6 de junho de 2010

Rio das Ostras Jazz & Blues Festival 2010

Termina hoje a oitava edição do Rio das Ostras Jazz e Blues Festival. Mas não precisamos aguardar o último acorde desta noite para afirmar que mais uma vez o evento foi coroado de êxito.

Não vou fazer aqui uma análise de cada show e apontar os melhores, mesmo porque não vi todos. O que vale destacar é o acontecimento em si.

Acho que já não vejo esse festival como um acontecimento puramente musical. Vai além disso. Pessoas vindas de diversas partes do Brasil e do exterior criam um clima, uma vibração única que faz com que todos se sintam como que fazendo parte de uma irmandade cuja energia positiva é emanada e percebida por todos, incluindo os artistas que ficam encantados com a receptividade, comportamento e integração do público.

E olha que a “agitada” paz reinante é quase um milagre, considerando as milhares de pessoas presentes em cada show e considerando o alto índice de consumo de produtos saudáveis para combater o frio, sobretudo o derivado de uvas. Resultado do alto nível cultural dos presentes.

Nesta oitava edição o festival firma-se como o mais importante da América Latina e consolida sua posição de ser um dos dez melhores do mundo, segundo a crítica internacional especializada.

O que se fala é que não existe no mundo um festival tão grande, exclusivo de Jazz e Blues, ao ar livre e com entrada franca.

A programação foi cumprida (mesmo quando choveu) com quatro palcos em diferentes locais da cidade e aproximadamente 7 shows por dia, entre 11h da manhã e 3h da madrugada.

Para quem nunca foi, recomendo se programar para o ano que vem. Vale a pena, independente de gostar ou não de Jazz e Blues. Basta gostar um pouquinho de música e de pessoas.

Seguem algumas fotos que registrei só para colocar aqui no Blog.

Clássico do Blues brasileiro: André Cristovam. Seu pioneiro disco "Mandinga" acaba de completar 20 anos.

Meu amigo Geraldo disse que só assistir a essa apresentação do Rod Piazza junto com a banda The Mighty Fliers já valia o festival inteiro! Concordo com ele. A loura Honey Alexander (esposa de Rod) deu show no piano elétrico.

Público eclético nota 10 em uma das apresentações vespertinas do palco da Lagoa.

Platéia de alto nível presente em todos os shows do festival.

A atração mais aguardada: o trio de Ron Carter, lenda viva da história do Jazz.

A galera mais jovem, adepta do velho e bom rock'n'roll, não foi esquecida nos pocket shows da casa do Blues e Jazz.

Visão geral da cidade do Jazz & Blues, no camping de Costazul. À esquerda na foto, o início de uma das áreas dos restaurantes.

A entrada do festival.

6 comentários:

Jefferson disse...

Valeu pelas informações Marcos. Imprevistos me tiraram do festival, mas saber que ele continuou um sucesso já é uma garantia que ano que vem tem mais e eu estarei lá, se Deus quiser.
Abraço e boa semana!

João Carlos disse...

Muito bem esse post porque uma imagem valem mais que mil palavras e as fotos serviram pra gente ter uma idéia de como o festival parece ser bem legal com muitas opções para todos. Ano que vem vou lá!

Rick disse...

Muito legal o texto e as fotos. Estive lá por dois dias e confirmo tudo isso. É o melhor acontecimento musical de toda região.
Valeu a indicação do Blog.

Luiz Fernando disse...

Marcos, também estive lá. Muito frio, muita caipírissima e vinho, e cerveja de dia, e muita música boa, além do público muito legal em ótimo clima conforme mostram as fotos.
Ano que vem estaremso lá de novo.
Abraço.

Dacia Oliveira disse...

O grande poder que a música exerce sobre nós,é pura contemplação.
Tive o privilégio de frequentar desde a sua primeira edição e a cada ano é uma emoção sem igual!
Marcos, como sempre arrasando nos comentários,valeuu!!!

Marcos Oliveira disse...

É isso aí pessoal. Obrigado a todos que comentaram (inclusive à esposa Dacia). Volto a recomendar essa programação para todos que não puderam ir. 2011 já vem aí...