5 de junho de 2010

Dia Mundial do Meio Ambiente - 05 de Junho - Hoje...

Não há mais como negar a importância do tema em todos os segmentos e instituições públicas de nosso tempo.
O mais incrível ainda é perceber o quanto que o desequilíbrio ambiental tem a ver com as nossas opções pessoais e culturais.
Os temporais repentinos, as inundações incomuns, os deslizamentos de terras jamais vistos, os vulcões ensandecidos, o avanço da violência e da insegurança, dentre tantos outros aspectos das notícias e dos alarmes atuais, tem provocado em muitos um choque de introspecção e re-análise...
Como certamente não pretendo abordar, neste momento, a enorme complexidade que envolve tudo isso - apenas fui provocado pelo dia 05 de Junho -, busquei dois vídeos que expressam bem a vitalidade do assunto e a originalidade da vida na Terra, com direito a participação da bela Embaixadora da Boa Vontade - Gisele Bündchen.
Vejam também abaixo o que o Secretário Geral da ONU expressou sobre os riscos que atingem a biodiversidade terrestre.
 
"ONU alerta sobre biodiversidade no Dia Mundial do Meio Ambiente

De rãs a gorilas, de enormes plantas a pequenos insetos, milhares de espécies estão ameaçadas, de acordo com o Secretário-Geral, Ban Ki-moon; em mensagem pela data, ele lembrou que espécies estão desaparecendo no ritmo mais rápido já registrado.

2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade
Por Daniela Traldi - Rádio ONU em Nova York
A incrível variedade de vida na Terra está em perigo e o mundo precisa proteger a biodiversidade. O alerta é das Nações Unidas, que celebra neste sábado, 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente.
O país sede das celebrações este ano é Ruanda, que abriga mais de 50 espécies ameaçadas. A data em 2010 tem o tema 'Muitas Espécies. Um Planeta. Um Futuro'.

Gorilas

Em relatório e documentário recentes, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, adverte para ação urgente necessária para proteção dos gorilas da Bacia do Congo.
Segundo a agência da ONU, se nada for feito para fortalecer as leis ambientais e combater a caça, eles podem desaparecer da região nos próximos 15 anos.

Extinção em Massa

Ban ressaltou que é preciso parar com a extinção em massa e aumentar a sensibilização sobre a importância vital de espécies que habitam os solos do planeta, florestas, oceanos, recifes de corais e montanhas.
Um novo site lançado pela ONU nesta sexta-feira vai incluir inventários de gases de efeito estufa de 49 organizações das Nações Unidas, com dicas e ferramentas para redução das emissões de carbono.
A EcoAgência é parceira da Rádio ONU"
VEJA AQUI



3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bem lembrado. Muito bom esse post. Cada precisa fazer sua parte e cobrar.

Ricardo M. disse...

Muito bom o desenho animado da água. 2010 está tendo mais catástrofes do que o normal. Que isso sirva de aprendizado, pois muitos desses problemas são provocados pelas atitudes humanas.
WED!

Jefferson disse...

Marcos / Felipe, enquanto não destruímos o mundo, vocês poderiam me informar como foi o festival internacional de Rio das Ostras? Eu ia lá, mas não deu. Vcs foram?
Abraços.