27 de junho de 2010

Um Drinque Sul-Africano

Já comentei sobre licores aqui no Blog. Foi no post O Melhor Licor do Mundo” (confiram clicando aqui), de 12 de março. Era sobre um “super licor afrodisíaco” australiano. Nele eu citava outros licores considerados os melhores e entre eles o licor da fruta sul-africana Marula.

O Luiz Felipe também citou o mesmo licor em um post, só que eu não localizei. Lembro-me que era sobre uns bombons recheados com a bebida.

Um pouco de história: “Amarula é um licor, preparado do creme ou da fruta da marula, da árvore africana maruleira (Sclerocarrya birrea). A árvore cresce na savana africana (região da África subequatorial) e não é cultivada pelo homem. Uma curiosidade é que os elefantes apreciam tanto essa fruta que costumam sacudir suas árvores para derrubá-las e comê-las. Por esse motivo, os nativos costumam chamar a árvore da marula de “Árvore do Elefante“.

A Amarulla passou a ser comercializada em 1989. A bebida possui um sabor suave semelhante ao caramelo. Pela associação da árvore da marula com elefantes, o fabricante fez do elefante o símbolo da marca comercial e apoia um programa de conservação destes animais.”

Como está frio (boa época para licores) e como a África do Sul está na moda, localizei no G1 essa receita de um drinque típico daquele país. É simples, nutritivo, aquece e pode ser uma boa opção para esta tarde de domingo, lá pela hora do final do jogo entre Argentina e México.

Mas e se você não tiver o licor em casa? Calma. O Blog ajuda a resolver o problema. O melhor é mesmo o original Amarula, mas o nacional da Stock (1/3 do preço e facilmente encontrado nos supermercados) também é bom.

Caso não consiga nem o nacional, tem uma receita caseira para preparar algo semelhante (confesso que não experimentei mas pode ser que funcione pois o licor tem um jeito “leitoso / achocolatado”...):

Ingredientes:

1 lata de leite condensado

2 caixas de creme de leite (não pode ser lata por causa do soro)

1 medida (lata de leite condensado) de conhaque

3 colheres cheias (sopa) de chocolate em pó

Modo de Preparo:

Adicionar tudo no liquidificador e bater a vontade.

Bem, segue a receita do drinque:

3 comentários:

Denise D+ disse...

Marquinhos,parece ser uma delícia, mas tem de ter cuidado por ser muito calórico. Sabe como é, nós mulheres temos de ter atenção com essas coisas. Mesmo assim vou fazer no final do jogo conforme indicado p/vc.
Bjs a todos e bom domingo!

Marquês de Sade disse...

Vou abrir uma exceção e comentar um artigo que não trata de mulher, minha especialidade.
Gosto muito de licores e tenho 3 garrafas de Amarula. É apenas para alertar um aspecto para quem for fazer essa receita simples e gostosa. Se não tiver chocolate em pó em casa pode fazer com achocolatado (Nescau, Toddy)só que vai ficar mais doce e para alguns pode ser enjoativo.
Falei e disse! Consultoria grátis para o Blog.

Marcos Oliveira disse...

Ok Marquês. Obrigado pelo lembrete. É bom lembrar, no entanto, que o chocolate em pó também contem açúcar.
Conforme o recomendado, fiz agora no final da tarde desse domingo e realmente fica ótimo!