Lógico que o técnico permaneceu. Dona Fátima então, sentindo-se “desprestigiada”. alegou um problema de “cordas vocais” e teria tomado o primeiro avião retornando ao Brasil.
Na entrevista coletiva, após o jogo contra a Costa do Marfim, Dunga então resolveu “premiar “ os repórteres da rede Globo que lá se encontravam. Pela leitura labial ficou fácil identificar que ele chamou Marcos Uchoa de “chato” e Alex Escobar de “babaca” e “cagão”
E disse tudo. O sr. Marcos Uchoa com aquela cara de diarréia reprimida é realmente um chato de galochas, e o sr. Alex Escobar, metido a engraçadinho e a bobo da corte, é a própria imagem do babaca cagão.
Em razão disso tudo que foi descrito, o sr. William Bonner, absolutamente descontrolado, escreveu do próprio punho o editorial ridículo que foi lido no Fantástico.
Agora à tarde chega a notícia publicada no Portal do Lancenet que a FIFA punirá Dunga pelos fatos ocorridos. A rede Globo certamente está por detrás dessa punição covarde e canalha.
Dunga merece uma estátua em praça pública.
É o primeiro brasileiro vivo a desafiar publicamente a força e o poderio da rede Globo, numa competição de cunho internacional. Leonel Brizola já o fizera antes, mas em assuntos de política interna.
A seleção brasileira de 2010, muito mais que uma seleção, passa a ser o retrato fiel de seu treinador . Que o seu sucesso seja um insulto à podridão que reina nas hostes da emissora do Jardim Botânico.
Dunga mijou na rede Globo por todos nós.

Anônimo disse...

Na minha opinião, não se trata de prepotência das Organizações Globo já que, pelo que me consta, o Alex Escobar falava no telefone com o Tadeu Schmidt, sendo interrompido, bruscamente, pelo Dunga,
Se fosse ao contrário, ou seja, o Escobar interromper o Dunga cobrando explicações pelo veto, aí sim poderíamos, usar a frase revolucionária revoltada esquerdista petista: o poderio da Globo foi desafiado.
Há algum tempo a Globo (principalmente) e a mídia são responsáveis por tudo de ruim.
Figuras como Eurico Miranda, Paulo Maluf, Ronaldo Gordo, Marcos Valério, Delúbio, Cesar Maia, Suzana Vieira, Adriano Imperador etc culpam a mídia por escândalos, acusações, processos, investigações das Polícias Civil e Federal, sonegação fiscal, barraco com travecos em motéis, espancamento da mulher, uso de cocaína e outras pérolas do Código Penal.
Alegam que se trata de calúnia, invenção da imprensa, que são pessoas de bem, casadas há 30 anos com a mesma esposa, que vão a missa todos os domingos e que moram há 40 anos na mesma residência.
Atualmente a Globo é culpada de tudo.

Marcos Oliveira disse...

Que polêmica! Acompanhem os desdobramentos na Globo, ESPN Brasil, Sport TV, Bandeirantes e, sobretudo, Internet.
Só espero que este e outros fatos semelhantes (vejam o caso da entrevista do Kaká hoje) não transformem nossa seleção em uma nova França.
Abraços e obrigado aos que comentaram, complementando nosso post.

Anônimo disse...

Samoano escreveu:

Grande Jim, a fonte que te passou a informaçao é confiável ou foi algo aberto?? Se isso aconteceu nesses termos eu prevejo um futuro nebuloso para o Dunga, pois todos sabem o que significa peitar o chefe da máfia e a rede alienante de televisao!!! Mas o comportamento dele foi irretocável!! Ganhou minha admiraçao pela coragem demonstrada.

Agora existe um problema maior na reclusao ( correta na minha opinião) da seleção na Africa do sul. Andei lendo que os patrocinadores da selecao estão furiosos pela aus~encia de exposicao das marcas. O que acho ótimo também, ja que o cappo Ric Tex conseguiu costurar um acordo de premio irrisório pelo título mundial a ser pago aos jogadores. E só há premio em caso de título!!!!!!!!! ou seja, o cappo so entra pra ganhar! Sao valores em torno de 200 milhoes de patrocinio na CBF e caso a selecao vença a copa o premio nao chega nem a 5% disso somada toda a equipe….
…………………………………………………………..
Jim responde:

Prezado Samoano
A fonte é sim, altamente confiável. Ainda mais quando vem de dentro da própria toca do urso… Por outro lado, notícias mais recentes, de ontem à noite, dão conta que a coisa azedou de tal forma que, ao que se comenta, haverá uma reunião hoje à tarde, envolvendo o “Capo”, o técnico Dunga e alta administração da rede Globo.

Não sei se o treinador resistirá a mais esse “Tsunami moral”, mas qualquer que seja o resultado final, a mijada que deu na Vênus Platinada, já terá valido o ingresso !