14 de junho de 2010

Mulher com mais de 40: mantendo a saúde e a beleza própria de cada idade

Como sabemos que temos alguma leitoras (quem sabe muitas), segue um artigo originalmente destinado às que tem mais de 40, mas que na verdade serve para qualquer idade.
Saúde conseguida com boa alimentação e atividade física regular é recomedável a todos.
Nesse caso, como eu retirei essa matéria de um suplemento feminino, o ênfase é com relação a forma de como ver a beleza com o passar dos anos. Sabemos que existe muita pressão a favor de uma "juventude eterna"... E isso não é bom.

Mais de 40 e em paz com o corpo

O segredo delas é colocar em prática o que não é segredo para ninguém

A sensação de olhar para uma foto antiga e ter saudades da “cinturinha” que os anos levaram embora é comum até mesmo para aquelas mulheres que esbanjam beleza atemporal.

Mas para driblar a nostalgia – que em casos extremos pode levar à dietas severas e até o desenvolvimento de transtornos alimentares – o segredo das musas Helô Pinheiro, hoje com 67 anos e Thereza Collor, 46 é olhar no espelho e acreditar que o tempo corre, sim, a favor.

“A experiência me mostrou que não adianta olhar as medidas de forma isolada”, orienta Helô. “Não é desejar a cintura de 60 centímetros ou 90 centímetros de quadril. É preciso olhar o conjunto todo, buscar harmonia e coerência com a idade, caso contrário fica artificial e feio de qualquer jeito.”

Thereza diz que “a idade não ajuda” e por isso o encontro dela com o pilates ajudou a musa a continuar tirando proveito de uma juventude longe do cigarro, da bebida e da poluição.

“Hoje acredito que a pressão da sociedade é muito alta por causa do corpo e da estética, mas já existe a consciência de uma vida mais saudável e natural. Ter a cabeça cheia de projetos e ideias ajuda muito, para que não prevaleça a futilidade”, acredita.

Helô diz que não abre mão do arroz com feijão e carne. A musa, entretanto, controla a boca “já que os medicamentos que precisam ser tomados também atrapalham a boa forma”. “Quando eu fazia o Zorra Total (programa humorístico da TV Globo) estava tomando remédio cortisona, que incha bastante. De uma forma bem sutil, sugeriram que eu precisava emagrecer para continuar no vídeo. Foi a única vez que me senti pressionada”, conta Helô. “Mas a saúde também inspirou para que eu fizesse exercício. Hoje faço aula de dança. É o que me dá vitalidade para subir e descer escada.”

O segredo delas é colocar em prática o que não é segredo para ninguém. É aceitar a beleza real, fazer exercícios com regularidade e ter uma alimentação saudável, mas as pesquisas confirmam cientificamente que este bê-a-bá realmente dá certo

A ciência

Uma pesquisa publicada em março no Jama, periódico da Associação Americana de Medicina, mostrou que não basta fazer o exercício para manter o peso. É preciso, no mínino, uma hora de caminhada, ginástica, dança ou luta para a atividade surtir efeito.

Durante 15 anos, os pesquisadores acompanharam 34 mil mulheres, com idade média de 54. Eles identificaram que as que mantiveram o peso saudável – mesmo sem fazer nenhum tipo de restrição alimentar – foram as participantes do estudo que fizeram atividades físicas por, ao menos, uma hora diária. Antes deste estudo, a recomendação mínima de exercícios era de 30 minutos diários.

Fonte: iG São Paulo

Nenhum comentário: