18 de junho de 2010

Encontro Nacional de Blogueiros

É com prazer que soubemos e divulgamos em nosso Blog o assunto a seguir.
Vai acontecer (a princípio) no mês de agosto em Brasília, o que está sendo chamado até o momento de "1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas".
No momento tudo ainda está em fase preliminar e quem está a frente do projeto são nomes importantes do cenário nacional como Luiz Carlos Azenha, Paulo Henrique Amorim, Eduardo Guimarães entre outros.
Já foram realizadas duas reuniões em São Paulo para definir o escopo da ideia.
Listamos a seguir os principais pontos levantados com vista ao evento.
Nosso Blog apoia.


1) O Encontro Nacional de Blogueiros será em Brasília. A opção se deveu a dois motivos: fugir do eixo Rio-São Paulo; os vôos de todas as regiões do Brasil passam por lá, o que facilitará a vida dos blogueiros.
2) Ocorrerá, provavelmente, nos dias 20 (abertura à noite), 21 e 22 de agosto. Como ainda estamos estudando a viabilidade de oferecer ao menos acomodações e passagens, até o início de julho bateremos o martelo sobre a data definitiva.
3)A organização ficará a cargo do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé.
4) Na programação, haverá mesas redondas com palestras de grandes blogueiros do país. Algumas já propostas: os rumos da internet no Brasil; marco regulatório (mesa na qual serão discutidas a legislação atual, a necessidade de aprimorá-la e as tentativas de amordaçar alguns espaços críticos); e experiências de blogueiros de vários estados do Brasil.
5) Haverá, também, oficinas para ensinar blogueiros a otimizarem os recursos da internet. Por exemplo, twitter, produção de vídeos e de rádio web.
6) Realização de painéis, para que blogueiros possam se conhecer, conversar e trocar experiências.
7)Transmissão do evento pela internet. Como há possibilidade de as oficinas ocorrerem simultaneamente, a ideia é gravar todas para que depois possam ser acessadas por todos os participantes e blogueiros de qualquer parte do país. O objetivo é o de que as oficinas se transformem em conteúdo, mesmo.
8 ) A necessidade de buscar patrocínios, para tornar viável o encontro e ter maior número de participantes.
9) Abertura de uma lista para troca de ideias — por exemplo, sugestão de convidados, programação, oficinas, viabilização financeira, entre outras.

3 comentários:

Bruno Agra disse...

Muito interessante. Como um blogueiro poderá participar? Existe um endereço para incrições?
Obrigado.

Anônimo disse...

grande iniciativa. É a Inmternet ultrapassando a grande midia.

Marcos Oliveira disse...

Bruno, procure acessar sempre os Blogs "Conversa Afiada" e "Vi o Mundo" que lá vão ser colocadas todas as informações sobre esse encontro. O endereço tem em nosso Blog (link do lado esquerdo).
Abraço.